Seacolhe tem vários problemas estruturais |
A assessoria do parlamentar esteve na visita do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) santista à Seção de Acolhimento de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua (Seacolhe), serviço da Secretaria de Assistência Social (Seas) na semana passada.
Durante a vistoria do imóvel, conhecido como Casa de Acolhimento, foram constatados problemas graves quanto ao mobiliário, infiltração, humanização do espaço de atendimento e equipamentos de acessibilidade, entre outros.
Também se verificou a necessidade de prover capacitação permanente à equipe técnica e operacional do serviço, além do aumento do número de servidores, pela alta complexidade dos atendimentos realizados.
"Em uma vistoria para acompanhar a constatação de diversos problemas, considero inadmissível a ausência de representantes da Seas para tomar ciência do assunto", afirma Boquinha.
Para que?
ResponderExcluirSe isso não dá voto!
Prezado Boquinha
ResponderExcluirPor que não se fala mais sobre a situação do atendimento à saúde na Cidade de Santos, principalmente daqueles que pagam seus impostos e não são atendidos de forma adequada?
Cara Ellen, bom dia.
ExcluirÉ verdade sua colocação. Tenho chamado a atenção sobre os problemas de saúde e apresentado trabalhos quanto ao assunto, pedindo providências à Secretaria de Saúde, principalmente nos prontos-socorros. Mas nosso maior problema ainda é a falta de leito nos hospitais.
Fico à disposição do que eu puder ajudar. Um abraço do amigo Boquinha.
Prezado Boquinha
ExcluirAcho interessante este espaço que parecia estar meio adormecido, ser ocupado com uma discussão que chamaria de "vida ou morte".
A questão não é só de vagas, o que já é grave! Mas sobretudo do sistema de saúde municipal na sua estrutura completa.
Vamos colocar a coisa da seguinte forma.
1 - Por que nunca há um médico responsável pelo paciente internado na enfermaria ou numa emergência de um PS Municipal. Nunca se encontra um profissional para dar um parecer do estado atual do paciente e quando ele vem a óbito geralmente não se sabe exatamente o que ocorreu?
2 - Por que há um número excessivo de residentes realizando procedimentos em que um staff deveria estar realizando e quando algo errado acontece, ninguém sabe quem fez o que?
3 - Por que há excessivos óbitos por falta de leitos em UTIs e as famílias que foram prejudicadas tendo seu ente querido arrancado do seio familiar por falta dessas vagas, geralmente caem no total abandono. Afinal se a morte foi por falta de leito, alguém tem que responder por isso, não é verdade?
4 - Por que os funcionários trabalham com excessivo mal humor, descaso, muitas vezes agindo com negligencia, algumas chegam a insultar a inteligência do paciente subestimando a origem das pessoas e acreditando piamente que só porque estão utilizando a rede pública não conhecem seus direitos?
5 - Por que as medicações são administradas indiscriminadamente e autorizadas até mesmo pela enfermeira chefe como se ela tivesse poder de medicina e nós sabemos que elas não tem esse poder e não podem utilizar dessa prática, mas acontece e muito?
6 - Por que quando pacientes que tem seu quadro piorado não tem atendimento emergencial e são mantidas em péssimas condições, sem assistência e acompanhamento médico adequado, até que caiam em óbito e a família geralmente tem que aceitar a causa da morte subjetiva e não o que realmente provocou e desencadeou o processo que levou ao falecimento.
7 - Por que os protocolos não são seguidos a risca e os médicos não passam visitas e examinam de forma interessada e detalhada os pacientes todos os dias, mas ao contrário, muitas vezes pulam pacientes porque estão com pressa, fazem a visita, mas não examinam, ou examinam mas não atualizam seus relatórios.
Há uma lista enorme de condutas negligentes e de descasos que estão escancaradas para qualquer pessoa com um pouco mais de esclarecimento verificar in-loco dentro dos PS da cidade de Santos.
O Sr. não considera isso mais grave do que faltar vagas. Afinal, antes da vaga, vem o atendimento e se o paciente morre por essas deficiências, nem chegará a usar uma vaga, que aliás nunca existe.
Sou natural desta bela cidade, meu pai nasceu, cresceu, trabalhou 35 anos, construiu sua vida aqui como operário da Compania Docas de Santos, conseguiu comprar uma casinha e morreu jogado numa maca dentro de um hospital desta cidade.
ResponderExcluirMe pergunto todos os dias, por que?
O que é preciso para morrer com dignidade?
Alberto Rotim
Santos - SP
Alberto, uma boa tarde.
ExcluirLamento pela situação de seu pai. Há anos, tive semelhante problema quando perdi minha mãe. Mesmo com plano de saúde, tive problemas com hospitais.
Hoje, infelizmente, a saúde só é vista como uma questão econômica, e não como um direito do cidadão. Não me calo diante das situações de dificuldades neste setor e chamo atenção para resolução dos problemas crônicos da cidade, principalmente quanto à falta de vagas para internação.
Continuo à disposição do que eu puder ajudar.
Um abraço do amigo Boquinha.
Caro Vereador a expressão "Hoje, infelizmente, a saúde é vista como uma questão econômica", é vista por quem? Por quem administra o setor? Quem administra o setor? O senhor queria ter dito: "Hoje, infelizmente, a saúde só é vista pela prefeitura e seus administradores, inclusive o Prefeito, como uma questão financeira."
ExcluirEstou correto?
Santos, uma cidade ótima para morar...
ResponderExcluirPéssima para tratar da saúde!
Hoje é um dia muito triste para mim.
ResponderExcluirEnterrei minha vítima de descaso e negligência do Sistema de Saúde da Prefeitura Municipal de Santos.
Enterrei uma irmã pura pela sua inocência que aos 62 anos de idade tinha 5 anos de idade mental.
Enterrei um ser humano puro de tudo incapaz de dizer que estava sentindo dor, mas capaz de dar um sorriso terno e conquistador.
Enterrei uma inocente que mesmo num ultimo suspiro de vida não sabia o que estava acontecendo e tão pouco qual seria o desfecho de um ultimo capitulo.
Sou santista, nasci, estudei, cresci, trabalhei, casei, tive meus filhos e vivi todos os meus 52 anos nesta cidade que sempre amei.
Hoje enterrei junto com minha irmã, toda a esperança e tudo que construi, num futuro melhor para os verdadeiros cidadãos santistas.
Não posso crer que os verdadeiros políticos santistas amem essa cidade sem antes passarem um dia sequer internados voluntariamente num Sistema de Saúde Municipal.
Irmã, onde você estiver, vá com Deus. Te amo muito.
Reinaldo
Meu querido Reinaldo
ExcluirSei por tudo que passou. Nada é por acaso. Tudo tem sua razão de ser.
Estou do seu lado e ao seu lado.
Conte comigo.
Sei que você é forte.
Anna
Reinaldo...
ExcluirEstamos contigo.
Tenho certeza que a pureza da pequena Neuza já a habilita para estar num lugar muito especial ao lado de Deus.
Quanto a nós sordidos e pecadores, prestaremos contas por aqui mesmo.
Força meu querido.
Barroso Alves
Prezado Reinaldo
ExcluirSei o que sente.
Não sei o que dizer, mas me coloco a disposição.
Você é uma pessoa excepcional, por isso, meu coração está chorando também.
Força
Silvia
Olha, eu já precisei usar o PS e sai de lá totalmente apavorado.
ExcluirO padrão é péssimo.
Os médicos são desinteressados e chegam a ser desumanos. Não tem paciencia e tratam as pessoas de acordo com a roupa que vestem.
Os funcionários, mesmo que orientados, fazem os procedimentos em tom educado, mas claramente fingido, ou seja, fazem por medo de denuncia, não fazem por convicção e entrega profissional. Não fazem por amor, fazem unicamente pelo salário. São pessoas que não nasceram para trabalhar na área, a maioria não tem vocação.
Para mim, a rede pública municipal tinha que sofrer uma limpesa geral, tanto na estrutura como no seu quadro.
Como sabemos que não há qualquer interesse em se fazer manutenção, quanto mais uma faxina.
Pensem bem antes de votar, nas próximas eleições.
Quem mantém tudo isso funcionando do jeito que está, não merece nem ser Santista.
Meus sentimentos, Sr. Reinaldo.
Adalberto - P.da Praia
Sr. Reinaldo
ExcluirSei o que sente, trabalho na área e já perdi muitos parentes por negligência.
Gostaria de poder te dar um abraço, mas acho que estas palavras podem substituir muito bem um afago.
Tenha certeza que assim como o senhor, tantos outros trilharam infelizmente este caminho. Enquanto isso, os políticos de profissão assitem de camarote nossos cidadãos sucumbirem ao descaso e negligência, porque a rede pública da saúde é cara para eles, como se eles, fossem donos do dinheiro público.
Paz meu querido
Estou contigo
Stella
Embaré
Olá grande amigo Reinaldo
ExcluirHoje também é um dia muito triste para mim.
Perder um parente já é ruim, uma irmã e tão próxima de você e sabendo que era um verdadeiro anjo, um ser puro e totalmente dependente é de realmente cortar o coração.
Sei o quanto lutou para salva-la, ao contrário daqueles que deveriam ter feito o mesmo. Mas você sabe que o mundo infelizmente é assim. Nós damos aos governantes o poder. Podemos tirar também.
Para mim, meu grande amigo é um dia de luto também.
Meu coração está ao lado do seu e o da menina também.
Bira
Aparecida
Meus Sentimentos
ExcluirAnisio
Santos - SP
É o fim da picada, mas infelizmente essa é uma realidade que os políticos estão nos devendo.
