quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Em entrevista ao DL, Boquinha defende uso de imóveis da CDHU em Santos para atendimento da demanda santista

Na última segunda-feira (19), o jornal Diário do Litoral publicou reportagem sobre a possível realocação de 60 famílias que habitam as encostas da Serra do Mar, em Cubatão, para imóveis da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no Morro da Nova Cintra, em Santos.

O vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB), manifestou-se contra a transferência, já que existe grande demanda da própria população santista que vive em áreas de risco. "Caso ocorra mesmo (a realocação), vou me juntar aos movimentos de moradia contrários à ação para protestar", afirma o parlamentar ao jornal.

Clique na imagem abaixo para ler a matéria na íntegra.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Escolas municipais terão placa informativa do Ideb

Alunos e pais da rede municipal de ensino de Santos terão em 2012 mais um método de avaliar o nível de educação das escolas na cidade.

Foi sancionada a Lei nº 2.790/2011, de autoria do vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB), pelo prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB), em 1º de dezembro, conforme publicação no Diário Oficial do município.

A norma obriga a fixação de placa informativa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), obtido pela unidade de ensino, ao lado da porta principal ou em local de fácil visualização dos pais e público em geral.

O objetivo é facilitar o acompanhamento e a cobrança mais de perto da qualidade das escolas, já que o índice, originalmente, só está disponível via internet.

Na opinião de Boquinha, é necessário tornar claras as condições de ensino em Santos. "Em muitas escolas com más avaliações no Ideb, o fracasso é dado como coisa natural ou culpa do sistema. Não podemos mais terceirizar a culpa pela má qualidade na educação".

Na placa, também devem constar o Ideb médio da cidade e do Estado, para comparação com o da escola.

O Ideb

Criado em 2007, o Ideb é como uma nota de avaliação em uma escala que varia de 0 a 10, com média 6, fixada pelo Ministério da Educação (MEC).

O indicador reúne os seguintes conceitos: aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

UniSantos homenageia vereador Boquinha por defesa da categoria de Relações Públicas

A Universidade Católica de Santos (UniSantos) reconheceu, em homenagem prestada na última sexta-feira (2), o empenho do vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB), na defesa da categoria de Relações Públicas.

Em novembro passado, o parlamentar apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando informações sobre a extinção deste cargo na Prefeitura de Santos.

O corte desta função e a alteração/ampliação de outros cargos do quadro efetivo municipal de Santos são previstos no Projeto de Lei Complementar 067/2011, de autoria do Poder Executivo da cidade.

Já em 2009, Boquinha se manifestou a favor do preenchimento das vagas de Relações Públicas previstas no quadro da Prefeitura, exaltando a importância deste profissional em todas as secretarias, Ouvidoria Pública e Cerimonial, além de questionar o fato de a prefeitura ter mantido estagiários atuando na área sem o acompanhamento de profissional habilitado e concursado.

Estiveram na homenagem o diretor do Centro de Ciências da Comunicação e Artes (CCA) da UniSantos, Roberto Hage Chain, e a coordenadora do curso de Relações Públicas, Aline Saboya Prado, além de alunos do curso e professores da Universidade.

Acompanhe abaixo o discurso de homenagem ao legislador.

Excelentíssimo Senhor,

Mais uma vez, Vossa Excelência atende ao clamor dos profissionais de Relações Públicas e se manifesta junto ao Poder Executivo de Santos em favor dessa categoria que luta em defesa da invasão do mercado de trabalho por pessoas não habilitadas para o exercício da atividade. A recente informação sobre a possibilidade de extinção do cargo de relações-públicas no quadro permanente da Prefeitura Municipal de Santos (Projeto de Lei Complementar nº 067/2011) provocou a indignação desses profissionais, dos professores e alunos de Relações Públicas da Universidade Católica de Santos, bem como, gerou preocupação nos dirigentes dos respectivos órgãos de classe.


O interesse e a ação efetiva da Câmara Municipal de Santos devolvem esperanças à comunidade acadêmica e aos profissionais do mercado de impedir o corte dos cargos atuais. A proposta de autoria de Vossa Excelência, aprovada por aquela Egrégia Casa em 7 de novembro passado, espelha o próprio questionamento dos relações-públicas, ao requerer maiores esclarecimentos junto ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal sobre os motivos de tal propositura, diante da real e comprovada necessidade de existirem profissionais graduados em Relações Públicas integrados ao quadro permanente do Executivo. O referido documento questiona ainda razão de não se promover concurso público para o preenchimento de tais cargos.


