quarta-feira, 21 de março de 2012

Boquinha requer explicações da Secretaria de Saúde quanto a denúncia de suposta negligência médica

Após receber denúncia via internet de uma suposta negligência médica ocorrida no Pronto-socorro Central de Santos, que pode ter causado a morte de Neuza de Almeida Pinto, o vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB), apresentou requerimento na última segunda-feira (19/3) pedindo explicações à Secretaria de Saúde acerca do ocorrido.

Confira o pedido do legislador na última Sessão Ordinária no vídeo abaixo.

108 comentários:

  1. Olá Boquinha, parabéns mais uma vez pela atitude. É preciso esclarecer o que aconteceu. Todos nós somos santistas e de alguma maneira me coloco no lugar dessa menina que faleceu!
    Vou te confessar um dos meus maiores medos... Cair num serviço público municipal de saúde aqui em Santos. Prefiro morrer em casa!

    Corajosa atitude
    Wilsom

    ResponderExcluir
  2. Vereador Boquinha


    Só quem tem compromisso com os eleitores e com o social faz isso. Se não houver cobrança, nada é feito.


    Parabéns, Felipe

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, pau neles. A população santista não é feita só de classe A, B e C, há milhares de santistas trabalhadores, honrados e que no dia de eleições vão dar seu apoio aos legisladores, não em troca de uma bola ou de um jogo de camisas. A cidade de Santos amadureceu e seus habitantes de classe E também. São seres humanos que merecem muito mais atenção do que os abastados. Não se trata de dividir riqueza com os menos afortunados. Trata-se de não fabricar revoltados. Trata-se de fazer com que todos, absolutamente todos tenham orgulho dessa cidade maravilhosa.
    Ewertom um santista de classe E

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Boquinha, parabéns.
    Não dá pra entender porque as coisas são feitas e omitidas, escondidas pra debaixo do tapete e finalmente esquecidas.
    Há algo de podre no reino santista da saúde.

    Aureliano Mancuso

    ResponderExcluir
  5. Prezado Boquinha
    Ganhei o dia!
    Acredito que não é beneficiar um ou outro e sim um conjunto. Os usuários do serviço público municipal merecem respeito, direito a atendimento digno e profissional e principalmente direito a informação. Tudo o que não aconteceu neste caso. Deve existir milhares de casos parecidos.
    Atitude digna de um verdadeiro vereador comprometido com os santistas. Me sinto mais santista agora!
    Parabéns
    Euzebio MS
    Santista com orgulho

    ResponderExcluir
  6. Olha... até achei que não ia acontecer nada. Fiquei muito triste lendo o relato em carta aberta. Me coloquei no lugar da paciente e do meu grande amigo Reinaldo.

    Minha esperança na justiça aumentou e ainda acho pouco. O Ministério Público deveria entrar no caso para averiguar, pois trata-se de um Serviço Público Municipal de Saúde, onde há indícios de negligência. Há perguntas sem respostas, há óbitos. Que é isso gente, não se brinca com a vida!

    Parabéns Vereador Boquinha

    ResponderExcluir
  7. Uma cidade as portas do Pré-Sal, rica e pujante não pode ficar a mercê de desmandos na área da saúde.
    Quem não se lembra do legado da Santa Casa de Santos e que recebia todos de braços abertos. Claro, os tempos são outros, mas os cidadãos continuam santistas, filhos de santistas, netos de santistas que merecem respeito e um tratamento digno, não importa a classe social.
    Meu pai trabalhou na antiga CDS 30 anos. Ajudou ou não a construir essa cidade. Fomos os pioneiros aqui no BNH. Quando viemos não havia a metade dos santistas que hoje existem na cidade. O que é mais preciso para morrer com dignidade?
    Sou santista, filho de santista e neto de santista. Meus filhos são santistas e amo essa cidade.
    Parabéns Boquinha pela iniciativa, é digna de um verdadeiro santista.
    Albano

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Boquinha. Seria bom vc também ficar de olho e em cima da falta de medicamentos que está ocorrendo nos setores do NAPS. Há quase 30 dias está em falta o remédio SERTRALINA, e como vc sabe, pacientes do NAPS são dependentes dos medicamentos prescitos pelo PSIQUIATRA. A unidade da Conselheiro Nébias está enfrentando pacientes furiosos e agressivos com essa situação. Vá pesquisar e vc verá.....é um descaso.... abçs Rô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo,
      no fim do ano passado, fiz audiência pública sobre os problemas do NAPS, como falta de psiquiatras e medicamentos. Também sobre pacientes internados no PS da Zona Noroeste com problemas de surto. Continuo acompanhando a situação para melhorarmos essas condições de saúde, conte com minha ação nesse sentido.

      Excluir
  9. Onde está o direito dos deficientes?
    Onde está o direito dos idosos?
    Onde está o direito do cidadão?
    Onde está o direito humano?
    Onde está?

    Eu digo...


    Só no papel!
    É isso aí
    Esperamos que esse requerimento não se perca nas repartições e vá parar nas gavetas empoeiradas da prefeitura.
    Jonas da Silva

    ResponderExcluir
  10. Para mim o ministério público já deveria ter entrado para investigar o que aconteceu. Não moramos numa cidadezinha carcanha e provinciana. Santos é uma cidade rica e moderna, tem obrigação de cuidar dos seus filhos.

    ResponderExcluir
  11. Caro Vereador Boquinha
    Parabéns, além de uma cidadã santista, há um ingrediente de pessoa deficiente o que agrava os fatos ocorridos. Um caso impar, mas não único. Quem sabe assim algo muda algo nessa cidade burguesa!!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom.. Se servir para salvar outras vidas tem mais é que fazer isso mesmo. Parece que a prefeitura não tem noção das coisas. Esse negócio de ouvidoria é furada. Geralmente ouvidorias públicas tem deficiencia auditiva.
    É isso aí vereador, tem que ter peito.
    Dou total apoio.
    Julio Santos Silva
    Santos - SP

    ResponderExcluir
  13. Espetacular, tiro meu chapéu ao Sr. Vereador.
    Só esperamos que não pare aí, pois não se trata de beneficiar um cidadão, até porque a vida da menina se foi e infelizmente não volta mais. Trata-se de corrigir distorções, ransos, corrosões, vícios e mofos que existem no funcionalismo público municipal, sobretudo na saúde e que parece arraigado profundamente. Temos que mudar isso se queremos uma cidade que ensina a liberdade e a caridade. Ou será apenas utopia?

    ResponderExcluir
  14. Prezado sr. Vereador!!!!
    Me sinto um pouco mais esperançosa com sua atitude, pois mostra que o senhor está preocupado se não com a família que perdeu seu ente querido,mas com a população santista que o elegeu e confiou no seu trabalho.Espero sinceramente como irmã da sra. Neusa, que os fatos não caiam no esquecimento e nem acabe em pizza como tudo nesse país.Para que eu volte a ter orgulho da minha cidade e do país que eu vivo, o sr. precisa levar a denúncia até as últimas consequências, doa a quem doer. Nada trará minha irmã de volta, mas não podemos ser omissos e nem cúmplices com o descaso, negligência, falta de comprometimento e funcionários não habilitados com a SAÚDE PÚBLICA.
    Quero deixar meu apoio para com sua atitude, até pq não é qualquer político que faz isso, pois a maioria tem o rabo preso com a administração.
    Vou continuar acompanhando e cobrando!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Beth,
      minha preocupação com sua irmã se estende à população como um todo, no que se refere à saúde pública. Sobre tudo que chega a mim como denúncia, tomo as providências que meu mandato me proporciona. E fico à disposição do que mais puder ajudar.

      Excluir
  15. BOM DIA BOQUINHA.