ExcluirCaro amigo, estou solidário com sua dor.
Nada vai fazer voltar sua irmã, mas é preciso fazer algo.
Estou ao seu lado
Almerindo - Nova Cintra
Reinaldo, caro amigão!
ExcluirForça nessa hora!
Estou contigo
FF - Vila Mathias
Caro Reinaldo
ExcluirSó se tem noção da gravidade da saúde pública quando se passa por ela e por situações como esta. Você sobreviveu, mas infelizmente sua irmã não, e ainda não por causas naturais ou previstas ou por alguma fatalidade, mas por pura negligência. Isso eu sei que dói mais ainda.
Força irmão.
Vamos nos lembrar disso em época oportuna.
Heitor
Ponta da Praia
Prezado Reinaldo
ExcluirForça e serenidade. Temos que conhecer profundamente nosso políticos e saber quem são eles e o que querem. É dificil, mas tem que ser assim e o único caminho são as urnas.
Paz para a sua família
Caro Amigo
ExcluirEstamos juntos nessa e em todas as outras. Te conheço e sei que és correto.
Meus sentimentos.
Marlom Queiroz
marlomqueirozjunior@hotmail.com
Gonzaga - Santos
Sr. Reinaldo
ExcluirEstou solidário com o Senhor
Deixo aqui meus sentimentos junto com a sensação de impunidade e um mixto de revolta e incorformação.
Conte comigo
albirotim@hotmail.com
Macuco - Santos
Querido Reinaldo
ExcluirEstou muito triste por você e sua irmã.
Sei que um milhão de palavras não irão confortar, mas saiba também que sou mais uma voz ao seu lado. Você não está sózinho.
Fique com Deus meu querido.
Ellen
Marapé
Caro Reinaldo
ExcluirEstou solidario. Sei que neste momento de dor nada estancara sua revolta e sua inconformação.
Estamos orfãos de tudo. Não há justiça, não há punição, não há ao menos alguma satisfação para que se possa colocar a cabeça no travesseiro e poder dizer, ouve uma razão, mesmo injustificada!
Mas nem isso é possível. Temos que engolir calados!
Não, não temos não!
Fica meu protesto e meu grito!
Paz para a familia
Força Amigo
ExcluirEstou de olho nesses caras que são como vampiros em banco de sangue.
Te conheço e sei que não merecia isso.
Conte comigo
Anesio
Um cidadão santista revoltado com a saúde municipal
Aparecida
Amigo Reinaldo
ExcluirFiquei sabendo do que aconteceu e estou muito triste.
Se pegassemos cada um desses administradores públicos e enfiassemos num leito de SUS no meio de um corredor sombrio e infectado por pelo menos um dia e uma noite, talvez tomassem vergonha na cara.
Não é preciso dizer que estou contigo amigão.
Força para todos nós.
Helio Soto
Da Vila mais famosa do mundo.
Reinaldo
ExcluirSinto profundamente tudo isso, estou a disposição.
Vou ficar de olho!
Ivan
Marapé
Reinaldão
ExcluirQue história louca é essa?
Cara... tô passado!
Que prefeitura de merd... Ninguém faz nada!
Amigão
Tô contigo e muito triste.
Um abração e paz pra você e pra familia.
Evandro Salles
Aparecida
Caro Amigo Reinaldo
ExcluirFiquei sabendo hoje por isso só agora entrei aqui.
Não sei o que posso fazer, mas conte comigo.
Muita força companheiro.
Ulisses Benigno
Vila Mathias
Meu querido Reinaldo
ExcluirFui informado somente hoje do que aconteceu com sua irmã e dos descasos ocorridos durante a semana passada.
Ficar revoltado é pouco, pois é uma reação natural, mas vamos deixar passar esse período de luto e tristesa, há muito o que repensar. Quando for o momento entrarei em contato.
Esteja firme, pois você tem fibra.
Seu luto é meu luto.
AGPF
José Menino
Santos
Amigão
ExcluirO que dá pra dizer nessas horas?
EStou ao seu lado de coração. Sabes que pode contar comigo.
Bigão
Aparecida
Reinaldo
ExcluirO Giba me avisou e só deu pra entrar agora. É pau nesses cara meu ninguém que saber de nada. Tá todo mundo querendo tirar o corpo fora epega oseu no final do mes e acabou!
Amigão eu to triste também.
Fica com Deus que na hora certa a gente conversa
Abração
ER do Estuario
Prezado Reinaldo
ExcluirEstamos em luto também.
Conte comigo e os meus.
Você é um vencedor mesmo diante de aparente derrota.
Fique com Deus e com nossos corações.
JAF
Santos
Reinaldo... é a Juliana!
ExcluirEscolhi este avatar a muito tempo, pois a muito tempo compreendi que nesta vida todos nós somos recicláveis e que tudo é perene, efemero.
Amamos nossos entes queridos, mas por alguma razão eles se vão como nós iremos um dia. As razões são diversas, quase sempre inaceitáveis, mas o que fica é sempre a boa lembrança que guardamos e do que fizemos para eles em vida. Sei que você se dedicou muito aos seus, por isso vai guardar muitas lembranças. Isso nos faz cada dia melhor.
Você é uma pessoa incrível.
Fique em paz, porque nessa dimensão, pensamos que temos poder, mas não temos nada, a não ser uma oportunidade de mostrar-mos o que somos.
Você já mostrou e com muito louvor.
Um beijão
Juliana M. Dias
Campo Grande
A familia Meira está em luto pelo falecimento de Neuza de Almeida Pinto.
ExcluirOdair Meira
Clara Meira Nunes
Wanderlei Meira Nunes
Silvana Meira Nunes
Silvia Meira Nunes
Fique com Deus
13.03.2012
Meus Sentimentos Reinaldo
ExcluirRevoltante
Juarez
Santos
Caro Reinaldo
ExcluirNão é de agora que ouço falar da saúde municipal, mas quando acontece com pessoas amigas e/ou parentes próximos é natural que sintamos muito mais.
Estou do seu lado, conte comigo.
Não acredito nesta administração municipal.
Hermam
Santos
Reinaldo, recebi a noticia e fiquei perturbado e profundamente indignado. Não sei o que dizer a não ser que conte comigo para o que der e vier. É inadmissível que os santistas sofram dentro da sua própria cidade que quer oferecer a melhor qualidade de vida do país. Como? Matando seus munícipes.
ExcluirConte comigo amigão, estarei ao seu lado.
Roberto Marques - Betão
Campo Grande - Santos
robertomarquess@bol.com.br
Olá Reinaldo
ExcluirEstou sem palavras!
Mas tenho que dizer algo.
Força meu velho, as coisas vão se ajeitar.
Estou contigo
Carlos Eduardo
Embaré - Santos - SP
Querido Reinaldo
ExcluirNós da TLM estamos solidários com sua dor. Conte com a equipe quando e onde precisar.
Esteja com Deus
Equipe TLM
Reinaldo
ExcluirVocê foi mais uma vítima deste sistema corroído e nefasto.
Estamos com você, estamos ao seu lado e você está em nosso corações.
Fique com Deus meu querido.
Antenor e Família
Estuário - Santos
Reinaldo
ExcluirÉ um absurdo! Mas estamos com você. Eu, o Julio, Carlão, Almir, Lima, Jairo e o Celio.
Para o que precisar estamos a disposição.
Wilsom Vieira e amigos da Vila São Jorge
Caro Reinaldo
ExcluirConte comigo, isso é uma calamidade.
IC
Jardim Castelo
Meu querido Reinaldo
ExcluirRecebi a informação do que aconteceu!
Estou muito triste por você e sua irmã, mas estou revoltado por morar nesta cidade que trata a saúde pública com descaso.
Mas, como disseram os nossos amigos acima, em momento oportuno, daremos uma resposta a altura.
Força, coragem e amigos você tem de sobra, tenha apenas paciência.
Eleniltom Viana
Encruzilhada
Santos - SP
Grande amigo Reinaldo
ExcluirConte comigo agora e sempre.
Sakay Tecamoshi
Aparecida
Fala mano do peito. Você sabe que temos laços profundos, portanto não vou dizer mais nada.
ExcluirUm grande beijo no seu coração.
ABJ
Santos - SP
Paz meu irmão
ExcluirMeu coração e seu coração são apenas um, neste momento.
Estamos juntos.
Yrukaia
Aparecida
Reinaldo
ExcluirFique tranquilo, não deixe isso te corroer. Estamos do teu lado.
Vou te mandar um email.
Um beijo no teu coração.
Ewertom Ramos
Vila Nova
Santos
Força Reinaldo
ExcluirEstamos aqui. Conte conosco.
Meu caro Reinaldo
ExcluirEstou solidário e conte comigo.
Muita força nessa hora.
Tonio S. Lima
Santos
Estou contigo meu caro amigo Reinaldo
ExcluirNos faleremos em breve
Te apoio em tudo que precisar
Stefano
Santos
Meu caro amigão
ExcluirEstou sintindo demais esse descaso, ainda mais com um grande amigo.
Não sei o que dizer a não ser o quanto detesto o serviço público municipal de saúde em Santos.
Estou solidário e breve nos encontraremos.
Um abração amigo
Shyviesco
Campo Grande
Meu companheiro Reinaldo
ExcluirDesculpe só agora ter aparecido. Estou sem palavras para prestar-lhe minha solidariedade. Mas estou ao seu lado para o que der e vier. Sabe que pode contar comigo.