O pronto acolhimento da causa por Vossa Excelência e as providências adotadas, no caso, foram divulgadas aos órgãos da categoria, aos egressos, professores e alunos da Universidade e aos profissionais da Cidade, que acompanharão o desenrolar do Projeto de Lei.



Na oportunidade, apresentamos profundos agradecimentos pelo interesse e os mais elevados protestos de admiração e apreço.


Santos, 2 de dezembro de 2011
Dia Nacional das Relações Públicas

Cordialmente
Profa. Me. Aline Saboya Prado
Coordenadora do Curso de Relações Públicas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Boquinha enaltece trabalho de entidades assitenciais

Em entrevista ao programa CQC, veiculado na última segunda-feira (28), pelo quadro Proteste Já, o vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB) exaltou o trabalho das entidades assistenciais na cidade de Santos, que apresentam um grande esforço no cuidado de pessoas com deficiência e, muitas delas, de baixas condições socioeconômicas.

Na ocasião, a reportagem tratou da necessidade de convênio da Secretaria de Saúde (SMS) com o Centro de Convivência Esperança e Vida (CCEV), que cuida de jovens e adultos com deficiência intelectual e já recebe subvenção da Secretaria de Educação (Seduc). Para atendimento de maneira integral, com profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social e psicologia, a entidade aguarda resolução da prefeitura quanto ao convênio com a Saúde.

Assista abaixo, na íntegra, o vídeo do quadro Proteste Já da última segunda.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Boquinha recebe visita do programa CQC

O encontro ocorreu na entrada da Câmara Municipal de Santos

Reafirmando o compromisso de apoio à saúde da população santista, o vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB), recebeu a visita do programa CQC, pelo quadro Proteste Já, nesta terça-feira (22).

A entrevista tratou do Centro de Convivência Esperança e Vida, grupo que cuida de adolescentes e adultos com deficiência intelectual moderada ou severa, e precisava de recursos para a continuidade de seu trabalho.

Depois de um longo acompanhamento de Boquinha junto à entidade, o legislador recebeu do prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) a garantia de mais verba da saúde em 2012, visando melhorar o atendimento prestado pelo Centro, como na área de fisioterapia.

Boquinha visita obras do Orquidário

Vereador esteve no parque com secretária de Turismo, Wânia Seixas

Como representante da Comissão Permanente de Esportes, Turismo e Diversões da Câmara Municipal, o vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB), esteve na vistoria das obras do Orquidário nesta terça-feira (22) pela manhã, junto da secretária de Turismo, Wânia Seixas, e do vereador Odair Gonzalez (PR).

De acordo com Boquinha, a reforma continua parada pelo processo de transição da empresa responsável pelos serviços. Ainda não estão prontos prédios da administração do parque, o espaço para quarentena, viveiros, brinquedos para crianças, o espaço para orquídeas, entre outros.

"É de se lamentar o atraso, porque este é um espaço público agradável e apreciado por santistas e turistas. Vamos continuar acompanhando o andamento dos serviços para que estes sejam concluídos o mais breve possível", afirmou o legislador.

   
 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Boquinha vistoria obras do Orquidário

A reforma do Orquidário Municipal de Santos será vistoriada pelo vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB), às 10h da próxima terça-feira (23). O legislador estará acompanhado da secretária de Turismo, Wânia Seixas, além da Comissão Permanente de Esportes, Turismo e Diversões da Câmara de Santos.

Em audiência pública promovida por Boquinha no último dia 13 de outubro, Wânia e o secretário de Infraestrutura e Edificações, Antônio Carlos Silva Gonçalves, deram esclarecimentos sobre o andamento das obras no parque, que está fechado desde 2009 com esta finalidade. Na ocasião, o vereador sugeriu a visita ao Orquidário, com o intuito de acompanhar de perto a execução do serviço público.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vereador Boquinha apresenta emendas para 2012

O vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB), apresentou suas emendas parlamentares referentes ao exercício de 2012, na discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual.

Dentre o montante destinado à execução de obras públicas, o legislador indicou verbas complementares para a reforma da Praça Bruno Barbosa, no Rádio Clube, e para a reforma e pintura da quadra da praça do BNH, na Aparecida. Boquinha também garantiu dinheiro para a reforma do Cecon Caneleira, na Caneleira, voltado à terceira idade, e para a cobertura de uma das quadras do Centro Esportivo Manoel Nascimento Junior, no Jardim Bom Retiro.