    AGORA ACHO QUE PERANTE A SUA ATITUDE DE VEREADOR, VOTADO POR NÓS POVO, ACHO QUE REALMENTE ALGUMA COISA PODE MUDAR, ISTO É SE FOR ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUENCIAS, E NÃO FOR PARAR EM PIZZA COMO TUDO NESTE PAÍS, AÍ SIM VOU FICAR MUITO ORGULHOSA DE SER SANTISTA E TER VOTADO EM VOCE,POIS TE CONHEÇO DA ÉPOCA DE ESCOLA, E VOCE SEMPRE LUTOU PARA QUE AS COISAS MELHORASSEM E VOCE NUNCA DESISTIU DE UMA CAUSA, POR ISSO ESTOU CONTANDO COM ISTO, ESPERANDO QUE VC TENHA ENTRADO NA LUTA DA NEUZA QUE ERA UMA PESSOA ESPECIAL E QUE NUNCA FEZ MAL A NINGUEM, E QUE VOCE NÃO DEIXE ESTA SITUAÇÃO DA SAÚDE CAIR NO ESQUECIMENTO, LUTE BOQUINHA PARA PELO MENOS EM NOSSA CIDADE QUE A SAÚDE SEJA MELHORADA E QUEM SABE SEJA TAMBÉM UM EXEMPLO PARA O NOSSO PAÍS, TORÇO POR VOCE BOQUINHA QUE TENHAS SUCESSO NESTA EMPREITADA QUE EU SEI NÃO VAI SER FÁCIL.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Sr. Vereador Boquinha, descasos como este precisam ser apurados para o bem comum.
    Continuamos a acompanhar.
    Stella
    Santos

    ResponderExcluir
  17. Caro Boquinha
    Estamos presenciando um momento histórico. Nunca vi um cidadão comum ser material de requerimento para apuração de irregularidades como vítima de descaso.
    Merece? Claro! Muito mais eu diria! Por que!
    Santos é uma cidade muito mais maravilhosa do que se pode imaginar.
    Viajei muito e conheço muitas culturas.
    Nossa cidade é uma cidade acolhedora, com vocação para o turísmo porque recebe bem seus visitantes, não só porque é bonita, não basta isso. Tem vocação para o porto, o maior da américa latina. Temos um território insular pequeno, aconchegante e ainda bucólico. As pessoas são respeitadoras e educadíssimas e nosso jardim da orla é único. E nossas praias tão calma por causa da baía, nos oferece a mesma tranquilidade. Nossa história é recheada de momentos magníficos, tanto no futebol, como na cultura e até mesmo na política com o grande patriarca José Bonifácio, uma cabeça pensante espetacular e um homem voltado para o futuro. Por tudo isso e por tantas outras é que o Sr. tem uma responsabilidade implícita muito maior...

    Proteger nossos cidadãos, aqueles que lutam, ou mais, ou menos. Aqueles que contribuem, ou mais, ou menos. Aqueles que vivem a cidade, respiram a cidade e fazem dela um lugar melhor para se viver.

    Sei que és um santista que também ama essa cidade e tenho certeza que é por isso que tomou a iniciativa deste requerimento especial para com uma única cidadã santista, mas que protege a todos nós cidadãos que também amam essa cidade, esta que é uma Santos maravilhosa.

    Mariano
    Santos

    ResponderExcluir
  18. Apoiado, apoiado e apoiado.
    Parabéns, parabéns e parabéns.
    É isso que chamo de verdadeira vocação política, uso democrático e verdadeiramente social da tribuna de um legislativo que não pode privilegiar somente os burgueses da cidade que também contribuem, mas se não fossem os trabalhadores, operários, autônomos, profissionais liberais e a classe E a cidade não seria o que é, carregada nas costas por esses bloco considerado descartado.
    A tribuna da CMS não foi feita somente para prestar homenagem a ditos "notórios". E os desconhecidos que também trabalharam e construiram essa cidade?
    Assim, esse requerimento não é apenas um marco na cobrança de descaso no SPMS e na CMS mas é um chamado à democracia e ao respeito pelo cidadão de qualquer classe social que cumpre seus deveres e que merce retribuição e homenagens também.

    Alberto Rotim
    Santos

    ResponderExcluir
  19. Atitude social é isso!
    Parabéns pela atitude!
    Jairo
    Santos

    ResponderExcluir
  20. Não sou PMDbista, detesto esse PAPA que se daria melhor vestindo-se de Papai Noel nos finais de ano e como administrador, virou as costas para a população mais pobre e só aparece nos bairros e comunidades mais pobres pra fazer presença eleitoral. A saúde sempre foi negligenciada por este "administrador" que não tem a menor sensibilidade humana e senso de caridade. Quem vira as costas para o santista menos afortunado, mostra seu real caráter, este prefeitinho fez e faz isso, por isso a única razão pela qual estou aqui é para dar um voto de confiança à atitude do Sr. Vereador Boquinha que passou por cima dos burguesinhos remanescentes do império e utilizou a tribuna democrática e do povo para resgatar a justiça, a liberdade e a caridade!
    Até prova em contrário, parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Tem meu voto de confiança!
    Também não sou PMDB, mas o Sr. Vereador se mostrou compromissado com a verdade e principalmente com a injustiça. Portanto, gostaria de não me decepcionar como já aconteceu com tantos outros políticos.

    Faça do seu marcketing (boquinha) transformar em atitudes e isso que está fazendo. Não tenha 'PAPAS' na língua tenha você mesmo!

    Continuo de olho!

    ResponderExcluir
  22. Prezado Sr.Vereador
    Estamos solidários com a família por conta do ocorrido.
    Também estamos solidários com sua atitude, justa, democrática e principalmente de cunho social, me parece que é bandeira de seu trabalho na política, portanto o senhor honra os santistas.

    Parabéns pela sua iniciativa.
    Barroso - Santos

    ResponderExcluir
  23. Nobre Vereador
    Estaremos acompanhando.
    Parabéns pela iniciativa.

    Roberto Silva Santos
    Ivone Pereira Silva Santos
    Roberto Silva Santos Junior
    Stela Silva Santos

    ResponderExcluir
  24. Prezado Boquinha

    Sou amigo da familia e o Sr. sem querer deu um grande presente a todos nós, mas especialmente a Sr. Neusa de Almeida Pinto.

    Ontem, dia da publicação deste Post, ela faria 61 anos.
    Ontem seria o dia do seu aniversário.
    Ontem, se estivesse entre nós, ela estaria apagando as velinhas e saboreando um bolo de chocolate que ela tanto gostava.
    Ontem, se estivesse viva estaria sorrindo, alegre por ter tanta gente ao seu lado, mesmo tendo disturbios de comportamento, mesmo com suas alucinações e crises de bipolarismo, ela estaria sorrindo pois no fundo ela sabia que apesar de tudo, amávamos ela.

    Obrigado pelo grande presente que o Sr. deu para todos nós e esteja onde ela estiver, terá gostado.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Boquinha
    Você é um santista honrado, trabalhador e principalmente justo. É assim que os políticos deveriam ser, mas infelizmente são poucos os exemplos.

    Sua atitude merece reflexão. Não só pelo que aconteceu, ainda não apurado e não esclarecido, mas também pela questão de que os cidadãos com menos recursos não terem a quem recorrrer. Felizmente, existe a rede social, onde as pessoas podem participar de forma muito mais intensa e democrática. Dando sua opinião, oferecendo seu ponto de vista e colaborando para aperfeiçoar ainda mais nosso processo democrático e conta a injustiça social, que bem sabemos, ainda existe e é forte. Você nos propicia, aqui, neste espaço de imenso valor, a oportunidade única de poder exercer, numa espécie de tribuna virtual, as virtudes que bem marcam nossa vocação santista e que é a CARIDADE e a LIBERDADE. Não me espanto com opiniões e colocações, muitas vezes até sem nexo, mas o simples fato disso poder existir e estar acessível a todos, mostra claramente que seu blog é um tesouro inestimável de voz e vez. Mostra nossa face santista, mostra o que os eleitores pensam, mostra injustiças e mostra também avanços, mostra nossa evolução e a evolução da nossa democracia tão castigada no passado. Não deixe isso acabar!

    Esperamos que os fatos sejam apurados e esclarecidos.
    Também acompanharemos.
    Andreas Milamm

    ResponderExcluir
  26. Puxa!!!!!
    Isso é histórico!!!!!
    Vereadores deveriam tirar como aprendizado esse vídeo.
    Essa turma que está aí, todos tem plano de saúde, tinham que passar um dia e uma noite (como anônimos) internados num destes açougues da cidade que chamam de PSs para verem como a coisa funciona.
    O que????? Não são trouxas e nem bobos, não é?

    Beto

    ResponderExcluir
  27. Louvável e Honrada a iniciativa.
    Esperamos que não fique congelada ou esquecida!
    EV
    Santos

    ResponderExcluir
  28. É preciso fazer vistorias em outros PS da cidade. O atendimento é péssimo e o descaso continua. Precisei do PS da Aparecida e percebi que o atendimento é feito por médicos totalmente desinteressados pelos pacientes. Poderia citar aqui alguns nomes, mas o problema está no sistema, quem contrata não escolhe quem realmente quer trabalhar e tem vocação pra isso. Resultado, somos atendidos como gado! Não olhou para mim, não me examinou e ainda insinuou que o que eu sentia não tinha muita importância. Para uma cidade como Santos e para um santista nato, ser tratado assim por médicos que nem são daqui é angustiante e humilhante.
    Passei a ter horror por médicos e isso não deveria ser assim.

    ResponderExcluir
  29. Caro Sr.Vereador Boquinha
    Estamos acompanhando o desenrolar. Parabenizamos o senhor pelo requerimento entregue em plenário. Esperamos que alguma atitude seja tomada para o esclarecimento da morte da menina Neusa. Não era para ser assim. Ontem ela faria 61 anos.

    Novamente parabenizamos pela iniciativa e pelo espaço disponibilizado para expressar nossas opiniões.
    Ivan

    ResponderExcluir
  30. Boa Vereador. É isso que esparamos de um político lutador e justo.
    Estamos acompanhando também.