Estou realmente muito triste e lendo o relato, fiquei revoltado e envergonhado dessa cidade que como você, ajudei a construir.
Fique em paz irmão
Felipe
Embaré
Amigo Reinaldo
ExcluirEstou a par do que aconteceu. Uma sucessão de errros e descasos que não podem ficar assim. É triste perder uma ente querida, uma ente querida pura como a sua irmã, é pior ainda, pois sabemos como ela era especial em todos os sentidos.
Sou teu mano, sabe disso!
Renato (revoltado com o sistema)
Encruzilhada
Olá Reinaldo
ExcluirSou taxista e talvez não se lembre de mim, mas transportei você tres ou quatro vezes para o PS Central e lembro que você me contava a evolução da sua irmã de forma até angustiada. Fiquei sabendo da morte dela por uma infeliz coincidencia. Também não sei se se lembra, mas te transportei para o necrotério no dia que isso aconteceu. Soube por outra pessoa que havia um comentário seu neste blog e na primeira oportunidade fiz questão de acessar para prestar solidariedade.
Fui testemunha de sua luta para salvar a vida dela. Talves eu tenha colaborado mais para que a vida dela tivesse sido salva do que os próprios médicos o tenham feito, tamanha a negligência constatada por você em que fui testemunha pelo seu desabafo nas ocasiões em que te levei e trouxe do PS Central.
Fiquei muito triste, pois sei a correrria que foi nesta triste semana. Não é uma fatalidade, foi pura negligencia!
Deixo aqui meu companheiro, meus sentimentos e os sentimentos da minha familia que está também inconformada.
Esteja com Deus e que ele possa te confortar.
Cunha
Radio Clube
Hoje é dia 15 de março de 2012, dia mundial do consumidor.
ExcluirHoje é o dia para comemorar?
Hoje é o dia para sofrer, relembrar momentos tristes e reverenciar aqueles que se foram vítimas do descaso e da negligência, mortos por seus próprios conterraneos ou pelo menos seus próprios patrícios.
É assim que é o Brasil!
Meu amigo Reinaldo
ExcluirMuita paz e tranquilidade para você. Estou triste também pois perdi um ente querido a pouco tempo e fiquei mais triste ainda por você. O que posso dizer, te conhecendo como conheço é que descanse, ponha a cabeça no lugar, fique tranquilo que tudo isso terá seu desfecho, se não for pela justiça dos homens, será pela justiça de Deus.
Conte comigo
Euzebio
Bom Retiro
euzebiomartinsdasilva@bol.com.br
Amigo Reinaldo
ExcluirEstou a disposição, imagino sua dor, por isso estou aqui para mais um apoio, dentre todos que já passaram por aqui.
Coelho Volp
Saboó - Santos
Força meu caro Reinaldo
ExcluirSei como é dolorido, principalmente porque há aí um ingrediente de negligência que foge das nossas mãos. Eu sei o que é isso.
Também estamos com você.
Um grande beijo no seu coração.
Marcos Espinelli
marcosespinelli@aol.com
Estuário
Santos - SP
Caro Reinaldo
ExcluirSabemos que infelizmente isso é rotina e até mesmo os administradores, entra ano, sai ano, entra eleição sai eleição, se esforçam para manter o sistema desse jeito e sabemos o porquê.
Resta-nos esperar as próximas eleições e agir.
Meus votos de pronta recuperação.
Força para lutar.
IVM
Aparecida
Olá meu queridíssimo Reinaldo
ExcluirComo posso te ajudar?
Estou a disposição, me procure, precisamos conversar.
Um grande e forte beijo em seu coração e de sua mãe também.
MVC
Gonzaga
Amigo Reinaldo
ExcluirEstou solidária a sua dor, principalmente por ela ter sido provocada por negligência.
Sua dor é minha dor.
Fique com Deus e brevemente nos veremos.
Dina
Campo Grande
Santos
Grande amigo Reinaldo
ExcluirInacreditável, tanta luta para perder a menina em 3 dias e o pior sem poder fazer nada para evitar.
Desculpe Reinaldo, mas não dá pra ficar calado.
Conte comigo e seus amigos que estarão ao seu lado.
Esse Serviço Público Municipal de Saúde é uma aberração mesmo.
Ernesto Silva Santos
Um cidadão santista revoltado
Embaré - Santos - SP
Estamos contigo amigão, conte com a gente
ExcluirLuciano
P. da Praia
Oi Reinaldo, é a Clelia
ExcluirMeu amigo, estou muito triste por você e sua irmã.
O que dá pra fazer nessa hora, o que dá pra falar nessa hora?
Estamos a disposição.
Clelia Arantes
Vila Nova
Meu grande amigo e querido Reinaldo
ExcluirFiquei sabendo ontem o que aconteceu na segunda feira e estou simplesmente perplexo. Não dá pra acreditar em tamanho descaso, mas vindo de você acredito sim e sei que és um homem batalhador e profundamente humano. Basta dizer que quem se torna curador de uma irmã muito especial e ainda zela pela sua mãe de quase 80 anos, dedicando sua vida a essa missão? Quem? Só você mesmo meu querido.
Sei que faz isso por amor e pela familia e quando algo acontece e foge do controle, onde há ingredientes de negligência, torna-se extremamente doído e revoltante.
Dizer o quê? Que vai mudar, que vão fazer algo?
Claro que não somos ingênuos!
Mas no momento certo Reinaldo, nós faremos!
As urnas nos esperam para uma tomada de atitude.
Fique com Deus.
Jairo
Campo Grande - Santos - SP
Oi Reinaldo, é uma das piores horas para se falar, mas estamos aqui para oferecer nossa solidariedade e colocar a disposição nossos préstimos. Conte conosco, agora e sempre.
ExcluirRoberto e família
Macuco - Santos - SP
Caro Reinaldo, eis o resultado de um mundo capitalista e de uma econômia selvagem. Todos nós sabemos que sempre acaba assim. Os mais pobres sempre serão oprimidos e os mais ricos sempre serão privilegiados. O caráter não está no comportamento mas na roupa que se veste e na capacidade humana em fechar os olhos para o errado e seguir fileira para a conveniencia do sistema, assim como os mercenários fazem.
ExcluirÉ assim com a administração pública, é assim em todos os lugares em que o principal interesse é o dinheiro e não o ser humano em si.
Meu amigo. Também conte comigo.
Mathias
Saboó
Meu querido Reinaldo
ExcluirSeja forte e encare a realidade, só assim prosseguimos e conseguimos renovar. Temos que fazer isso porque ficam sempre pessoas que ainda dependem da gente e precisamos protege-las.
Conte comigo
Albano
Santos
Prezado Reinaldo
ExcluirPosso imaginar o drama que você viveu. Presenciando negligência, má vontade, indiferenças, imperícias e imprudencias. Tudo isso sem poder e conseguir denunciar por se concentrar na vida da sua irmã.
Sei o que é isso, pois já passei também pela mesma experiência neste mesmo PS Central e que coincidencia ou não tinha como administradora a atual Exma. Secretária da Saúde.
Portanto, nada de novidade, nada de diferente, nada de espetacular na terra do Brás Cubas.
Os administradores fazem carreira e os problemas também!
Amigão, conte comigo
Estou ao seu lado
Mario Carneiro
Embaré - Santos
Reinaldo
ExcluirDesculpe, mas só pude entrar hoje.
Triste tudo isso, conte comigo, estamos a disposição.
Do seu amigo
Marco A. Salles
Santos - SP
Grande Amigo
ExcluirConte comigo também. Estou a sua inteira disposição.
Força
Casimiro Munhos
Embaré - Santos
Amigão
ExcluirQuando resolver processar, me procure!
Força nessa hora, recomponha-se e depois resolveremos o que ficou pendente e todos esses descasos.
Juvenal Ribas Freitas
Gonzaga
Santos - SP
Olá meu querido
ExcluirEstamos solidários. Só consegui chegar aqui hoje, desculpe-me!
Estou estupefato!
Não é possível que todas essas coisas ocorram simultaneamente e ainda com uma pessoa indefesa.
Conte comigo
Estamos nessa.
Emersom
Embaré
Caro Geonisio
ResponderExcluirVocê é um cidadão santista como todos nós mas tem poderes que não temos, daí a razão pela qual foi eleito. Resolver, sanar, encontrar soluções, ter idéias, ter criatividade, novos caminhos...
Tenho que discordar do vereador quando diz que a saúde na cidade de Santos é um problema crônico. Desculpe, mas afirmar isto é insultar nossa inteligencia, pelo menos a minha.
O nobre vereador está dizendo que o atual sistema de saúde da cidade de Santos, não tem solução?
Quanto a questão econômica. Quem encara dessa forma são os próprios administradores da cidade, a começar pelo prefeito.
Pensa comigo, num delírio de utopia, se no país não existisse planos de saúde e tão pouco hospitais particulares, o prefeito iria consultar um médico aonde? Numa rede pública! Correto?
Que padrão teria essa rede pública se até o prefeito tivesse que usa-la?
Sinto vereador Boquinha, mas a única razão pela qual o sistema de saúde de Santos não funciona e mata seus cidadãos é descaso e interesse financeiro, por que dinheiro tem e tem muito.
Como eleitor dessa cidade e não muito ignorante na área, peço que reflita sobre seus paradigmas neste assunto.
Barroso Alves
Macuco - Santos
Caro Sr. Boquinha
ResponderExcluirAcho que tratar a rede pública Santista como algo que não tem solução é se eximir do trabalho de encontrar formas e caminhos para mudar.