Para o Centro de Apoio Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS-AD) Infanto-juvenil, que será inaugurado na Zona Noroeste, o vereador destinou verba para a compra de aparelhos de informática, além do valor para aquisição de mais uma câmera de segurança, também na Zona Noroeste.

Outras verbas parlamentares foram direcionadas para dar capacitação aos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e para a realização de eventos voltados à Campanha Destinação Criança.

Além destas, algumas emendas foram destinadas à realização de festas religiosas durante o ano.

Acompanhe os trabalhos do Boquinha também pelo Facebook e Twitter.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Boquinha acompanha Papa em vistoria no BNH. Reforma da quadra começa em dezembro

Moradores opinaram sobre os equipamentos implementados
A manutenção da limpeza no Conjunto Habitacional Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, o BNH - Aparecida, está incrementada.

Agora, os cerca de 18 mil moradores podem contar com 60 contentores de lixo instalados pela prefeitura. Mais 140 unidades devem ser implantadas nos próximos dias.

O vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB), acompanhou o prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) na vistoria dos novos equipamentos nesta quinta-feira (10), que já estão em utilização no Centro e devem ser colocados, também, na área comercial do Gonzaga, no mês que vem.

Prefeito confirma: reforma da quadra do BNH começa em dezembro

Na ocasião, Papa confirmou para dezembro o início da reforma da quadra que faz parte da praça do BNH, pelo lado da Rua Alexandre Martins, da qual Boquinha tem emenda parlamentar apresentada desde 2010 e uma nova para 2012.

Conforme solicitado por vários moradores ao vereador e ao prefeito, o parque infantil da praça será cercado e o policiamento na região será intensificado.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Secretário de Serviços Públicos recebe Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas

Boquinha presidiu a sessão de homenagem a Russo
Em uma solenidade à altura dos competentes trabalhos prestados nos últimos anos, o secretário de Serviços Públicos, Carlos Alberto Tavares Russo, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Brás Cubas na última sexta-feira (4), na Câmara Municipal.

A sessão de entrega da distinção mais nobre da Câmara Municipal foi presidida pelo vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB), conforme o Decreto Legislativo nº 09/2011.

Estiveram presentes no evento diversos secretários municipais, presidentes de autarquias e sociedades de melhoramentos, além de familiares e funcionários, que lotaram a galeria do plenário Dr. Oswaldo de Rosis.

Russo nasceu em Vale de Cambra, Distrito de Aveiro, Portugal, e é formado em Engenharia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Com mais de 30 anos de profissão, o secretário tem experiência acumulada de mais de dez anos na antiga Cosipa (atual Usiminas) e quase 20 na Prefeitura Municipal, além da atuação na área privada. Desde 2010, ele atua na pasta de Serviços Públicos da cidade, responsável pela manutenção e preservação dos equipamentos públicos.

O homenageado proferiu discurso de agradecimento, enfatizando que seu trabalho é possível graças à sua equipe, que está sempre à disposição para a execução dos serviços. “A maior lição sempre foi o exemplo. O exemplo fala mais alto que qualquer palavra. É o que procuro passar para meus amigos, meus filhos. Aos amigos funcionários, digo que acreditar é obrigação. Os desafios estão aí para ser conquistados e vencidos. Devemos confiar sempre que todos podem, todos podemos.”


 


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Boquinha questiona extinção do cargo de Relações Públicas na Prefeitura

O vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB), apresentou requerimento nesta quinta-feira (3) solicitando informações sobre o Projeto de Lei Complementar nº 0067/2011, de autoria do executivo.

A matéria dispõe sobre a ampliação, extinção e alteração de cargos de provimento efetivo do quadro permanente da PMS, sendo que o de Relações Públicas consta entre um dos que serão excluídos.

O vereador questiona o motivo desta decisão, já que a Prefeitura precisa ter, no mínimo, três profissionais desta área em seu quadro permanente. Boquinha também pede informações sobre a quantidade de cargos existentes e ainda não providos, além de sugerir o preenchimento das vagas por meio de de concurso público.