    ResponderExcluir
  31. Olha, fiquei sabendo dessa história e quero deixar meu depoimento. Infelizmente não tenho plano de saúde, infelizmente uso o serviço público de saúde e infelizmente já tive que usa-lo por algumas vezes. É triste, humilhante, stressante, inadequado, ineficiente e ineficaz. Parece que os PS estão ali por força de lei, estão ali porque tem que estar, contudo funcionar que são outros quinhentos. São poucos médicos, espera-se demais por um atendimento e quando acontece o atendimento, ele é feito em segundos e sem qualquer critério ou atenção. Fui medicada por estagiárias de enfermagem que mal sabiam aplicar injeção. Fui furada pelo menos cinco vezes e fui para a casa agoniada e sem qualquer garantia de que meu problema fosse resolvido. Realmente esses PS são verdadeiros matadouros de bois. Pago meu IPTU e trabalho na cidade. Sou casada e tenho três filhos. Meus filhos estudam aqui, meu marido trabalha na cidade e somos refém de um sistema criminoso. Alguém tem que fazer alguma coisa, tenho vergonha de ficar doente!

    ResponderExcluir
  32. Estamos solidários com o caso Neusa e com a família.
    Estamos acompanhando.
    Parabéns Sr. Vereador pela decisão em fazer um requerimento. É isso que esperamos de um vereador comprometido com seus eleitores.
    Emilio
    Santos

    ResponderExcluir
  33. Estamos seguindo.
    Parabéns vereador Boquinha.
    Força Reinaldo.
    Castrinho
    Santos

    ResponderExcluir
  34. Chega de impunidade, não é possível esse descaso acontecer e ninguém sequer dar alguma satisfação. É isso aí Boquinha, tem que cobrar responsabilidades.
    Luiz Fernando
    Embaré

    ResponderExcluir
  35. Apoiamos totalmente qualquer atitude que esclareça este ocorrido. A saúde pública municipal sempre foi um caos. Todos sabem mas fecham os olhos. Todos olham, mas não querem enchergar. Os políticos fingem que não existe, as pessoas aceitam e abaixam a cabeça. As instituições se acomodam. Os profissionais se acostumam e os doentes morrem. É exatamente assim que acontece por anos a fio e tudo fica acomodado, da forma como os administradores do dinheiro público querem e desejam.

    TEMOS QUE FAZER ALGO!!!!!!
    Casimiro Munhos
    Santista

    ResponderExcluir
  36. Algo tem que ser feito, não se pode deixar um sistema ceifar a vida de uma pessoa por puro descaso. Apoio e reitero qualquer atitude que escancare e esclareça os descasos da saúde no municipio.
    Parabéns Boquinha pela sua iniciativa, mesmo que isso vá de encontro a interesses maiores, temos que fazer o que é certo para quem nos elege.

    ResponderExcluir
  37. PREZADO BOQUINHA
    TODOS, INCLUSIVE VOCÊ, SABE O QUE É PERDER UM ENTE QUERIDO. POR ISSO É PRECISO ESCLARECER O QUE OUVE. VOCÊ TOMOU UMA EXCELENTE INICIATIVA, POIS É HONRADA, JUSTA E PRINCIPALMENTE DE CUNHO SOCIAL, POIS AS PESSOAS QUE INFELIZMENTE DEPENDEM SO SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE MORREM POR CAUSA DESSA DEPENDENCIA. NÃO ESTAMOS FALANDO DE UMA MOÇAMBIQUE OU DE UM HAITI. ESTAMOS FALANDO DE UMA SANTOS RICA EM RECURSOS, QUE NÃO TEM MAIS QUE URBANIZAR SUAS RUAS DE TERRA, QUE SÓ SE PREOCUPA COM O TURISMO E SUA IMAGEM E QUE ESTÁ EUFÓRICA COM O PRE SAL E SEUS DIVIDENDOS. ORA, E A SAÚDE? OBRIGAÇÃO MUNICIPAL TAMBÉM, ONDE FICA? E OS SANTISTAS QUE PRECISAM DE ATENDIMENTO, NÃO SÓ DIGNO, MAS PROFISSIONAL E DE QUALIDADE!!! NÃO É ADMISSIVEL QUE ISSO OCORRA HOJE, EM QUE O PATAMAR DE SANTOS JÁ ALCANÇOU AS PRIMEIRAS COLOCAÇÕES EM QUALIDADE DE VIDA. ESTÁ FALTANDO ALGUMA COISA, ESTÁ FALTANDO VERGONHA DE ALGUNS ADMINISTRADORES PUBLICOS, DESSE PAPA QUE JÁ TEVE TEMPO DE FAZER ALGO PARA MELHORAR E NÃO FEZ NADA, SÓ RETORICA E NADA MAIS.

    GOMES FILHO
    SANTOS - SP

    ResponderExcluir
  38. Apoiado.
    Também estou acompanhando essa sujeira ser limpa.
    Vai precisar de muito cloro.
    Novaes

    ResponderExcluir
  39. Li o relato na página http://minhacartaaberta.blogspot.com e não consigo entender porque sucessivos erros ocorreram e que levaram a morte uma pessoa que tinha um quadro estabilizado. Deram medicação errada e ainda não providenciaram vaga urgente para um hospital mais aparelhado. Pior, ela era idosa e especial, duas condições de atendimento emergencial prevista em lei. E ninguem fez nada!!
    Parabéns Boquinha, por atender a necessidade urgente de um esclarecimento que não é da familia, mas da sociedade. Eu posso passar por isso e até você mesmo, aqui ou em qualquer outra cidade em que o sistema de saúde for igual ou pior!
    Vamos acompanhar esse caso absurdo.
    Chega de reciclagem humana, chega de descaso.
    Juliana M Dias

    ResponderExcluir
  40. Prezado Boquinha
    Sou seu eleitor e te conheço a algum tempo, sei que é um homem sério e um político trabalhador, está sempre presente na comunidade e sempre se coloca a disposição quando alguém precisa, claro, nem tudo dá pra fazer, nem tudo é possível, senão você não seria o Boquinha, seria o Supermam. Como a gente sabe que este não existe, ficamos com você.
    Por isso, parabenizo você pela atitude tomada.
    Vamos acompanhar o desenrolar dessa história no mínimo bizarra.
    Joãozinho
    Aparecida

    ResponderExcluir
  41. Caro Sr.Boquinha, parabéns pelo requerimento. A história é absurda e precisa ser esclarecida. Primeiro vaga, depois remédio contra-indicado, depois descaso e desatenção, depois vaga de uti, depois desinformação, depois ausência de satisfação, respeito com a familia e total indiferença com as sucessões de erros.
    Fim da picada, mas pelo menos temos um vereador comprometido com a verdade e a justiça.
    Também vamos ficar na cola.

    ResponderExcluir
  42. Sr Vereador
    Parabéns, é assim que se deve agir, sempre com respeito ao eleitor e ao cidadão. Coragem e Justiça, eis virtudes em extinção.
    Estou seguindo este blog.
    Ernesto Silva Santos
    Santos - SP

    ResponderExcluir
  43. Estamos solidários com a familia e parabenizo o Sr.Vereador pelo requerimento.
    Estamos atentos tambem com o desenrolar.
    Att
    Anesio

    ResponderExcluir
  44. Com certeza estamos juntos nessa. Parabéns ao Vereador pelo requerimento.
    Alvaro

    ResponderExcluir
  45. Caro Vereador, parabéns...
    Estamos estimulados pela sua atitude. Esperançosos por justiça e necessitados de explicações sobre o que aconteceu. Conhecemos a familia e a menina não podia ter passado por isso. Vamos continuar acompanhando.
    Alvaro

    ResponderExcluir
  46. Caro Vereador
    É preciso fazer vistorias nesses PS, principalmente em época de fim de semana e noite. É um inferno! Atendimento sub-humano, lotação, local infectado, macas pelos corredores servindo de leito, ar pesado e contaminado, tumultos, reclamações, brigas, gente passando mal sem lugar pra sentar, enfim, uma loucura! Sinceramente isso não é para uma cidade como a de Santos. Nós que usamos infelizmente esse serviço, sabemos como ele é péssimo. Por favor, reserve um tempo para averiguar, constatar e requerer quem é de direito cobrando responsabilidades. Quando penso na saúde pública municipal, tenho a mesma sensação de outras pessoas daqui que já comentaram, sinto-me envergonhada de ser santista. Amanda.

    ResponderExcluir
  47. Estamos juntos nesta empreitada. É dificil imaginar tantos erros numa sequencia sinistra. Tem que ter alguma explicação. Parabéns ao vereador pela nobre iniciativa. Vamos continuar seguindo o blog.