Minha concepção é diferente ao do Sr. Vereador.
Pense... Se acreditassemos que as coisas fossem crônicas, o senhor não teria chegado a vereador, afinal, não foi fácil, foi? O senhor deve ter derrubado muitas barreiras e superado muitos obstáculos. Se tivesse desistido em algum momento, talvez não teria conquistado. Se tivesse pensado em algum momento que algo não tivesse jeito...
Para mim, nada é crônico!
A esperança de uma solução tem sempre que existir.
Dizer que os problemas sérios na rede pública Santista é crônico, é abandonar o paciente antes de cura-lo, o mesmo que fizeram com a pequena Neuza. É o mesmo que fazem com dois ou três corpos que chegam no necrotério vindos da Central de Vagas, todos os dias.
Só entendo que a palavra CRÔNICO aqui, só serve como retorica.
Vamos repensar um pouco sobre isso.
Existe um verdadeiro matadouro nos PSs da Cidade de Santos.
Puxa vida Boquinha
ResponderExcluirSe não tem jeito, então os cidadãos menos afortunados, mas cidadãos tal qual qualquer outro que é dono de um Shopping ou ambulante de sorvete, são, de alguma forma fomentadores da riqueza da cidade. Pagam seus impostos e ajudam a construir essa cidade, estão orfãos da saúde?
Já usei o PS Central e fiquei horrorizada.
Alguns comentários acima, não me são nem um pouco estranhos ou beiram de longe alguma inverdade.
Médicos totalmente desinteressados. Funcionários que parecem esconder alguma coisa podre por trás dos atendimentos. Enfermeiras praticando negligência como se escovassem os dentes todos os dias.
Sou enfermeira e sei como as coisas funcionam na área da saúde. Não consegui ficar neste PS por muito tempo. Senti um nó na garganta, uma sensação de angustia profunda, envergonhada de minha profissão e ao mesmo tempo vendo que as coisas ali funcionam abertamente e com a proteção do poder municipal santista.
É falta de vontade política e ao mesmo tempo interesse financeiro.
Desculpe, mas penso assim... Gastar dinheiro com o pobre prá que?
Pobre é santista, mas não é um ser humano.
Pobre trabalha, mas não tem influencia.
Pobre sente dor, mas não reclama.
Pobre é usurpado de seus direitos, porque não conhece eles.
Pobre é pouco instruído e não entende que também é cidadão.
Não acredito em qualquer mudança.
Stella
Embaré
Prezado Boquinha
ResponderExcluirÉ com o coração enlutado e ao mesmo tempo revoltado que digito algumas linhas.
Fiquei a par em detalhes da história do amigo Reinaldo e fiquei extremamente estupefato. Ele é da área da saúde a quase 30 anos e como conhecedor, presenciou algumas dezenas de imprudências, imperícias e negligências praticadas por todos, desde a classe médica staffs e residentes, classe da enfermagem, desde as padrões até as técnicas e dos funcionários administrativos. Constatou uma verdadeira rede de proteção ou blindagem como queira, para que um único profissional fosse pego no ato da ação e que um único documento pudesse ser emitido que comprometesse tais funcionários. Constatou o silêncio ensurdecedor das informações omitidas para que alguém viesse a se comprometer com declarações. Constatou um fisiologismo declarado, conivente e leal para que em bloco, a proteção fosse feita com mais eficiência.
Também conheço a área, mas felizmente minha vida profissional foi desenvolvida em áreas mais exigentes, responsáveis e comprometidas com a vocação, transparência, amor à profissão e ao próximo.
Tenho certeza que não há muito o que fazer, pois os políticos tem a capacidade impar de transformar a desgraça alheia em dividendos ( não me entenda mal, não estou incluindo sua pessoa ) e os que deveriam solucionar os problemas dos cidadãos, solucionam os seus próprios, auferindo votos, entre outras.
Como cidadão santista e amigo do Reinaldo e me inteirando em detalhes do ocorrido nesta semana fatídica, sinto-me enojado, revoltado e com muito medo. Onde o Sistema Municipal de Saúde irá parar.
Dizer que as policlinicas funcionam, que foram comprados novos equipamentos e tantas outras balelas que já conhecemos não explica por que uma pessoa com um quadro clínico grave, mas estabilizada por 10 meses por um médico conceituado que precisava apenas que fosse dada uma vaga na Santa Casa para passar por um procedimento e obter mais anos de vida, em três dias sucumbiu resultado de uma série de erros que passam pela negligência ao descaso.
Não precisa explicar, porque este deve ser um, entre uma dezenas deles que ocorrem nos PSs desta cidade rica onde o metro quadrado já está ao nível das cidades mais turísticas do Brasil, mas onde o cidadão parece ser a peça menos importante deste quebra cabeças, sobretudo o menos afortunado, mas tanto quanto trabalhador como qualquer outro.
As eleições estão por aí, iremos lembrar disto!
Bira
Aparecida
Sou santista e amo esta cidade, mas tenho vergonha quando parentes meus de outras cidades vem visitar-me e precisam usar a rede pública de saúde. Já aconteceu duas vezes e as duas passei vergonha.
ResponderExcluirEntra político e sai político e como mesmo disse o vereador, é crônico, mas é crônico porque querem que seja crônico.
Não vejo perspectiva.
Ao Sr. Vereador Boquinha
ResponderExcluirEste assunto merece ser verificado. Conheço o Reinaldo, uma pessoa séria, trabalhadora, era curador de sua irmã e ainda cuida de sua mãe de quase 80 anos. Uma pessoa dedicada. Um santista e um filho de santista e neto de santista.
O descaso aplicado à ele e a sua irmã é coisa de polícia, mas também é um caso administrativo. Negligência atrás de negligência sem um responsável sequer. Não dá pra acreditar que não se faça nada. Ohhh país da impunidade!
Vou me lembrar disso quando for as urnas
Caro Boquinha
ResponderExcluirÉ inadmissível que cidadãos santistas menos afortunados não possam contar com os serviços de saúde do municipio, principalmente quanto as vagas em hospitais para determinados procedimentos que o SUS paga. Só encontro um responsável por tudo isso.
Quem responde pela central de vagas?...
A secretaria da saúde, quem responde pela secretaria da saúde?...
O secretário, nomeado pelo prefeito, correto?
Pelo jeito o prefeito ou não responde por nada ou se esconde atrás dos seus acessores.
Vaga é vida, vida é sagrada, vida de um santista nato é mais sagrado ainda!
Heitor
Ponta da Praia
Fiz questão de passar neste blog para deixar meus sentimentos e ao mesmo tempo expressar meu ponto de vista sobre a decadente saúde pública em nossa cidade.
ResponderExcluirEstou muito decepcionado com os ultimos acontecimentos e até mesmo alguns depoimentos feitos aqui.
Li o caso do Reinaldo no PS Central e fiquei alarmado. Onde chegaremos?
Sou santista e me sinto envergonhado.
Fico imaginando se tivesse acontecido com algum parente do Sr. Prefeito!
Claro! Pura Utopia!
Estou chocado
Alvaro
Prezado Vereador Boquinha
ResponderExcluirSabemos que a política de saúde pública é a que está aí e não vai mudar, não é?
Sabemos também que todos sabem como ela é, não é verdade?
Todos, absolutamente todos sabem como ela é!
Os desafortunados abaixam a cabeça, porque precisam de alguma migalha.
Os afortunados utilizam seus planos.
Os políticos enrolam.
E o poder executivo passa a régua.
Sempre foi e sempre será assim. É verdade! É crônico, porque precisa ser crônico. É necessário prá que a máquina pública podre e corroída funcione ao gosto de todos àqueles que se beneficiam dela.
O que o vereador Boquinha tem a dizer sobre a administração atual do prefeito Papa? Dá pra dizer que as vidas perdidas pelo descaso da saúde municipal será recuperada? Ou será que a prefeitura ganha comissão das empresas de serviços funerários da cidade de Santos. Só o da Santa Casa são de 2 a 3 corpos por dia, todos da Central de Vagas.
confira!
Ao Sr. Vereador Boquinha
ResponderExcluirFica aqui meu protesto como cidadão santista, pagador de impostos, trabalhador, torcedor do Santos FC, meu pais são santistas e meus avós também. Trabalharam no cais e graças e eles meus pais se formaram e eu também. Amo essa cidade, mas não dá pra engolir coisas desse tipo e ficar de boca fechada.
Vereador, estão matando nossos munícipes e não se faz nada. Lí o relato do Reinaldo e fiquei chocado. Cara, não dá pra entender porque essas coisas ainda acontecem numa cidade rica e bonita como a nossa. Meus pais me ensinaram a amar a cidade e os santistas. Viajei muito e sempre encontrei meus conterraneos e sempre vibrei por isso. Não entendo porque uma instituição municipal de rede pública de saúde pode, trata e deixam tratar um santista cidadão da forma como foi tratado e nada acontece.
Fim da picada.
Mas na hora certa a gente acerta
Evandro Salles
Aparecida
Ao Sr. Cidadão Geonisio
ResponderExcluirTenho 65 anos e lembro-me quando a Santa Casa de Santos, era de Santos mesmo e atendia a todos. Lembro-me que o serviço de saúde da nossa cidade era outro, funcionava e tinhamos orgulho de Santos.
Hoje sinto-me numa mistura de vergonha e de revolta pelos fatos que ocorrem diuturnamente nos Serviço Municipal de Saúde Pública da Cidade de Santos.