"Na PMS é essencial que haja profissionais concursados de Relações Públicas, assim como já acontece em outras Prefeituras da Baixada Santista, colaborando com as atividades do Cerimonial e Protocolo e da Secretaria de Comunicação, promovendo a Cidade por meio de várias ferramentas utilizadas", destaca o parlamentar.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CEV discute o câncer na terceira idade

Ayala (esq.) deu recomendações de prevenção contra o câncer em idosos

Na tarde desta terça-feira (25), o vereador Geonisio Aguiar (PMDB), o Boquinha, participou de Audiência Pública na Câmara Municipal de Santos.

A reunião foi da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que tem a finalidade de acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas para a Terceira Idade.

O encontro contou com palestra do oncologista Silvio Ayala, sobre prevenção do câncer nas pessoas desta faixa etária. Ele comentou que uma das principais maneiras é manter um hábito de vida saudável.

"Anualmente, sete milhões de pessoas morrem de câncer. O principal motivo é o aumento da exposição a substâncias cancerígenas. O poder público tem um grande papel nos cuidados para se evitar a doença. Mas a prevenção primária, feita pela própria pessoa, para se ter um estilo de vida moderado, é importante também", destacou Ayala.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CEV recebe documentos de cessão de áreas da União


Vereador recebeu documentos sobre cessão das áreas

O sonho dos movimentos pró-moradia santistas de construir habitações nas áreas da União está próximo de ser realizado. Na reunião da última sexta-feira (14) da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha o assunto, na Câmara Municipal, foram apresentadas as minutas das três primeiras áreas que serão cedidas à cidade de Santos. Os documentos devem ser assinados pelo prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) nos próximos dez dias.

No encontro, que reuniu cerca de 300 pessoas, também foi apresentado pelo presidente da COHAB Santos, Helio Hamilton Vieira Júnior, um pré projeto dos prédios a serem construídos nas áreas cedidas. A CEV, presidida pelo vereador Geonisio Aguiar (PMDB), o Boquinha, conseguiu firmar o compromisso entre a Secretaria de Planejamento (Seplan), representada pela assessora executiva Regina de Almeida Passos, e a COHAB de que as habitações serão destinadas aos movimentos pró moradia.

“Pudemos envolver a organização popular na conquista dessas áreas e o papel da CEV foi fundamental”, afirmou o dirigente da COHAB. “O principal mérito do encontro foi prestar contas à população do trabalho da SPU junto à prefeitura”, disse o coordenador do escritório regional da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Sergio Martins de Assis.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Audiência pública trata de atraso na reforma do Orquidário

Secretários apresentaram motivos para atraso na reforma do parque
A Câmara Municipal de Santos recebeu audiência pública nesta quinta-feira, 13, sobre o atraso nas obras de reforma do Orquidário, fechado desde 2009 com esta finalidade.

Assista ao vídeo no fim da postagem para mais detalhes sobre a reabertura do parque

O encontro foi presidido pelo vereador Geonisio Aguiar (PMDB), o Boquinha, e contou com esclarecimentos à população do secretário de Infraestrutura e Edificações, Antonio Carlos Silva Gonçalves, e da secretária de Turismo, Wânia Seixas.

Segundo as explicações dos secretários, a principal razão pela demora na entrega do parque foi a falência da empresa Construpel, responsável pela execução do projeto, que chegou a cumprir com 36% do combinado. A firma também perdeu obras em outras cidades, como Caraguatatuba.

"Nossa pretensão era entregar o Orquidário em 11 de novembro. Agora, nossa previsão é que as obras levem mais 90 dias após o fim das licitações", disse Gonçalves.

De acordo com a secretária de Turismo, a área verde do local foi preservada, já que a maioria das novas construções se concentra na rua que foi incorporada ao parque.

"Pelo aspecto do paisagismo, pretendemos transformar o Orquidário em uma pequena mata atlântica", disse Wânia, que também comentou sobre os incrementos na comunicação visual do parque, com informações sobre os vegetais e animais presentes, e sobre o atendimento às necessidades de acessibilidade a deficientes físicos e visuais.

Os munícipes ficam convidados a futuras audiências públicas na Câmara Municipal, sempre com o objetivo de ampliar o debate sobre temas de interesse dos santistas. Fiquem atentos às publicações no blog do vereador Boquinha sobre eventos como esse.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Restaurante Bom Prato passa a servir café da manhã

Desde a última segunda-feira (03), o Restaurante Popular Bom Prato passou a servir café da manhã por apenas R$ 0,50 à população santista. Conforme meu requerimento n° 1692/2011, apresentado em 16 de maio de 2011 e aprovado por unanimidade, foi solicitado para que a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social oferecesse a refeição mais importante do dia na nossa cidade por preços populares, assim como já acontece com o almoço.