    ResponderExcluir
  48. Meu querido vereador, este é o momento da verdade, ou se investiga o descaso ou se calam todos. A menina era especial e não podia ser tratada assim. Esperamos inclusive que o Ministério Público entre no caso. O santista não pode conviver com um serviço público deste nível, ou se toma vergonha e se muda alguma coisa ou a população sempre será tratada assim.
    Estamos acompanhando.

    ResponderExcluir
  49. Estamos triste com os fatos ocorridos na semana passada, mas também estamos esperançosos pelo Vereador Boquinha ter feito um requerimento que exige esclarecimentos dos fatos. Esperamos providencias.
    Realmente o Ministério Público tinha que ser acionado, pois trata-se de vidas de cidadãos e de um serviço público lesivo e criminoso. Já fui usuário de PS e sei como é o serviço. É um verdadeiro lixo, sem qualquer exagero. Não é possivel você entregar a sua vida ou a de um parente a um serviço, confiar neste serviço e ficar refém de um sistema e não poder fazer nada. Isso merece investigação séria. Não há esforço nenhum dos administradores em melhorar o sistema, não há preocupação alguma com a criação de vagas, enquanto isso, as mortes ocorrem o tempo todo e as pessoas seguem suas vidas como se nada tivesse acontecido. Um absurdo!
    É a institucionalização do descaso e da negligência.
    Isso é crime.
    Fernando Ferreira - Santos

    ResponderExcluir
  50. Olá, reitero meus sentimentos a família e parabenizo o sr.vereador Boquinha pelo requerimento feito em plenário. Espero que este ocorrido seja esclarecido e que os responsáveis sejam punidos.
    Acompanho todos os dias. Clelia de Santos

    ResponderExcluir
  51. Senhor Vereador
    Estamos juntos da familia da Neusa e gostariamos de afirmar nossa solidariedade e também agradecer a nobre atitude do senhor através da entrega de um requerimento.
    Atenciosamente
    Marlom

    ResponderExcluir
  52. Não vamos deixar essa história passar em branco. Vamos continuar acompanhando. Parabéns ao vereador que aliás poderia publicar o número do requerimento para que possamos acompanhar mais de perto! De qualquer forma estamos de olho!

    ResponderExcluir
  53. Estou triste pela familia, mas já passei horrores neste PS Central e posso imaginar o que elespassaram. Sinceramente é um cuspe na cara do contribuinte. Tratam-nos como animais e os médicos sempre acham que não temos nada. O tempo que esperei pra ser atendida, foi o tempo que pude observar o descaso dos atendentes, das enfermeiras e dos médicos que parecem trabalhar obrigados ou parecem estar cumprindo alguma pena e estão alí para pagarem essa pena. É algo feito para a pessoa doente não voltar mesmo, é proposital, como se estivessemos lá para passear e eles estivessem lá sendo torturados por nós, como se nossa presença fosse algo repugnante. Não vi um funcionário que fosse mostrar prazer no atendimento. Não vi um só funcionário mostrar algum senso de humanidade. Ao contrário, é como se o descaso já estivesse se tornado legal e institucionalizado e como se não existissem leis, orgãos fiscalizadores, ética, regras, amor, caridade, etc. Entrar num lugar destes é entrar em um outro mundo, um mundo sombrio, sinistro, uma espécie de mundo dos mortos onde a vida não existe mais.
    Meu coração não bate mais dentro destes lugares, bate apenas o ódio pelos administradores sem alma e sem escrupulos.
    Sou uma santista sem qualquer esperança
    Valquiria

    ResponderExcluir
  54. Estamos nos fazendo presente e registrando nosso comentário agradecendo o requerimento feito pelo prezado Vereador Boquinha que tomou a iniciativa de mostrar coragem e exigir da Prefietura e seus orgãos competentes o esclarecimentos das circunstancias da morte da menina Neusa dentro das dependencias do PS Central. Nos chocou essa história não só por sermos amigos da familia, mas também por ter ocorrido de forma estranha e sem qualquer explicação e dentro de uma instituição pública municipal de saúde onde qualquer santista em tese pode necessitar, portanto algo preocupante e grave.
    Estaremos como todos os nossos amigos, acompanhando o desenrolar de tudo isso.
    Maia Lopes e Familia

    ResponderExcluir
  55. Também estou solidário ao amigo Reinaldo e a familia e sei que não foi fácil perder a Neusa, assim sem qualquer explicação e de forma suspeita. Parabéns ao Vereador Boquinha por requerer explicações ao executivo. Esperamos que não termine em pizza, pois o tempo passa e as pessoas vão se esquecendo dos fatos e dos acontecimentos. Com toda sinceridade, não esquecerei.
    Força amigo Reinaldo
    Marco Antonio
    Santos - SP

    ResponderExcluir
  56. Ao sr. Vereador, meu voto de confiança pela atitude corajosa tomada em plenário. Estou acompanhando os fatos ocorridos e estou torcendo para que essa história seja esclarecida. Já passei por algo parecido, mas não perdi nenhum parente, mas o atendimento... acho que num pet shop o atendimento aos animais são melhores e mais sofisticados do que numa rede pública municipal de saúde. Nessas horas, a gente até sente inveja dos animais. Eles tem os direitos mais bem protegidos do que nós, contribuintes. Nós que pagamos nossos impostos, na prática não temos direito nem a vida. Não é exagero, vai passar um dia num PS para ver como as coisas funcionam. Quem precisa, conhece muito bem. Nenhum administrador gosta de gastar com a saúde. Eles pensam que os pobres são mais úteis no cemitério e que as pessoas idosas não tem mais o que fazer neste mundo. Se o que estou dizendo é cruel ou insano, basta ir na UTI do PS Central e ver o contingente internado. Vai na enfermaria do PS Central e veja a faixa etária dos pacientes. De lá, uma boa parte já está condenada ou negligenciada. Vai nos necrotérios da cidade e faça o levantamento de quantos corpos provenientes da central de vagas são enviados a eles todos os dias. Isso é uma realidade tão nojenta e tão asquerosa que dá ojeriza só em falar. Por isso ninguém resolve. Salvar pobre e idoso pra que, não dá voto!

    ResponderExcluir
  57. Conheço o PS Central. Usei uma vez e nunca mais. É por isso que as pessoas preferem se utilizar de auto-medicação, pesquisar na internet e fazer seu próprio diagnóstico. É engraçado que os médicos recomendam não fazer isso, mas ninguém quer ser maltratado num serviço público de saúde.

    Os mesmos médicos que não recomendam a auto-medicação te tratam com desprezo. O PS Central parece um vietnam, um local sinistro e com uma aparencia repugnante, parece proposital, pois se fosse acolhedor o serviço dobraria e os custos para a prefeitura também.

    Não acredito neste PAPA que no quesito saúde está reprovado desde o primeiro ano de mandato. Votei neste cidadão e me arrependi profundamente. É aquela história, quem vê cara, não vê coração. Aí está o resultado. Gente morrendo por negligência e descaso, por um serviço porco, que pagamos e muito bem pago, mas não recebemos de volta em serviço decente e digno.

    Sou santista, mas não acredito na administração pública voltada para a população carente. Pessoas que também trabalham, ajudam a cidade a crescer, mas que são tratadas como lixo humano. Esses mesmos administradores, não tem coragem de fazer uma consulta sequer num PS deste, não tem coragem de receber uma injeçalzinha sequer sem ficar preocupado com a contaminação ou de deitar por 10 minutos numa maca de PS num corredor lotado de pessoas, passando para lá e para cá, tem?

    Claro que não! Me engana que eu gosto!
    Mermão, só idiota acredita nisso!

    Assim, termino meu comentário dizendo que:
    Galinha vai criar dente.
    Amanhã choverá canivete.
    O Elvis não morreu e...
    Santos vai ter o melhor sistema público municipal de saúde do Brasil.

    Almerindo, um santista sem esprança, mas muito realista.

    ResponderExcluir
  58. Prezado Boquinha
    Parabéns pelo requerimento.
    Também acompanhamos apreensivos o desenrolar dessa história. Sabemos que o serviço público municipal é extremamente deficiente mas não podemos esquecer que se trata de cidadãos santistas, numa cidade rica e desenvolvida em todos os âmbitos com exceção da saúde que ficou pra trás. Isso tem que merecer mais atenção dos políticos.
    Estamos seguindo todo esse processo.

    ResponderExcluir
  59. Está claro que a população carente atendida nos PSs da cidade de Santos não recebe atendimento médico adequado. Além da falta de material, equipamento e condições de trabalho, os profissionais não tem qualquer motivação. Isso já é antigo e gerou uma cultura do crônico. Todos sabem que é assim, os políticos, os habitantes, os visitantes, os funcionários, os médicos, a imprensa, os legisladores, os orgãos de fiscalização, o ministério público, a polícia, os administradores e afins. Só agem quando a farofa bate no ventilador, aí todos tentam fazer sua parte para mostrar serviço e enganar o inglês forasteiro. Do mais nada de novo no reino podre da Dinamarca

    ResponderExcluir
  60. Será que nas próximas eleições para prefeito aparecerá um candidato com um compromisso sério em mudar tudo isso? Claro que não! Dinheiro da saúde pública é uma mina de ouro. O dono da mina é o prefeito e ainda tem mais quarenta.
    Senhor Vereador, existe algo que se possa fazer para transformar a saúde pública municipal em algo que o santista possa ter orgulho?