Estou entristecido pela morte de um ente querido de um grande amigo que conheci e que não merecia tal tratamento. Aliás, ninguém merece um tratamento destes, mas achamos que nunca acontecerá conosco, mas acontece.
Vou me lembrar disto nas urnas.
Armando G.P.Filho
José Menino
Santos
Ao Sr. Vereador Geonisio
ResponderExcluirMais um luto, mais um falecimento. Só no dia 12 do corrente foram 2 corpos da Central de Vagas. Segundo informação, são de 2 a 4 corpos diariamente enviados ao necrotério da Santa Casa de Santos todos provinientes de pacientes que não obtiveram vaga, quer seja em UTIs, quer seja de vagas em Hospitais da região.
Somados em 30 dias, isso pode chegar a mais de 100 corpos por mês, só do serviço funerário da Santa Casa, fora os outros e todos por falta de vaga. Esses números estão sendo feitos por baixo.
Essa não é uma estatistica alarmante?
O que o nobre vereador pode fazer a respeito?
Familia Meira
Boqueirão
Ao Sr. Vereador Boquinha
ResponderExcluirEstarei acompanhando mais de perto essa novela. A rede pública municipal de saúde não pode tratar seus munícipes como cabeças de boi.
Ao meu ver a responsabilidade de qualquer morte claramente provocada por negligencia e falta de vagas em UTIs ou Hospitais da Região é primeiramente do Municipio e consequentemente do Prefeito. É ele quem assume o compromisso legal e eleitoral por proteger vidas santistas através de um serviço eficiente de saúde.
Mas não é isso que acontece. Sei muito bem dos descasos, das negligencias médicas, da falta de material, falta de vagas, falta de vontade e a ausência de verbas que são desviadas para outros fins. Isso é publico e notório, mas o brasileiro tem a cultura de não se mobilizar.
Não será assim!
Estamos com o Reinaldo
Hermam
Santos - SP
Ao Sr. Vereador Boquinha e ao Cidadão Geonísio
ResponderExcluirDeixo meu protesto como morador de Santos e santista nato.
A Rede Pública Municipal de Saúde tem que passar por uma auditoria. Apesar de utilzar um bom plano de saúde, conheço muito bem a rede pública de saúde, sobretudo os PSs e principalmente o PS Central. O atendimento é vergonhoso para uma cidade que se diz uma das melhores para se viver.
Sr. Prefeito, o senhor entende de escolas, que já é um caos. Mas de administração e sobre tudo de saúde pública, nota 0.
Roberto Marques
robertomarquess@bol.com.br
Campo Grande - Santos
Vereador Boquinha
ResponderExcluirSe protestar resolvesse as coisas estariam melhor.
Fica aqui então apenas a presença de um humilde eleitor que vai levar em conta as intercorrencias deste período de 4 anos, no dia em que eu depositar meu voto.
Vereador Boquinha
ResponderExcluirClaro que a prefeitura, o prefeito, o secretário da saúde e todos os acessores sabem o que acontece dentro dos PSs e de como são tratados os pacientes da rede pública de saúde. Sabem também que pacientes que não conseguem vagas em UTIs são praticamente exterminados. Eu sei e não precisa fazer muito esforço para conseguir as informações de que são despachados dos PSs diariamente vários corpos para os necrotérios da cidade, oriundos da falida, inoperante e sinistra central de vagas.
Seu prefeito, estamos de olho no Sr.
Sakay Tecamoshi
Aparecida
Ao Sr. Vereador
ResponderExcluirFica aqui meu protesto!
Yrukaia
Aparecida
Sr. Vereador
ResponderExcluirQuando o Serviço Publico de Saúde irá oferecer um serviço adequado a população santista?
Não é admissivel que cidadãos santistas que nasceram, trabalharam e ajudaram a construir essa cidade, sejam tratadas com descaso e negligência no fim de suas vidas e morram esquecidas pelo poder público quando mais precisam, isso é um crime.
Tonio S. Lima
Santos
Ao Sr. Vereador
ResponderExcluirDeixo meu protesto registrado aqui, pois sei do que acontece nos PSs da cidade de Santos e já presenciei muita coisa errada. Cansei de relatar e nunca ninguém tomou providencia, portanto cheguei a conclusão que os administradores são coniventes ou no mínimo co-responsáveis por essas verdadeiras anomalias. O que aconteceu com meu amigo Reinaldo é mais um de tantos que já aconteceram e tenho certeza que ficará sem justiça e sem punição e principalmente sem solução pois como o Sr. Vereador mesmo disse é um problema crônico que os políticos tem o dom e a vocação de ignorar.
O que os políticos ainda não entenderam é que tudo que é ignorado por muito tempo, torna-se grande o suficiente para não poder mais ser escondido. Talvez seja esse o caso!
Sr.Vereador Boquinha
ResponderExcluirNunca vi algum servidor ser punido por negligencia, imperícia ou imprudencia. Nunca vi um sistema público de saúde passar por alguma auditoria ou vistoria para que pudesse ser melhorado. Obs: Sou servidor, mas me sinto envergonhado pois sou obrigado a aceitar o sistema para fazer parte dele, mesmo que ele seja imoral, sinistro e repugnante. Sempre gostei de ser servidor, mas meu sonho é servir num sistema limpo, moral e transparente, que me desse orgulho da profissão.
Os servidores fazem parte de uma classe que foi comprada pela administração pública para serem cabos eleitorais em época de eleição. Há uma troca vergonhosa entre os administradores/politicos e essa classe que prevê estabilidade, proteção, salários razoáveis e outros benefícios em troca de apoio eleitoral. Todo funcionário público sabe disso como eu sei, mas me sinto envergonhado por esse pacto repugnante.
É por essa razão que os servidores são como são, negligentes, imperitos, imprudentes, imorais, criminosos e até se transformaram em verdadeiros mercenários da saúde. Trabalham de acordo com a necessidade do sistema. Se o sistema precisa de vagas, fazem uma faxina morbida e eliminam cidadãos que ocupam essas vagas. Procedimentos que não são registrados, não há controle, fiscalização, supervisão ou um orgão que faça conferências de procedimentos e o que existe também foi comprado e é conivente.
Por essa razão, medicações perigosas são administradas em pacientes indiscriminadamente, sem prescrição médica, sem registro. Procedimentos que também não são aplicados quando deveria ser aplicado levando pacientes ao agravamento do seu quadro, tudo visando a eliminação de vagas.
Acha que essas, são declarações graves?
Só se foi para você que está alienado! Isso é praticado abertamente, dentro deste sistema público de saúde municipal. É só entrar, averiguar, constatar!
Só não vê quem não quer ou quem não tem esclarecimento.
Eis o mundo criminoso do Sistema Público de Saúde Municipal de Santos.
E daí, nada vai mudar.
Nada será feito.
É o sistema
É a vida
É CRÔNICO
Ao Vereador Boquinha
ResponderExcluirDeixo aqui meu protesto e da minha familia que também usa o serviço municipal de saúde de Santos e conhecemos bem como ele é.
Sem mais comentários
EMS
Bom Retiro
euzebiomartinsdasilva@bol.com.br
Aos caros munícipes leitores, lamento que algumas pessoas não tenham entendido minha resposta ao senhor Alberto.
ResponderExcluirO senhor Reinaldo Pinto, que perdeu sua irmã, pode ser testemunha de meu envolvimento e trabalho quanto aos descasos que temos na saúde pública de Santos. Posso afirmar que sou o vereador que mais faz "blitze" no setor da saúde e fiscaliza a atuação dos médicos nos prontos-socorros do município.
Tanto é verdade que encaminhei um pedido de investigação quanto ao gasto com pagamentos feitos a médicos em plantões que não são cumpridos. Reitero que o senhor Reinaldo sabe da minha postura e atitudes na área da saúde pública, e pode testemunhar sobre os desdobramentos meus e de minha assessoria quanto à falta de vagas para internações na cidade.
Está nítido que não há vagas para internação no sistema único de saúde de Santos. E, infelizmente, devo concordar que perdemos vários pacientes nos prontos-socorros, que são amigos, familiares e entes queridos, porque hospitais como a Santa Casa e a Beneficência Portuguesa não abrem vagas para internação. Eu também conheço esta dor.
Entendo que este é um problema sério, porque hoje mesmo estou com um tio "de coração" internado no PS central com problemas cardíacos urgentes, e não se consegue vaga para internação.
Gostaria que não me entendessem mal. Volto a repetir que não só lamento a existência desses problemas, já que tive dificuldades parecidas com minha falecida mãe, como luto para a solução deles.
Por definição, o termo "crônico" significa que "dura há muito tempo, arraigado". Se eu considerasse os problemas do setor de saúde como impossíveis de serem resolvidos, como alguns interpretaram, eu estaria lutando pelo nada, em vão, ou já teria desistido de cumprir minha função de cobrar providências dos setores competentes e de denunciar os abusos que encontramos no dia a dia.
Reafirmo que continuo decidido a trabalhar para a melhoria do sistema público de saúde de Santos, e que este canal continua aberto para meu diálogo com a população, para receber denúncias, críticas e sugestões.
Um abraço do amigo Boquinha.
Nobre Vereador
ExcluirO Sr. foi redundante demais. Mesmo que o Sr.Reinaldo pudesse testemunhar, não acredito que seria de bom tom incluí-lo na lista das pessoas que reconhecem o seu trabalho, já que não funcionou. Ao invés de influenciar em vagas, não seria interessante formar uma frente parlamentar para lutar contra a instituição de um "Matadouro Humano Municipal" e resolver ou pelo menos amenizar o sofrimento dos internados do PS Central que estão com seus dias contados, pelo menos dando-lhes algum tratamento concreto com atendimento humanizado e realmente profissional? Se eles morrerem, pelo menos, não será por negligência, imperícia ou imprudência!