No primeiro dia do novo serviço, 111 pessoas aproveitaram o pão francês, presunto, café com leite e maçã que foram servidos aos frequentadores. O cardápio, que será diferente a cada dia, é elaborado por nutricionistas.

Procurei basear meu pedido na ideia de proporcionar acesso ao desjejum com a qualidade oferecida pelo estabelecimento, pagando um valor simbólico, com total higiene e variedade já conhecidas e aprovadas por todos.

O restaurante abre às 7h30 para servir a refeição matinal às primeiras 300 pessoas do dia. O Bom Prato funciona de segunda a sexta-feira, na Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova, ao lado do Mercado Municipal.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Qual sua opinião sobre a venda de bebidas alcoólicas?

Amigos: estamos realizando uma enquete durante alguns dias para saber opiniões sobre um assunto polêmico:
A venda ou a proibição de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência nos postos de combustíveis.

Recentemente em notícias divulgadas na imprensa local tivemos conhecimento que dois grandes grupos se uniram e lançaram um programa onde proíbem, nas 395 lojas do grupo, a venda destes produtos para menores de 18 anos. Em outras matérias sabemos da facilidade de compra das bebidas por menores e da concentração dos jovens em postos de combustíveis durante a noite e madrugada fazendo algazarra.

Estamos abrindo este fórum para realizarmos, democraticamente, um debate sobre a opinião de todos a respeito deste assunto, para podermos realizarmos um trabalho na Câmara, baseado no projeto que foi proposto pela nobre ex-vereadora Sandra Arantes.

Vote na enquete ao lado aqui no nosso blog e participe conosco com seu comentário!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sistema ISO 9001 é indicado na Câmara Santista

Apresentei na sessão de quinta-feira (22/09) a Indicação 1346/2011 para que a Câmara realize estudos para a implantação do Sistema de Garantia da Qualidade, conhecido popularmente pelo nome de ISO 9001. O objetivo é estabelecer critérios para um adequado gerenciamento das atividades, tendo como foco principal a satisfação dos munícipes, através de uma série de ações, desde a qualificação continuada dos servidores, melhoria na comunicação interna e externa, uso racional dos recursos humanos e materiais, até a educação ambiental e reciclagem, sempre com comprometimento com a qualidade.


A indicação surgiu da idéia de aprimorar o funcionamento e a transparência política e administrativa da Câmara de Santos.

Ter um certificado ISO 9001 significa que uma empresa tem um sistema gerencial voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma internacional. Não há obrigatoriedade para se ter a ISO, já que as normas foram criadas para que as empresas as adotem voluntariamente, porém as vantagens são inúmeras em ter um sistema com reconhecimento por uma entidade independente, reduzindo inclusive os custos internos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Programa Ginástica na Praia completa 30 anos

Considerado um dos principais projetos de atividade física em grupo da nossa Cidade, o Programa Ginástica na Praia completou neste ano o seu 30 aniversário, beneficiando moradores de todas as idades, independentes da classe social.
Além da melhora na qualidade de vida, com maior disposição física mental, há a possibilidade de fazer novas amizades, tudo isso gratuitamente.
Por todos esses motivos, solicitei na sessão do dia 20 de setembro para que seja realizada audiência pública em comemoração dos 30 anos deste grandioso projeto.
Solicitei também através do requerimento 2557/2011 para que a Prefeitura informe se há projeto para que todos os postos de salvamento, onde acontecem as aulas, tenham cobertura transparente para abrigar os alunos nos dias chuvosos, para que as aulas não sejam interrompidas.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Boquinha fala sobre serviço de saúde oferecido pelo Município

Boquinha participou do programa Rotativa no Ar, da Guarujá AM e falou sobre diversos assuntos, entre eles, o Projeto de Lei do Cartão Saúde Santos e a situação do serviço de saúde oferecido na cidade. Confira.



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vereador fala sobre câmeras de segurança em área escolar

Boquinha participou do programa Rotativa no Ar, da Guarujá AM e falou sobre diversos assuntos, entre eles, o projeto de câmeras de segurança nas escolas. Confira.