    ResponderExcluir
  61. Caro Vereador.
    Parabéns pelo requerimento, sabemos que esse fato, infelizmente é um grão de areia num mar de tantas irregularidades, mas quem sabe algo seja feito, pois não é possivel fechar os olhos enquanto cidadãos caem mortos por descaso. Minha tristeza reside no fato de que os fatos são claros, mas as pessoas, as autoridades, as instituições e os interesses, políticos e financeiros são mais fortes e passam por cima, como um rolo compressor, de pessoas, quase sempre no fim da vida, ou de pessoas inocentes que lhe são tiradas os direitos como se nada tivesse acontecido, vitimas de um sistema corrupto e nefasto.
    Sei o que falo e o Sr. (não querendo colocar palavras em seu nome) sabe que isto existe. Só um alienado imaginaria que as vagas em hospitais não existem porque os hospitais não disponibilizam, porque se não existem, porque existem para os convênios ou particulares? Então existem! Só um alienado imaginaria que um PS não é uma fábrica de óbitos e que o comercio funerário ganha fortunas e que o dinheiro da saúde é desviado para outras finalidades que é bom nem falar para onde! O problema é que a internet e as redes sociais reforçam as discussões e as interações, a tecnologia ajuda no desmascaramento e a difusão de informação ajuda a disseminar o conhecimento. Vai chegar a ocasião em que mesmo um cidadão comum vai entender todo o processo e não vai deixar passar barato. Enquanto esse dia não chega, vamos continuar falando, pois dinheiro tem! Não tem é vergonha na cara desses administradores públicos.

    ResponderExcluir
  62. Caro sr. Vereador!!!!
    Acabei de receber o atestado de óbito da minha irmã Neusa e fiquei em choque!!!!
    "Choque Cardiogênico, Choque Hipovolêmico, Sepse".
    A pergunta que não quer calar, como uma pessoa que entra em um hospital para fazer exames,sem nenhum problema cardiológico, morre em tão pouco tempo com todos esses problemas.Não sou médica e por essa razão não tenho nenhuma obrigação de saber o pq de tudo isso!!!! Eu como irmã da vítima,como cidadã e como brasileira tenho todo o direito e exijo uma resposta, seja ela da médica que assinou o seu atestado de óbito, Dra. Maria Bianca Fiore Braghetto seja da secretaria da saúde, seja do diretor do PS ou até mesmo do sr. Prefeito, no qual eu espero que se sensibilize com os fatos e cobre providências a quem for de direito.
    Nos meus 50 anos de vida, quase 51, ainda acredito no ser humano, e é quase impossível acreditar que os srs. Vereadores e sr. Prefeito, Secretaria da saúde e seu Secretário, ainda não tenham dado uma resposta a nós da família e a população de Santos tão apavorada com a saúde pública.
    Quero reiterar meu apoio ao sr. Vereador Boquinha, e espero sinceramente que o sr. vá até as últimas consequências, exigindo esclarecimentos e punições, mesmo que isso vá de encontro com seu partido, até pq não votamos em partidos e sim em candidatos.

    ResponderExcluir
  63. Parabéns sr. Vereador pela iniciativa de requerer esclarecimentos ao que aconteceu no PS Central na semana passada. Isso não pode terminar sem uma explicação ou apuração dos fatos ocorridos e que levou a morte de uma pessoa inocente e especial.

    Com cartão ou sem cartão saúde, existe a responsabilidade profissional, existe a responsabilidade criminal, existe a responsabilidade civil e existe a ética. Onde estão todas essas questões? O fato é que culpar o excesso de doentes na cidade é querer dizer que o Brasil não prende seus criminosos porque tem muitos e não dá conta de todos, ou não recolhe todo o lixo da cidade porque tem muito e não dá conta, ou a cidade é suja porque as pessoas são mal educadas e não adianta varre-la. É sempre mais fácil culpar o usuário do que prestar um serviço de qualidade e eficiente.

    É uma questão de administração eficiente, competente e capaz. Quem administra tem a obrigação de entender o sistema e criar métodos para cumprir, fazer e executar. Por isso o poder executivo recebe esse nome. Por isso tem a obrigação intransferível de cumprir seu papel, mesmo que para isso tenha que educar, fiscalizar, punir, multar, orientar e cuidar dos seus munícipes. É sua função, o problema é ter gente competente e com disposição para trabalhar.

    Tudo pode parecer muito fácil, mas quando se tem vontade, se faz!
    Não fazemos em nossas casas?

    Será a casa do Sr. Prefeito fica de pernas pro ar? Será que suas contas, suas compras, sua geladeira, sua dispensa, seus objetos pessoais estão desorganizados? Será que seus remédios não são tomados de forma correta?
    Ora... Provavelmente as coisas funcionam lá, porque não na prefeitura?
    Se o prefeito é um bom maestro em casa, não deveria ser ele, um bom maestro para a cidade?

    Não há como fugir... Vá no PS Central, fique uma hora observando os acontecimentos e terá o espelho de quem é o prefeito de sua cidade!

    Marcos Espinelli
    Santos

    ResponderExcluir
  64. Acredito que o Prefeito é o responsável direto por qualquer ocorrência na área do executivo. Na saúde pública de âmbito municipal não é diferente. O problema é que há questões complexas que dependendo do administrador, ele empurrará com a barriga ou com a testa até o fim de seu mandato. Tais questões exigem coragem para enfrenta-las, mas não acredito que o PAPA as tenha. Uma delas é a questão do municipio atender pacientes de outras cidades, onerando o custo saúde para a cidade.

    É por isso que entre outras idéias sou a favor do Cartão Saúde Municipal. Através dele a prefeitura obriga-se a oferecer um serviço digno de saúde de primeiro mundo, com vagas hospitalares, atendimento em PS e ambulatorial com profissionais preparados, capacitados e acima de tudo humanizados. Para obter este Cartão Saúde Municipal o munícipe tem que comprovar residencia efetiva. No cadastramento seria obrigatório apresentar documentos oficiais, como titulo de eleitor para comprovar a zona eleitoral da sua cidade, carteira de trabalho para comprovar o local de trabalho, cartas de entidades oficiais ou orgãos públicos ou de contas de serviços públicos como Luz, Água, Bancos e o principal, o carnê de IPTU. Comprovação de filiação e casamento para os dependentes e tudo mais que realmente não restasse dúvidas quanto ao munícipe morar e viver na cidade.

    Quem realmente é morador da cidade não terá qualquer dificuldade para provar sua residencia. Quem não é que vá se tratar em outro lugar ou utilize seu plano de saúde.

    O que não se pode ter é um serviço precário, falho, negligente e pernicioso e que não atende a ninguém, nem aos doentes de outras cidades e tão pouco aos doentes santistas que pagam seus impostos e ajudam a cidade a crescer.

    Se você paga a mensalidade do seu clube você tem direitos!
    Se você paga a anuidade do seu sindicato você tem direitos!
    Se você paga a mensalidade da sua associação você tem direitos!
    Se você paga a mensalidade do seu plano de saúde você tem direitos!

    Em Santos você paga impostos municipais, mas morre num PS por negligencia!

    Penso que só assim os outros prefeitos tomarão vergonha na cara e passarão a gastar mais com saúde em suas cidades ao invés de ficar empurrando os seus munícipes doentes para as cidades mais equipadas como Santos, fazendo com que paguemos essa conta.

    Sr. Vereador, ponha aqui uma ferramenta de discussão sobre este assunto. É mais que necessário é emergencial, é um caso de vida ou morte!

    Ennio V Castro
    Um cidadão santista que não suporta mais ver tanto descasos nos serviços públicos municipal de saúde.