Que tal algo mais objetivo. Diante de um fato tão aberrante não seria o caso de investigar administrativamente o que realmente ocorreu. Pelo que sei a paciente Neusa entrou andando e com um quadro estável tendo sido inclusive acompanhada pelo seu médico por 11 meses. Ocorreu que a mesma recebeu uma medicação contra indicada e a partir daí entrou num quadro que a levou a morte em apenas 3 dias. Tentou verificar isso? Porque, se não é o primeiro caso, deve haver então algum sistema funcionando de forma senão criminosa, pelo menos negligente, portanto gravíssima!
A questão da vaga aí é secundária quando acima disto, está o tratamento dado no PS Central. Não se engane, todos lá sabem que seu tio de coração é seu tio de coração! Pode ter certeza disto. Assim, o tratamento dado a ele será diferenciado. Não receberá medicação errada, será sempre avaliado por um médico responsável e todas as enfermeiras terão o máximo de cuidado com a vida dele, que não é mais valiosa do que a vida de todos que já pereceram naquela instituição sinistra. Ah! provavelmente seu tio de coração não está jogado na sala de emergência, correto?
Enfim, se o Sr. realmente está decidido a trabalhar para a melhoria do sistema público de saúde de Santos, gostaria que diante de tantos cidadãos santistas aqui presentes, oferecesse mais subsídios capaz de convencer a todos o que de fato está sendo feito para que se acabe com este "Matadouro Humano Municipal" e a cidade de Santos e seus cidadãos honestos e trabalhadores tenham orgulho de seu sistema de saúde.
Um abraço a todos que realmente são irmão santistas
Alvecio Nunes
Gonzaga
Sr. Vereador
ExcluirSe existe algum comprometimento de fato com o serviço público municipal de saúde, o sr. poderia descrever algum?
Por favor, algo de fato e concreto!
Poderia ser matéria do próximo post?
Marcos Espinelli
Estuário
Vereador
ExcluirOlha, "blitze" talvez não seja o caso! O Sr. está enxugando gelo. Afinal, a questão e de sistema e não no caráter. O Sr. não modificará o caráter dos profissionais, mas se mudar o sistema, os profissionais serão outros.
Eu já passei pela péssima experiência de parar no PS Central e pude ver o comportamento dos profissionais. Quem é ruim, será ruim até o fim da vida. Pau que nasce torto, morre torto! É uma questão de índole! É o sistema permitindo que profissionais viciados na negligência, na imprudência, na imperícia, na preguiça e na desorganização, façam parte do quadro.
Se o prefeito olha a saúde com visão empresarial e econômica, mesmo assim ainda está sendo incompetente pois sabemos que uma empresa privada escolhe a dedo seus profissionais para que errem o mínimo, produzam o máximo e não ofereçam prejuízo, ou seja, onde está a seleção de pessoal com verdadeira vocação pra área. Onde está a supervisão desse pessoal e onde está a diretoria que não consegue monitorar a supervisão.
Só dá pra supor duas situações. Ou é proposital fruto de conivência entre os funcionários e a administração ou é conseqüência de uma crise administrativa que fugiu do controle, talvez seja os dois. O fato é que existe e está matando cidadãos santistas.
IVM
Santos
Sr. Vereador
ExcluirNão concordo!
O Sr. pode ter a maior boa vontade do mundo, mas não está sendo eficiente. Onde estão os projetos que venham mudar alguma coisa nesse sistema mórbido?
Quem deveria fazer "blitze" não deveria ser de algum orgão fiscalizador sério e confiável? Cabe ao vereador constatar o problema que é persistente a muito tempo, está realmente arraigado, portanto tornando-se crônico e apresentar projetos que mudem isso.
O vereador tem algum?
Fico triste por ver que as possíveis soluções caminham muito lentamente e paralelamente as mortes caminham de forma muito rápida!
Bom Sr. Vereador
ExcluirSe o espaço aqui é para crítica também, e por favor não me leve a mal, e tão pouco será pessoal, apenas de cidadão santista para um vereador santista, preciso fazer alguns questionamentos.
Lamento não leva a nada! A melhor forma de solidariedade e comprometimento é arregassar as mangas de fato e fazer algo concreto.
Não li nada aqui, escrito pelo vereador que mostrasse comprometimento. Quando foram citados por vários usuários, membros e cidadãos da cidade o comportamento negligente dos funcionários e médicos do PS Central, o vereador não expressou qualquer opinião, ao contrário, insiste em falar sobre vagas, jogando a culpa os hospitais tradicionais da cidade e isentando a responsabilidade da administração pública municipal, como se a prefeitura não tivesse qualquer responsabilidade. Insistiu-se no comportamento negligente, imperito e imprudente dos funcionários e o vereador não tocou no assunto. Sequer mostrou interesse em discutir essa questão que mata pacientes antes deles conseguirem uma vaga.
Se o espaço é democrático, parece ser, mas está redundante, genérico e superficial.
Não podia deixar de registrar minha indignação. Quando algum político vai tocar na ferida de fato efazer algo pelos nossos santistas. Até quando iremos ter que viver e conviver com o medo da morte por negligência e descaso das autoridades.
ExcluirSou apenas mais uma santista indignada, muito indignada mesmo.
Clelia Arantes
cleliaarantes@bol.com.br
Vila Nova
Registro também minha presença e meu protesto pelo ocorrido com o Reinaldo.
ResponderExcluirSe é possível e se é desejável fazer algo, que se faça agora e não esperar que mais corpos sejam produzidos em detrimento da omissão e do descaso.
A questão só está nas mãos dos políticos, principalmente os do poder legislativo.
Quando se quer se faz.
Jairo
Campo Grande - Santos - SP
Se o espaço é democrático, mesmo sendo socialista, permitam-me apenas expôr um fato incontestável. Se tiverem dúvida ou desconfianças, podem verificar diretamente no necrotério mais tradicional da cidade.
ResponderExcluirEis o que o capitalismo selvagem produz.
Corpos descartados como em Auschwitz, Arbeitsdorf, Bergen-Belsen, Breitenau e tantos outros. A diferença é que são santistas.
São cerca de 2 a 4 corpos recebidos em apenas um necrotério diariamente, todos oriundos da Central de Vagas. Quem duvidar, vá verificar. Isso nos dá por mês, uma média de 90 à 120 corpos, repito, dados de apenas um necrotério da cidade, todos oriundos de pacientes da central de vagas, vagas que não foram atendidas.
Se isso não é estarrecedor, o que será então.
Quem responde por esses crimes?
Mathias
Embaré
Aos senhores leitores, devo informar que não ignoro os problemas da cidade, que os enfrento e tenho coragem de fazer o que está ao meu alcance pela melhoria do sistema público de Saúde em Santos.
ResponderExcluirNão se vê notícia de compras de hospitais nas cidades vizinhas, e não são exclusivos da nossa cidade os problemas com falta de vagas para internação, mas algo que ocorre no Brasil inteiro. Assim, existe até acúmulo de atendimento no SUS santista de pacientes de toda a região metropolitana da Baixada Santista. De qualquer forma, posso citar o empenho do município no setor com a aquisição do Hospital Conselheiro Nébias, antigo Hospital dos Estivadores, que propiciará mais leitos do SUS.
Os hospitais vendem planos de saúde, reservando quartos aos seus conveniados, na maioria das vezes. Isso impede que se consiga vagas do SUS nos hospitais, dificultando ainda mais o atendimento.
É importante frisar que, como legislador, minha função é de fiscalizar o Poder Executivo, de cobrar providências quanto às necessidades da população. O que posso afirmar que cumpro com dignidade, acompanhando todas as audiências públicas sobre o tema, verificando de perto as dificuldades encontradas nos prontos-socorros e unidades básica de saúde.
Nesse sentido, só entre 2011 e 2012, tenho mais de 20 trabalhos apresentados na Câmara Municipal referentes à Saúde, entre indicações, requerimentos e projeto de lei, todos à disposição do público pelo site www.camarasantos.sp.gov.br, na seção Consultas Online / Proposituras.
Também recebi aqui nos comentários uma acusação séria, sobre medicamento ministrado à senhora Neuza que seria contraindicado. Se tentei verificar isso, ainda não tentei porque o suposto fato não tinha chegado a mim, nem pelo próprio senhor Reinaldo.
Mas adianto que estou coletando informações para averigar o caso, e que podem acompanhar meus trabalhos na próxima sessão, segunda-feira, 19 de março, a partir das 18h, pessoalmente na Câmara, pela TV no canal 9 da NET ou pelo site http://www.tvcamaraaovivo.com/cmsantos/, porque vou tomar providências para apurar tal denúncia.
Talvez o nobre vereador não conheça o relato completo do ocorrido, por isso não tenha podido tomar alguma atitude.
ExcluirPara quem não conhece a história aqui está o endereço: http://minhacartaaberta.blogspot.com
Realmente um conto sombrio e mórbido.
Evandro Sales
Santos
Isso se já não eliminaram ou alteraram toda a documentação de internação da pobre paciente.
ExcluirÉ o fim da picada!
Lí e estou abobalhado. Não acredito que tudo isso pode acontecer num roteiro sucessivo de erros dentro de um PS Central numa cidade como Santos.
Prezado Senhor Vereador
ExcluirNão acredito que uma história como essa possa ser fantasiosa. Mas que é incrível a sucessão de descasos e negligências praticadas nessa instituição que não dá pra ignorar.