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Falar pode ser a cura para o corpo e a alma

“Quando a boca fala o corpo sara, quando a boca cala o corpo adoece”. Esse é o lema dos grupos de terapia comunitária que atuam em Santos desde 2006. O programa tem como principais objetivos socializar pessoas que por algum motivo se sentem excluídas da comunidade, compartilhar os problemas, vivências e as angústias do dia a dia, e trocar experiências sobre situações em comum.

A Terapia Comunitária proporciona um espaço de convivência social, oferecendo oportunidade para as pessoas buscarem uma rede de apoio para enfrentar os problemas que as afligem, independente de idade, classe social e nível de instrução.

Em Santos, mais de 30 grupos, espalhados pelos Centros Comunitários e Unidades de Saúde, são orientados por enfermeiros, médicos, psicólogos, operadores e assistentes sociais.

Eficácia - Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Ceará e Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), com 12 mil questionários, mostrou que a terapia comunitária reduziu a demanda de serviços especializados. Apenas 11,5% das pessoas, que passaram pelas rodas de terapia comunitária, necessitaram de encaminhamento para os serviços de saúde. Os outros 88,5% encontraram resolução nas próprias rodas de terapia.

Serviço – Caso tenha interesse em participar da terapia, procure a Unidade Básica de Saúde de seu bairro. A atividade é gratuita. 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Projeto prevê criação de Cartão Saúde Municipal


Nesta segunda-feira, 8, o vereador Geonísio Aguiar, o Boquinha (PMDB) apresentou um Projeto de Lei na Câmara que prevê a criação do Cartão Saúde Santos (CSS). Com este documento, moradores de Santos serão identificados e terão direito a todos os serviços oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Para conseguir o cartão, a pessoa deverá se cadastrar na policlínica de seu bairro com documentos comprovando residência em Santos, tais como, IPTU, contrato de locação ou escritura do imóvel, conta de luz ou água.

O vereador Boquinha acredita que, se aprovada, a Lei dificultará o acesso de pessoas de outras cidades aos serviços de saúde de Santos.

O projeto foi encaminhado ao Gabinete de Assessoria Técnico Legislativa (GATL) para aprovação.  

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Moradores da Ponta da Praia ganham nova praça

Moradores da Ponta da Praia ganharam um novo espaço para a prática de esportes, lazer e entretenimento. Trata-se da Praça Ida Trilli que passou por uma ampla reforma e foi reinaugurada nesta terça-feira, 2.

O espaço ganhou maior iluminação, lixeiras novas espalhadas ao redor e dentro da praça, mesas para jogos de dama e cartas, um playground fechado para as crianças, além de um belo jardim de lírios.

Para a moradora do bairro, Jurema de Oliveira Leite, a praça é um local de diversão, onde tem a oportunidade de se distrair com as amigas. “Todo o pessoal da terceira idade se reúne a noite nos bancos da praça para conversar e dar boas risadas. Devemos conservá-la (a praça) para que ela não acabe nunca”.

O vereador Boquinha acredita que as praças são sempre bem-vindas nos bairros e devem ser preservadas, pois são espaços arborizados que proporcionam a população maior qualidade de vida e bons momentos de lazer e diversão.





terça-feira, 2 de agosto de 2011

Escola Mário de Almeida Alcântara é reinaugurada


Na manhã desta segunda-feira (1), o vereador Boquinha participou da reinauguração da Escola Municipal Mário de Almeida Alcântara, localizada no recém criado bairro Chinês, próximo ao Valongo.

A escola, que este ano completa cinquenta anos de existência, passou por uma ampla reforma. Com investimento de R$ 4,487 milhões, o projeto da prefeitura, desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações, inovou com o sistema de aquecimento solar, que vai abastecer os chuveiros e torneiras da cozinha, e o reservatório de água da chuva para os vasos sanitários.

Para o vereador, o dia da inauguração representa uma vitória e um grande avanço na qualidade da educação. “Desde quando eu era administrador da regional essa ampliação e reforma já era um anseio pelo qual lutava, fico contente em ver que deu tudo certo e finalmente essas crianças terão a disposição uma boa infraestrutura para estudarem com a devida qualidade”.