    ResponderExcluir
  65. Sr. Vereador Boquinha.
    Cara Beth, irmã da Sr.Neusa.
    Senhores solidários e amigos da família.
    Prezados leitores.
    Devo aqui relatar que "Choque Cardiogênico, Choque Hipovolêmico e Sepse" são conseqüências de patologias adquiridas, quer antes, quer depois da internação. Se são adquiridas antes da internação, devem portanto ser alvo de investigação durante a internação através de exames de sangue, radiológicos, ultrasonográficos, clínicos, etc. para seu devido controle e eliminação, razão pela qual foi internada... O mesmo ocorre com patologias adquiridas durante a internação, através de via respiratória como pneumonia bacteriana ou via sanguínea por contaminação, o menos provável. Essas patologias pós internação via de regra ocorre em pacientes com sistema imunológico debilitado e má condição de alojamento do paciente, como salas sem assepsia ou de tráfego intenso (hospital não é praça pública). É preciso entender que todo o período de internação do paciente, seu alojamento, higiene, seu tratamento medicamentoso, a correta avaliação diária da evolução clínica, as corretas decisões de procedimentos, exames feitos com rapidez para tomada de decisões, histórico bem descrito e sem erros, mas principalmente o monitoramento constante e eficiente do paciente para a constatação da evolução clínica são fatores que curam ou levam ao óbito.
    Baseado no relato descrito pelo seu curador, a julgar pelas condições precárias de internação da paciente, pelas sucessivas falhas de leitura clinica da paciente e conseqüente demora na tomada de decisões de procedimentos e por administração de medicamentos contra-indicado, sugerindo erro médico, este caso merece aí, investigação de responsabilidades e o esclarecimento das circunstancias que levaram a paciente a óbito em apenas três dias. Dá pra se ter uma idéia geral de todo o ocorrido.
    Triste, mas comum na rede pública
    Almir Pontes

    ResponderExcluir
  66. Estou chocado!!!!!
    A paciente morre pelo resultado e não pelo tratamento que recebeu?
    A paciente morre pelos efeitos e não pelas causas?

    Assim... temos um convite implícito para não visitarmos os hospitais públicos porque caso isso aconteça morreremos pelos efeitos. Você feriu o pé porque andava pela rua e não porque pisou num prego. Você espirrou porque tem nariz não porque tem alergia. Você morre num PS porque foi até lá para ser salvo e não por causa da doença ou de erro médico.

    Estou solidário com a familia e essa história tem que ser esclarecida.
    Espero que este requerimento não fique engavetado na secretaria de saúde, se chegar lá! Beto Villas

    ResponderExcluir
  67. Caro Sr. Boquinha
    Parabéns pelo requerimento e pelo espaço que o Sr. está gentilmente disponibilizando para as pessoas depositarem aqui um pouco de suas insatisfações, angustias, tristezas pelo falecimento da menina Neusa, antipatia por alguns políticos, simpatia pelo Sr.Vereador que se mostrou solidário e corajoso ao abraçar essa causa e sobretudo pela disponibilidade (sem restrições) deste espaço democrático, uma benção, para quem viveu e ainda se lembra dos períodos sombrios da ditadura.

    É muito bom saber que ainda existem políticos, principalmente os santistas em quem podemos contar. Nunca pensei que aos 72 anos pudesse ter a oportunidade de usar uma máquina tecnológica destas para participar de um quase fórum de discussões democráticas, apenas apertando botões. Mas ví aqui algo absolutamente incrível, cidadãos descontentes e um político disposto a ouvi-los.

    Não deixe isso acabar.
    Meus pêsames a família
    Minhas congratulações ao Vereador
    Mello

    ResponderExcluir
  68. Ao Sr. Vereador Boquinha
    À família da falecida
    Ao leitores

    Quero registrar aqui minha presença em solidariedade à familia e também parabenizar o requerimento feito na sessão do dia 19 de março na CMS. Li todos os comentários e percebi uma unanimidade. É preciso esclarecer o que realmente aconteceu com a Neusa no PS Central de Santos.
    Sei que o Sr. Vereador está empenhado e que há muitas espectativas. Pelo que sei e pelo relato disponibilizado on-line, até o presente momento a familia não teve qualquer informação adicional sobre o ocorrido, a não ser o atestado de óbito que não esclarece absolutamente nada e pela constatação das pessoas que cuidaram da paciente que relatam descaso sobre descaso levando a crer fortemente na prática de atitudes negligentes de alguns profissionais, sobretudo médicos.
    Fica meu protesto quanto ao Serviço Público Municipal de Saúde de Santos.
    Fica meus agradecimentos pelo empenho do Vereador.
    Fica minha solidariedade à família que tão bem conheço.

    Dina Ramos - Santos

    ResponderExcluir
  69. Registro meu protesto e acompanho este blog para entender o que houve.
    Parabenizo o Sr. Vereador pelo requerimento, mas não pode parar por aí.
    Vou cobrar!!!!!!

    Penso, portanto existo!
    Existo, portanto tenho que pagar impostos!
    Pago, portanto tenho direitos!

    ResponderExcluir
  70. Prezado Verador Boquinha
    Estamos acompanhando também o desenrolar dos acontecimentos.
    Fiquei sabendo que foi protocolado no Ministério Público uma denúncia sobre o ocorrido. Parabenizo o senhor pela iniciativa de requerer explicações ao executivo. Esperamos que os fatos sejam investigados pois não é possível uma pessoa entrar andando e com a saúde monitorada num PS em busca de vaga em hospital para realizar exames mais complexos e após a recusa da vaga em três dias venha a falecer por choque cardiogênico e sepse, sugerindo aí, má condições da enfermaria, conduta médica questionável e inesistencia de vaga, quando foi dada uma vaga zero (vaga de emergência) na Santa Casa e segundo um médico do PS de nome Felipe, relatou à central de vagas um quadro clinico que desabilitou a Neusa à esta vaga. Três dias depois a paciente morre!
    Há algo muito errado aí e precisa ser investigado!

    Nossa familia ainda está de luto.
    Marcos Aranha
    Selma Siqueira Aranha
    Evandro Siqueira Aranha
    Priscila Siqueira Aranha

    ResponderExcluir
  71. Estamos acompanhando e percebemos que as autoridades parecem não se sensibilizar com o ocorrido, sobretudo o executivo que terá que responder por isso. Deixo o meu agradecimento ao Sr. Boquinha que conheço a algum tempo e sei que está comprometido com causas sociais e independente de partido, cobra do executivo aquilo que a população deseja, precisa e que lhe é de direito, serviços públicos de qualidade.
    O seu caráter e seu trabalho é o seu maior partido, portanto, a julgar pela repercução e apoio nestes comentários entendemos como é importante ser voltado para os eleitores, até porque o que eles pedem, nada mais é do que direito!
    Acompanhamos todos os dias.
    Sentimentos a família.
    Juliano Moura
    Santos - SP

    ResponderExcluir
  72. Apoio em número, gênero e grau tudo o que for necessário para que negligências médicas não venham se tornar comuns e institucionalizadas com proteção do poder público por conta do descaso de administradores da saúde pública.
    Médico erra ou por incompetencia ou por maldade, assim como profissionais da enfermagem, portanto tem que responder como qualquer outro profissional que age com imprudência e imperícia.
    Se eu não pagar os impostos terei que responder, se eu bater em alguém terei que responder, portanto existem regras, leis, existe a ética e o estado de direito. Se nada acontecer começarei a pensar que o estado de direito é pura fantasia e que as leis não são para todos, aí não vou ser mais cidadão, serei outra coisa!
    Beto Marques

    ResponderExcluir
  73. Como das outras vezes em outros posts, quero deixar meu comentário neste aqui, pois não dá pra ficar passivo diante de tamanha desfaçatez.
    Meu amigo Reinaldo força para lutar contra os poderosos.

    Caro Senhor Vereador, meus agradecimentos pessoais e da minha família pelo requerimento oferecido em plenário. Esperamos que tudo isso tenha um início, um meio e um fim.

    Onde estão os responsáveis para apurar tudo o que aconteceu?
    Evandro Sales
    Santos - SP

    ResponderExcluir
  74. Não podia deixar de passar por aqui para dar meu apoio ao amigo Reinaldo e agradecer o requerimento do vereador para que algum esclarecimento seja dado pela secretaria da saúde.
    Mesmo não tendo o Nobre Vereador respondido algumas questões de fiz em outras ocasiões, entendo agora que tenha sido pela quantidade de comentários e de pessoas que se solidarizaram com este ocorrido, sobretudo seus amigos, nossos amigos. Difícil entender, difícil aceitar, principalmente quando não se explica nada diante de tantos fatos suspeitos e constatações graves, feitas por pelo menos 6 pessoas diferentes, além é claro de um quadro clínico atípico e oposto a que foi acometida a menina Neusa, antes e depois.
    Reitero meus agradecimentos ao Sr. Vereador.
    Reforço meu apoio ao amigo Reinaldo

    Ellen Grandolli

    ResponderExcluir
  75. Estamos vivendo dias dificeis. Onde a vida não vale mais nada!
    Estamos vivendo num período onde o ser humano é descartado e descartável.
    Do que adianta leis, código de ética, código civil, e a própria constituição que dizem ser sagrada, mas nem a bíblia que existe a mais de 2 mil anos não é respeitada, onde está o estado de direito. Para uns sim, para outros não. Onde estão os direitos humanos, para uns sim, para outros não. E o direito do deficiente, do idoso, da criança e do adolescente? Para uns sim, para outros não. Precisaria de tudo isso se simplesmente existisse o respeito pelo ser humano? Será que só isso não seria suficiente? Para uns sim, para outros não. E as vagas, para uns sim, para outros não! E o tratamento humanizado, para uns sim, para outros não!
    E o direito a vida? Para uns sim, para outros não!