É preciso levantar nomes e responsáveis que descrevam porque tanta coisa errada aconteceu.
O mais espantoso é que a julgar pela quantidade de erros, certamente tudo isso deve ser praticado com muita frequencia.
Vou ficar de olho nisso, vou acompanhar o desenrolar.
Jonas Silverio
Santos - SP
Quem quizer entrar em contato pra me manter informado pode enviar email - acrimister@hotmail.com
O incrivel dessa história é que mesmo parecendo absurda para os nossos dias, diante de Conselhos Municipais de Saúde, Orgãos de proteção ao Consumidor, e tantas entidades de Defesa de usuários da saúde, nada disso parece existir ou funcionar. Nada disso parece ser útil, eficaz ou eficiente.
ExcluirMatam-se pessoas por negligência e tudo fica em paz. Eliminam-se cidadãos santistas que de alguma forma contribuiram para a construção e a evolução desta cidade e a vida segue como se nada tivesse acontecido.
Por que?
Porque não se tem influência?
Porque são menos afortunados?
Porque não se tem o poder financeiro?
Porque não se tem vez e voz?
Ainda bem que pelo menos diante das urnas somos todos iguais!
http://minhacartaaberta.blogspot.com
Eis a história sinistra.
Albano
Santos
É o mínimo que se pode fazer quando temos uma história sureeal e que vai de encontro a tudo que desejamos para uma terra que se diz culta, evoluida e civilizada.
ExcluirAs vésperas de dois grandes eventos esportivos onde se gastam bilhões para a construção de estadios, tudo isso para parecermos um país de primeiro mundo, quando na realidade não conseguimos suprir necessidades básicas como a da saúde, resta-nos diante destes verdadeiros dramas familiares, sentirmos vergonha de nós mesmos.
Ainda comemos mortadela e arrotamos caviar!
Mario Carneiro
Santos - SP
Vou acompanhar também.
ExcluirPrimeiro por ser meu amigo, segundo por ser um cidadão e terceiro porque pode acontecer comigo ou com algum familiar, portanto inadmissivel.
Reinaldo...
O tempo não fará esquecer!
Andrea
Aparecida - Santos
Caro Sr. vereador!!!!
ExcluirSou santista de nascimento, fui criada na cidade e sou irmã da Sra Neusa,cidadã brasileira e natural dessa cidade linda que é a cidade de Santos, a qual foi tratada com descaso, negligência, falta de amor ao próximo, falta de ética, enfim, tudo o que um cidadão, ou melhor dizendo, tudo o que um ser humano não merece, ela recebeu,dentro do PS Central. Não convivo com os problemas da cidade, pois moro em São Bernardo do Campo, mas tenho todo o direito de tecer um comentário, principalmente quando meus familiares estão envolvidos. Meu irmão fez o possível e o impossível para que tudo transcorresse dentro do esperado, nunca passou pela nossa cabeça, que nossa irmã sairia do hospital direto para o cemitério.Sou funcionária pública em São Bernardo e sei o quanto é dificil um verador com boa vontade conseguir tocar em frente seus projetos, e pelo que pude observar, parece que o senhor tem boa vontade, mas só isso não basta. A população que o elegeu, está morrendo todos os dias no PS,uma verdadeira fábrica de cadáveres, então eu pergunto, até quando isso vai continuar? Queremos apuração dos fatos, pq a vaga que foi destinada a minha irmã no dia 07/03 foi-lhe tirada? Pq deram medicações sem ao menos verificarem seu histórico médico? Ela não era uma eleitora, ela não era uma cidadã que produzia, mas era e é nossa irmã, um ente muito querido entre todos!!!!!Fica aqui o meu protesto como cidadã mas sobre tudo, como alguém que perdeu um ente querido por pura negligência de uma saúde totalmente corroída, corrompida, com funcionários totalmete despreparados e sem nenhum comprometimento com o próximo!!!
Irmão, fique em paz e saiba que tudo o que estava ao seu alcance para a nossa irmã ter uma vida melhor, vc fez,mas não esmoreça, estou ao seu lado para cobrar a quem é de direito!!!!!
Grande beijo!!!!
Beth
São Bernardo do Campo
Quero registrar o meu protesto também!!
ExcluirConheço o Reinaldo a muito tempo e sabia que ele cuidava da irmã especial. Sabia também de tudo o que estava ocorrendo e ela e li o relato no endereço http://minhacartaaberta.blogspot.com e não era para ela entrar no PS Central de Santos e sair para o cemitério. O quadro clínico dela não justificava esse final. Os erros e descasos ocorridos no durante o período da internação certamente foram as principais causas do seu óbito.
Vaga dada e depois retirada e logo em seguida uma medicação prescrita e fortemente contra-indicada para o caso dela certamente foram as principais razões.
Quem responderá por isso?
Caro Reinaldo...
Conte comigo, não vamos deixar assim!
Fique com Deus
Casimiro Munhos
Embaré - Santos
Prezado Vereador
ExcluirVou acompanhar esse desfecho e pelo que se vê os fatos são graves. Deve ter registros médicos e alguma satisfação a dar, já que a vaga foi dada e depois retirada e também uma medicação prescrita mas contra indicada para uma paciente psiquiatrica, que é tão grave quanto a primeira. Pelo que sei, a família não recebeu qualquer satisfação, já que muitos médicos são responsáveis ao mesmo tempo por procedimentos, o que para mim é estranho, tem que haver um responsável! Como é possível uma pessoa estar com um quadro estável num dia e três dias depois morrer com insuficiencia respiratória?
Há muita coisa a ser investigada.
Para mim isso é um caso de polícia.
Juvenal Ribas Freitas
Gonzaga
Santos - SP
A realidade é que a saúde no nosso país é ridícula, e nós como cidadãos ficamos de pés e mãos atadas nesses casos, conversar, pedir, explicar a situação não basta, precisamos gritar, implorar um direito que é de todos, um serviço de saúde com dignidade, respeito e humanidade. O que será que passa na cabeça de profissionais da saúde ao se formar? Por que não é apenas fazer uma faculdade, um curso técnico e pronto, principalmente essa área, exige uma extrema responsabilidade, pois lidam com pessoas doentes todos os dias, ninguém vai ao hospital por lazer, vão por necessidade, e que infelizmente dependem desses profissionais, confiam em suas experiências, habilidades, diagnósticos, e que parecem não dar a mínima para a dor e sofrimento, e muitas vezes nem nós olham, se acham superiores por saberem dar uma injeção, cortar, costurar... Onde fica a ética? A moral? Sem generalizar claro, mas sabemos que grande parte são egocêntricos, desumanos, vivem brincando de Deus, decidindo quem vive e quem morre.
ResponderExcluirQuando vemos na televisão que acontece essas coisas nos sensibilizamos, só que quando acontece com alguém da nossa família é bem diferente.
Dia 13/03 foi a primeira vez que estive em um velório e em um enterro, e foi da minha tia Neusa. Sei que isso é a ordem natural das coisas, só que por ser sido por descaso e incompetência é inaceitavél.
Tenho 23 anos, tenho muito que viver e aprender, e por ser jovem não sei se acredito mais em mudanças, em futuro melhor para meus filhos e netos. Enquanto os políticos não colocarem seus eleitores como prioridade, enquanto o poder falar mais alto que a compaixão e a desigualdade exitir, não terá mudanças!
Tio Reinaldo receba meu abraço e do Fabiano e transmita à vó!
Lívia
Hoje faz 7 dias em que a Neusa se foi!
ResponderExcluirNão é preciso dizer que mesmo com toda essa mobilização e tantos amigos e conhecidos terem demonstrado solidariedade, indignação e revolta, percebemos como a impunidade, a lentidão para apurar irregularidades e o fisiologismo entre os orgãos públicos, sobretudo os da saúde, imperam e comandam a prática da negligência, do descaso, do tratamento desumano e da indiferença com o sofrimento dos pacientes que infelizmente dependem de um hospital ou de um médico.
Vou acompanhar a evolução deste ocorrido, pois não é possível admitir a institucionalização da negligência médica e do descaso de funcionários da área de saúde que são servidores, portanto, antes de tudo, servem e devem servir a população que paga seus salários.
É revoltante
(as urnas estão aí!!)
Artebirotec
Luiz Antonio Serval
Magda Pereira Serval
Robsom Antonio Pereira Serval
Miriam Pereira Serval
Aparecida-Santos
Caro Vereador
ResponderExcluirParabéns, pela iniciativa. É isso que se espera de um legislador comprometido com a comunidade e seus eleitores.
Não se trata de apenas uma vida, mas de muitas que são ceifadas por negligência e descaso.
Vou acompanhar
Albiratam Cezário
Santos
Sr. Vereador Boquinha
ResponderExcluirAssistimos a sessão. Parabéns pelo requerimento
Também vamos acompanhar
Acrilotus
Santos
Sr. Geonisio
ResponderExcluirParabéns!!!
Estamos acompanhando. Assistimos a sessão.
Queremos muito que todas essas intercorrencias sejam esclarecidas.
Iremos acompanhar
MVC
Santos
Parabéns, essa é uma atitude que merece um grande voto de confiança.
ResponderExcluirDescaso e negligência não pode passar em branco.
Luciano
Santos
Prezado Sr. Vereador Boquinha
ResponderExcluirÉ preciso coragem e espírito de humanismo para solicitar um requerimento a prefeitura pedindo informações sobre o ocorrido naquele PS.