A partir de 2012, a Secretaria de Educação planeja transformar a 'Mário Alcântara' em mais uma escola em tempo integral, oferecendo atividades educativas, culturais e recreativas no contraturno das aulas. A escola atende estudantes dos bairros Valongo, Centro Histórico e dos morros, com ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Encontro discute melhorias para o Gonzaga

Discutir as dificuldades vividas por comerciantes e moradores do bairro do Gonzaga e apontar soluções para estes impasses, esse foi o objetivo da segunda reunião realizada nesta quinta-feira, 28, na sede da Câmara de Dirigentes Lojista de Santos (CDL). Estiveram presentes o vereador Geonísio Aguiar (Boquinha), os secretários de Finanças, Assistência Social, Infraestrutura e Edificações, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Segurança, CET e membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos.

Considerado por muitos como o cartão postal da cidade, o bairro do Gonzaga ainda precisa receber algumas melhorias para conquistar definitivamente tal título. Em reunião realizada no mês de Junho, comerciantes apontaram diversos problemas como a falta de sinalização nas ruas, falta de bicicletários, comércio ambulante em más condições, excesso de lixo que as lojas despejam nas calçadas, moradores de rua e shoppings rotativos irregulares.

Nesta segunda reunião, representantes da prefeitura trouxeram soluções para alguns dos problemas apresentados anteriormente. A CET, por exemplo, se comprometeu a renovar toda a sinalização do bairro e instalar novos bicicletários. Em relação ao lixo, a prefeitura já estuda uma forma de instalar contêineres para o depósito de resíduos a partir de outubro. Já a Secretaria de Meio Ambiente analisará a melhor forma de aproveitamento do lixo reciclável gerado pelas lojas.

Outro alvo de crítica dos comerciantes é o crescimento dos centros rotativos do Gonzaga. Estes estabelecimentos trabalham de forma irregular, pois são espaços realugados dentro de um comércio que, na maioria das vezes, não possui licença para esse tipo de funcionamento. Além disso, muitos não oferecem os requisitos mínimos de segurança aos seus clientes. Em relação a este problema, o vereador Boquinha, deverá apresentar ainda neste semestre algum projeto na Câmara.

“É preciso criar uma lei para esse tipo de comércio no sentido de padronizar, adequar fisicamente aos requisitos de segurança exigidos e regularizar esse tipo de estabelecimento. Isso é necessário porque os donos desses imóveis ou locatários, com a ganância de ganharem mais, sobrealugam estes espaços colocando os comerciantes em risco e não oferecem condições de trabalho”, disse o parlamentar.


Alguns problemas que não foram resolvidos nesta reunião receberão possíveis soluções no dia 30 de agosto.




Enquete

Criamos uma enquete ao lado para saber se você é a favor ou contra a permanência dos shoppings rotativos no Gonzaga.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Boquinha participa da entrega de nova UBS em Santos



Na última sexta-feira, a Prefeitura Municipal de Santos inaugurou uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) que atenderá moradores dos bairros Pompeia, José Menino e Morro Santa Terezinha. O equipamento da Secretaria de Saúde, que antes funcionava à Rua Gaspar Ricardo, passa a funcionar em um local mais amplo, na Rua Floriano Peixoto, próximo ao canal 2.

Segundo a secretária de Saúde, Maria Ligia Lyra Pereira, o novo prédio tem cerca de 430m², quase o dobro do tamanho da antiga unidade. Isso possibilitará novas atividades e maior capacidade de atendimento para os moradores desses bairros. Os serviços oferecidos pela nova unidade serão de: diagnóstico, reabilitação, ginecologia, pediatria, odontologia e vigilância epidemiológica.

O vereador Boquinha, integrante da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que intermediou a construção da nova UBS, esteve presente na inauguração. “É uma satisfação muito grande ver que o esforço conjunto resultou em um novo equipamento de promoção a saúde como este. Sempre que aumentamos as unidades básicas, aumenta-se a prevenção e o cuidado à saúde da população”, destacou o vereador.

Ouvidoria

Durante a inauguração, o Prefeito João Paulo Tavares Papa anunciou também um novo canal de comunicação dos munícipes com a prefeitura. Trata-se do novo serviço de ouvidoria, o ‘Via Saúde’. A partir desta segunda-feira, uma equipe formada por 5 profissionais, além da ouvidora Regina Bernardino, estará a disposição da população.


Para manifestar sugestão, reclamação, denúncia ou elogio, o público tem diversas opções, entre elas o telefone gratuito 0800-7700732, o comparecimento na Rua XV de Novembro, 195, 3° andar, Centro Histórico ou por correspondência (CEP 11010-151). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Confira fotos. Clique na imagem para ampliar.