    Eu fico por aqui dizendo:
    Meu amigo, força!
    Pois o Brasil é de apenas alguns, para outros, não!

    Arthur Allacoque
    Santos - SP

    ResponderExcluir
  76. Estou acompanhando meu caro amigo Reinaldo. Devo aproveitar para agradecer o requerimento do Vereador e seu compromisso em cobrar explicações.
    Devo dizer que perder um ente é sempre uma dor imensa e um vazio irreparável, mas quando essa perda é de forma no mínimo intrigante, não dá pra aceitar sem cobrar responsabilidades. Quando essa perda se dá junto com constatações de descaso e até de negligencia, aí a coisa fica brutal.

    Estou ao seu lado companheiro.
    Conte comigo
    Luiz - Santos - SP

    ResponderExcluir
  77. Quem ainda acredita que a saúde é um assunto levado a sério?
    Não tem porque! Cada cidade quer empurrar com a barriga. Vê-se propagandas de inauguração de hospitais estaduais, de equipamentos comprados, tudo para inglês ver, mas quando se fica doente e se cai num Sistema Público de Saúde Municipal é que a realidade logo aparece. Saúde não dá voto gente!
    Saúde não dá voto!
    Saúde não dá voto!
    Saúde exige muito dinheiro e o executivo não tá disposto a gastar.
    Esse prefeito que parece mais uma "PAPA" não tá nem aí. Vai num PS e logo você percebe que o padrão de medicina do prefeito para os pobres cidadãos santistas está bem baixo, enquanto ele vai se tratar no Sírio Libanes em São Paulo, claro, ele não é trouxa! Nós é que somos! Na hora do voto, nos lembramos apenas das sombrancelhas brancas dele, que ridiculo!

    Precisa de médico?
    Vá no Albert Eistein ou no Sirio Libanes, lá você é bem tratado!
    Não esqueça de antes, vender sua casa, seu carro, sua bicicleta e até seu cachorro! Vai precisar!!!!
    Yrukaia
    Sem amor pra dar!

    ResponderExcluir
  78. Caro Reinaldo, estamos ao seu lado, conte com a gente!
    Caro Sr. Vereador Boquinha, parabenizamos pelo requerimento e pela ajuda que tem dado para este caso. Trata-se de um interesse público, de saúde pública e de utilidade pública, assim todos serão beneficiados de alguma forma, sobretudo os que fazem uso do Serviço de Saúde da cidade.
    AS
    Santos

    ResponderExcluir
  79. Ao Sr. Vereador
    Que história mal contada!
    Tem que ter alguma explicação!
    É uma história sinistra e como disse o vereador muito intensa e detalhada, não é possível ser fictícia. Tem coisa podre por trás.

    Rui

    ResponderExcluir
  80. Passei por aqui, meu caro Reinaldo, para deixar registrado minha presença e meu apoio ao que aconteceu. Vejo que há muitos amigos solidários e isso é bom, mas infelizmente o que está feito, está feito, sua irmã não volta e isso é doído mas tem que encarar. Te conheço bem e sei que vai lutar para superar e também para responsabilizar a quem é de direito.
    Aproveito para agradecer o espaço democrático dado pelo Vereador para essas manifestações e também pela acolhida de um requerimento. Acredito que a Secretaria de Saúde tem alguma satisfação a dar.

    Henrique Simões
    Santos

    ResponderExcluir
  81. Nossa presença é mais uma prova de que estamos com você Reinaldo.
    Conte com a gente.
    Tonio e Familia

    ResponderExcluir
  82. Do jeito que a coisa vai, teremos aqui em Santos, se já não foi institucionalizado, um matadouro humano, uma fábrica de corpos. Quando morre alguém por falta de vagas, quem responde por isso?
    O estado?
    Quando é constatada negligencia médica, quem responde por isso?
    O municipio?
    Triste, mas real em uma cidade como Santos.
    IVM
    Santos

    ResponderExcluir
  83. Estamos muito tristes ao mesmo tempo preocupados com o serviço de saúde da cidade de Santos. É preciso fiscalizar mais e cobrar das autoridades executivas porque de tanto descaso.
    Alvecio Nunes
    Santos

    ResponderExcluir
  84. Meu amigo Reinaldo, estamos com você!
    Orlando Olivetti

    ResponderExcluir
  85. Estamos revoltados com tudo o que aconteceu. Conte com a gente!
    Agradecemos ao Vr.Boquinha por este requerimento importantissimo.
    Estamos seguindo tudo isso!
    Julio Ananias
    Santos

    ResponderExcluir
  86. O curioso e revoltante é que ninguém diz nada, dá esclarecimentos ou qualquer informação. Esse é o nosso sistema, essa é a nossa prefeitura e esse é o nosso prefeito.
    Lembrem-se disso quando for as urnas!
    Wilsom

    ResponderExcluir
  87. Estamos aqui para apoiar nosso amigo Reinaldo.
    Amigão, força e pau neles, tem algo podre por trás disso.

    Vereador Boquinha, tem que exigir esclarecimento mesmo, o que aconteceu não pode ficar sem explicação. O relato foi claro, portanto tem coisa aí!

    Paz meu amigo
    Juvenal

    ResponderExcluir
  88. Estamos atentos.
    Estamos seguindo.
    Sempre estaremos por aqui, para ver até aonde vai tudo isso.
    Esperamos que comece e acabe em tudo menos em pizza.
    Meu caro amigo Reinaldo, conte com a gente.

    Agredecimentos ao Vereador Boquinha que propiciou este espaço e fez um requerimento exigindo esclarecimentos.
    Dennys
    Santos - SP

    ResponderExcluir
  89. Não podia deixar de passar aqui para reforçar nosso interesse em que essa história seja esclarecida. Não é possível que coisas absurdas aconteçam debaixo dos nossos narizes e em uma rede pública de Santos, cidade rica e moderna, em pleno 2012 e nada é feito.
    Amigão, conte comigo
    Estamos juntos nessa.
    Parabéns ao Vereador pelo espaço e pelo requerimento.
    Monta

    ResponderExcluir
  90. Não podíamos deixar de registrar nossa presença e nosso protesto.
    Parabéns ao Sr. Vereador pelo requerimento.
    Amigo Reinaldo, conte conosco.
    Heitor

    ResponderExcluir
  91. Eu já precisei também e fui muito mal atendido. A enfermagem até que se esforçou, mas a médica que me atendeu, atendeu como se eu tivesse uma doença repugnante. É o que temos constatado, gente que não nasceu pra medicina, sem vocação, sem vontade, sem disposição, sem qualquer interesse. Não dá pra confiar em profissionais sem comprometimento com a vida. O que aconteceu com a Neusa, segundo relato, foi exatamente isso. Não há comprometimento.
    Vidas se perdem, vidas vão embora, sem explicação, sem justificativa e por puro descaso.
    Há interesse da prefeitura em esclarecer isso.
    Claro que não!
    Só quando chega as eleições!
    Aí a coisa muda!
    Nós também mudaremos!
    Herminio S Soares

    ResponderExcluir
  92. Vereador
    Esse relato do Sr. Reinaldo é mais comum do que se imagina. É preciso apurar com rigor pois na área da saúde os PS de Santos são piores que matadouros.
    Não é possível que o Sr. não saiba disso. Faça uma visita sem que seja identificado, vá com alguém que entenda de enfermagem ou medicina. É simples, as constatações serão imediatas, não há segredo!
    São irregularidades atrás de irregularidades.
    Valeria
    Santos

    ResponderExcluir
  93. Estou aqui para expressar minha indignação com toda essa história. Sou amigo da família e do Reinaldo e sei o que eles passaram e estão passando. Além da indignação tenho um sentimento de revolta.

    Revolta por ser santista e viver numa cidade onde o sistema público de saúde matas as pessoas impunemente. O mesmo prefeito que vem na porta da minha casa pedir voto com seus correligionários, são os mesmos que aceitam, concordam e deixam o barco correr, como se todos que não fizessem parte da sua panela pudessem morrer como gados em matadouros.

    Revolta por morar tão perto dele e saber que ao invés de um administrador responsável, sério, honesto e preocupado com cidadãos santistas, se esconde por trás desse mascara redícula um sujeito totalmente alienado da realidade.

    Não vou repetir aqui o que já foi dito por amigos e seguidores aí em cima, mas há algo que preciso falar. Vá ficar um dia internado num PS, de preferencia o PS Central. Quero ver se és corajoso Sr. Prefeito!!!!