Tenho certeza que não se trata apenas deste caso, mas de tantos outros que já ocorreram e que infelizmente ainda irão ocorrer. O que se espera de nossos administradores é exatamente isso, transparência e honestidade.
Parabéns pela iniciativa.
Também irei acompanhar pois conheci a menina, ela não merecia isso.
Stella F. Mendes
Santos
Parabéns!! Assisti a sessão!
ResponderExcluirÉ uma iniciativa importantíssima.
Vamos acompanhar o desenrolar!
Albano
Santos
Prezado Vereador Boquinha
ResponderExcluirEstamos acompanhando a sessão e devo congratulações ao Sr.
A prefeitura tem obrigação de dar uma satisfação ao que aconteceu.
Somos todos contribuintes e numa hora dessas nos tratam como cachorros dentro de uma instituição que deveria oferecer carinho, conforto e esperança de vida, mas no entanto, nos retiram tudo isso.
Parabéns novamente.
Também acompanharei com atenção.
Evandro Sales
Parabéns pela iniciativa e coragem!!
ResponderExcluirEis aí um vereador comprometido
Estamos acompanhando.
Hermam
Santos
Prezado Senhor Vereador
ResponderExcluirAssiti a sessão. Ainda bem que o senhor foi o primeiro a falar, pois detesto essas sessões cheias de firulas, burocracias e rituais.
Pela primeira vez, senti que valeu a pena. A Neusa não merecia esse fim!
Como disse anteriormente vou ficar de olho, mas pelo que vi, o senhor tem coragem e iniciativa. Isso já o torna diferente.
Parabéns e esperamos não ficar sem respostas o seu requerimento.
Jonas Silverio
Santos
Acompanhei e gostei, parabéns pelo requerimento, sr. vereador!
ResponderExcluirVamos continuar acompanhando!
Abraços de sua eleitora.
Anna Curvello
Santos
Parabéns caro vereador!
ResponderExcluirAcompanhamos a sessão CMS às 18:00hs.
Estaremos acompanhando o desenrolar.
TLM
Santos
Acompanhei e devo parabeniza-lo!!!
ResponderExcluirAguarderei o desfecho.
Sakay
Santos
Parabéns Vereador
ResponderExcluirCoragem e comprometimento!
Também vou acompanhar
Barroso Alves
Santos
Vi a sessão pela rede, estava ansioso por isso, para pelo menos esse requerimento ficar registrado nos anais da sessão da câmara municipal de Santos, mostrando para nossos futuros cidadãos que Santos já teve um péssimo sistema público de saúde. E para que também o prefeito tome alguma providencia. Esperamos isso!
ResponderExcluirParabéns Sr. Vereador
Aureliano Mancuso
Santos
Valeu Boquinha, eis uma atitude louvável, pelo ocorrido e pelo descaso.
ResponderExcluirEuzebio M. da Silva
Santos
Também assiti a sessão, parabéns caro vereador!
ResponderExcluirVou continuar acompanhando o desenrolar.
WFJ
Santos
Parabéns Sr.Vereador
ResponderExcluirAcompanhei a sessão também.
Este requerimento é importante na medida que a prefeitura seja obrigada a prestar esclarecimentos.
Vou acompanhar
Orlando
Santos
Prezado Boquinha. Assisti a sessão na net canal 9. Parabéns pela iniciativa do requerimento. Esperamos que agora a prefeitura cumpra asua parte.
ResponderExcluirVou acompanhar.
Abraços
Marlom
Parabéns Boquinha
ResponderExcluirJulio
Santos
Prezado Boquinha, parabéns pela atitude. A prefeitura deve ser cobrada.
ResponderExcluirAdriano
Vamos acompanhar
ResponderExcluirEY
Santos
Caro Vereador
ResponderExcluirEstaremos acompanhando o desenrolar.
Roger S.Lima
Prezado Boquinha
ResponderExcluirMuito boa a sua atuação. Atitude corajosa e honrada. Precisamos dar um basta nisso, mesmo que sempre pareça utopia e sabemos que é, mas não podemos deixar em branco, não apenas por este caso em específico, mas por todos que já se foram, vítimas desse descaso.
Grande decisão
Odair
Santos
Ao nobre vereador. Vi a sessão do dia 19 do corrente em que o Sr. através de um requerimento, solicita esclarecimentos da Prefeitura para os descasos relatados pelo Sr. Reinaldo, onde me parece ter 5 testemunhas, todos cuidadoras da Sra Neusa.
ResponderExcluirQuero aqui deixar registrado os meus parabéns pela atitude corajosa e digna de um verdadeiro vereador santista, preocupado com causas sociais de santistas e de um atendimento digno nos serviços públicos municipal de saúde.
Parabéns
Otavio B. Siqueira
Santos - SP
Fiquei sabendo dos acontecimentos ontem e resolvi postar um comentário hoje, principalmente porque fiz questão de ler todos os comentários num post que não tem nada a ver com o assunto.
ResponderExcluirDe qualquer forma, já se faz necessário um post por parte do Sr.Vereador que realmente aborde essa matéria tão polêmica, tão angustiante e tão complexa pois envolve poderes, interesses e política.
O que vi aqui, é o resultado da tecnologia digital, onde as pessoas tem voz e vez e podem se manifestar de forma sincera e honesta.
Este caso não é único, não é o primeiro e infelizmente não será o ultimo. É preciso abrir espaço, digo até, um espaço maior para que diante de um fato tão grave como este, o senhor Vereador ofereça oportunidade das pessoas relatar, denunciar, criticar e até elogiar se for o caso.
E aproveitando a oportunidade, diante de tudo que já li, devo elogiar o Sr. Vereador pela coragem e visão, por ter dado oportunidade para que todos pudessem se manifestar. Isso é democracia.
Meus sentimentos ao Sr. Reinaldo
Estou solidário com sua dor
Também estou acompanhando todo o desenrolar.
Luiz
Santos - SP
De fato há muito mais entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.
ResponderExcluirO escandalo das licitações que a Globo publicou no fantastico neste domingo é algo que já ocorre a muito tempo e mostra que o problema é mais profundo e escabroso do que imaginamos.
Se for levantar a podridão de todo esse sistema talvez não se conseguisse espaço na cadeia para todos.
O que dá pra dizer é que uma vida foi tirada claramente por negligência e tantas outras com certeza também foram e muito provavelmente muitas ainda serão tiradas.
Pelo menos vimos alguém com coragem pra cobrar isso.
Assim, parabenizo o Sr. Vereador pela atitude.
Irineu
Santos
Ao Sr.Boquinha
ResponderExcluirEstamos parabenizando sua corajosa atitude. Assistimos a sessão do dia 19 e essas apurações somente terão algum efeito quando cobradas pelo poder legislativo. Isso só fortalece o poder e o vinculo com o cidadão eleitor.
Vou acompanhar
Elano Cunha
Santos
Estamos ao lado da justiça e dos esclarecimentos.
ResponderExcluirParabéns pela requerimento.
A população merece um serviço de saúde municipal, digno e a altura dos impostos que pagamos.
Biro
Santos
BOM DIA A TODOS.
ResponderExcluirMEU NOME É ROSANGELA, E HÁ QUASE DOIS ANOS PASSEI POR UMA SITUAÇÃO ,PARECIDA,MAS FELIZMENTE OU INFELIZMENTE MINHA MÃE TINHA UM PLANO DE SAÚDE MAS INFELIZMENTE VEIO TB A FALECER, ELA TAMBÉM COMO A NEUZA ERA UMA PESSOA ESPECIAL,MAS PARA MIM TAMBÉM TEVE NEGLIGENCIA MÉDICA, POIS O MÉDICO QUANDO O INDAGUEI QUE MINHA MÃE NÃO ESTAVA MELHORANDO,ELE TEVE A OUSADIA DE ME DIZER QUE REALMENTE ELA ESTAVA PIORANDO E ELE ME FALAVA COM DEBOCHE, ENQUANTO NÃO FOR UM PARENTE DESSAS PESSOAS QUE MORREREM NAS MESMAS CONDIÇÕES PRINCIPALMENTE DE MUITOS POLITICOS, NADA VAI MUDAR,PELO MENOS AGORA ESPERO QUE ALGUMA COISA MUDE, JÁ QUE O VEREADOR BOQUINHA DECIDIU TOMAR PARTIDO DIANTE DESTA SITUAÇÃO,ESPERO QUE ELE VÁ ATE O FIM, PARA NÃO TER OUTRAS PESSOAS ESPECIAIS COMO A NEUZA , QUE INFELIZMENTE NÃO PODE ABRIR A BOCA PARA DIZER O QUE SENTE, MAS GRAÇAS AO SEU IRMÃO QUE TEVE UM ATO DE CORAGEM E SOLIDARIEDADE ESTA TENTANDO LUTAR PARA VER SE MEDIANTE ESTA SITUAÇÃO OUTRAS NÃO PASSEM PELA MESMA SITUAÇÃO, PARABÉNS REINALDO POR ESTA INCIATIVA, POR ESTAR LUTANDO PELAS PESSOAS ESPECIAIS COMO SUA IRMÃ E POR TODOS OS QUE NECESSITAM DO HOSPITAL PÚBLICO, MAS QUE INFELIZMENTE NUNCA TEM VAGA, SÓ TEM PARA AQUELES QUE PODEM PAGAR, EU TORÇO PARA VC POIS TE CONHEÇO HÁ MUITO TEMPO E SEI DA SUA LUTA PARA QUE A NEUZA CONTINUASSE ENTRE NÓS , FORÇA.