    Tenho que vestir meu avatar de palhaço, porque na verdade somos todos!
    HM
    Santista

    ResponderExcluir
  94. Meu amigo Reinaldo, passo aqui minha solidariedade e votos tudo seja esclarecido. Espero também que esse requerimento vá em frente. Espero também que o Ministério Público apure este fato que não é só de interesse pessoal, mas é de interesse público. Pessoas morrem e são maltratadas diuturnamente neste PS Central e nada é feito.

    Agradeço ao Vereador pelo espaço e pelo requerimento.
    Bira

    ResponderExcluir
  95. Semana retrasada coincidentemente fui ao PS Central e me deparei com um caos. Pacientes jogados em todos os cantos e a maioria dos que ficam aguardando medicação ou serem atendidos nos corredores internos, propositalmente em pé. Digo propositalmente porque não dá pra aceitar pessoas doentes tendo que ficar em pé aguardando por horas e não ter bancos. Isso só pode ser proposital. Serviço demorado mesmo. A pessoa chega e encontra 40, 50, 60 pessoas para ser atendida, tem que brigar para ganhar posição, pois quem não informa que tá passando mal, fica pra trás, ou então tem que desmaiar, vomitar, sangrar, etc. Os funcionários são péssimos. Agem como se estivessem no vietnam e como se nós pacientes, doentes e santistas fossemos seus piores inimigos. As enfermeira sobrecarregadas e estressadas, trabalham sob pressão e não há um controle sobre o que fazem, se fazem, correta ou incorretamente, ou seja, podem aplicar o que quizerem que matam o paciente e fica por isso mesmo. Os médicos são piores ainda. Saem a toda hora, deixam o setor a todo momento. Deixam pacientes esperando propositalmente, principamente se percebem que são pacientes conhecidos, aqueles que volta e meia aparecem por lá, aí deixam esperando mesmo. Em 5 horas de PS Central, constatei isso e muito mais, daria pra escrever um livro com detalhes de sordides e repugnancia. Entra ano e sai ano o serviço é o mesmo, nada muda, nada acontece.

    Assim quero deixar meu relato, onde o Sr. Reinaldo não foi o primeiro e não será o ultimo a passar por essa experiencia. Sei que perdeu um ente querido, mas as autoridades não ligam pra isso! Precisa ser muito especial e muito famoso prá tomarem alguma providencia.

    Façam a sua parte nas eleições.
    Escolham quem se compromete com a saúde do cidadão.
    Rose
    Vila Nova

    ResponderExcluir
  96. Registro meu comentário dando apoio ao amigo Reinaldo esperando que tudo seja esclarecido. Conte com a gente!
    Também agradecemos ao Vereador pelo requerimento.
    Nossa família está aguardando ansiosamente novidades.
    Acrilotus

    ResponderExcluir
  97. Sou criador de pássaros devidamente registrado no ibama e estou acostumado a ver alguns pássaros morrerem com o passar do tempo, muitos por doenças outros até por velhice. Cuido de todos com muito amor e carinho até porque foi a atividade que escolhi e desenvolvi. Criamos vinculo sim com os bichinhos e quando acontece de um ir embora, sinto demais. O consolo é que são animais puros, protegido por Deus e fico com minha consciencia tranquila por ter feito o máximo que podia para segura-los aqui neste mundo. Sinto-me realizado mesmo quando esses momentos acontecem. Sei que parte da vida e sei que um dia iremos, mas sei que tenho uma grande responsabilidade, primeiro para com Deus, depois para com os bichinhos, depois para comigo mesmo.

    Fico aqui pensando, como um médico que dedica sete, oito, dez anos de sua vida para se formar, trata pacientes de um pronto socorro com descaso, desprezo e má vontade. Deve ser uma frustração total!
    Um profissional nestas condições, primeiro não se realiza, segundo acumula dívidas com Deus, terceiro não contribui em nada para a saúde, quarto acumula dívidas com as leis dos homens, quinto terá que prestar conta com a sociedade, sexto prestará conta com sua consciencia, um dia, quando envelhecer e ficar mais perto de Deus do que dos homens, aí sentirá o peso dos sucessivos erros que cometeu.

    Quem quiser cuidar dos seres humanos, deveriam primeiro cuidar dos animais, só assim entenderiam o que eu estou dizendo.

    Meu amigão Reinaldo, Deus proverá tudo no momento certo.
    Aldair
    Santos

    ResponderExcluir
  98. Essas duas semanas mesmo sendo um melômano por musica, tenho tentado me conter para refletir sobre os ultimos acontecimentos.
    Musica é cultura, é terapia, alegra, enche a alma e eleva o espírito. Alguns hospitais em outros países já adotaram música ambiente como parte da terapia dos seus hospitalizados. Amo a música e sei que ela só faz bem.
    Não é a toa que o ditado ainda resiste, "quem canta seus males espanta" quem não canta, mas escuta música, também!

    Apenas uma divagação sobre a vida.
    Quando nossa Rede Pública de Saúde terá outras concepções?
    Quando nossos governantes nos enchergarão não como seus súditos, mas como seres humanos.
    Quando nossos governantes cessarão de nos tratar como escravos ignorantes.
    Quanto mais temos que suportar essa idéia de que somos desinformados.
    Quanto mais tempo seremos subestimados.

    Caro amigo Reinaldo
    Se transformar o mundo significa fazer escolhas, então vamos escolher na época certa. Estarei ao seu lado companheiro.
    Melomano

    ResponderExcluir
  99. Nos da TLM estamos solidários e acompanhamos passo a passo o desenrolar dessa história. Lemos o relato e esperamos os devidos esclarecimentos.
    Ao amigo Reinaldo, conte com a equipe.

    Ao Sr. Vereador, parabenizamos pelo espaço cedido e pelo requerimento feito em apoio e compromisso com a verdade.

    Equipe TLM

    ResponderExcluir
  100. Ao Sr. Vereador Boquinha

    Lemos o relato e como o Sr. mesmo disse em plenário é intensa e faz constatações graves. Por isso em solidariedade ao amigo Reinaldo também quero deixar aqui nosso voto de protesto, pois pelo que sabemos, até agora, ninguém se manifestou, a não ser o senhor com sua corajosa iniciativa requerendo em plenário esclarecimentos ao executivo. Esperamos que algo aconteça e que todas as pessoas, amigos, santistas e que acompanham esse caso, tenham acesso aos esclarecimentos técnicos e médicos do ocorrido.

    ResponderExcluir
  101. Também já usei o Serviço Público de Saúde de Santos e não tive a melhor das impressões. Aliás, fiquei muito preocupado com a constatação de inúmeras negligências e atitudes de imperícia e imprudencia. Não é de agora que a fama destes lugares existe. Tenho 45 anos e já precisei usar muito a rede pública, em geral desisti e acabei me auto-medicando. Acho que não tem jeito e os administradores também pensam da mesma forma. Como a cultura se instalou fica mais fácil empurrar com a barriga e ainda ganham uma graninha por fora.

    É triste pois Santos tem uma vocação futurista e não merece que seus cidadãos sejam tratados assim.

    Everaldo

    ResponderExcluir
  102. Meus sentimentos. Li o relato e confesso que fiquei com lágrimas nos olhos. Uma pessoa pura e sem maldade, morrer e ainda sem saber o porque, é muito triste.
    Me arrepio só de pensar que já passei por aquele PS Central, sinto dizer, também não gostei. Foi uma péssima experiencia. Funcionários estressados, médicos desatenciosos e totalmente desligados. Gente doente pra todo lado, espalhados pelos corredores como que jogados e esquecidos. O ar pesado, carregado. As vezes escutando choros, gemidos, reclamações da forma como tratam ou atendem os pacientes.
    Percebo que parece tudo ser proposital, uma forma de dizer, quem vier aqui já sabe o que espera. Já fui lá três ou quatro vezes e minha impressão não mudou em nada.
    Luna
    Auxiliar de escritório
    Centro - Santos - SP

    ResponderExcluir
  103. Não é novidade que o PS Central é um campo de guerra. Faz tempo que isso acontece e ninguém faz nada. O Ministério Público, um órgão estadual tem rabo preso com o seu estado, outras instituições de fiscalização são fisiológicas e instituições de defesa do consumidor mal consegue se manter viva, não faz absolutamente nada.
    Somos refém do sistema. Isso é fato!
    E para os administradores isso é uma maravilha!
    É o Brasil!

    ResponderExcluir
  104. Caro Ver.Boquinha
    Parabéns pela atitude de cobrar esclarecimentos da Prefeitura.
    Esperamos que as coisas não parem por aí.
    A familia precisa de uma satisfação.
    Stefano

    ResponderExcluir
  105. Caro Reinaldo
    Estamos juntos, conte comigo.
    Cezar Dionisio e família
    Santos

    ResponderExcluir
  106. Olá Reinaldão, estamos com você e te apoiando!

    Prezado Vereador, parabéns pela iniciativa de ingressar com um requerimento na sessão do dia 19/03.

    Esperamos providencias.
    Scorcese

    ResponderExcluir