quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Escolas municipais terão placa informativa do Ideb

Alunos e pais da rede municipal de ensino de Santos terão em 2012 mais um método de avaliar o nível de educação das escolas na cidade.

Foi sancionada a Lei nº 2.790/2011, de autoria do vereador Geonisio Aguiar, o Boquinha (PMDB), pelo prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB), em 1º de dezembro, conforme publicação no Diário Oficial do município.

A norma obriga a fixação de placa informativa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), obtido pela unidade de ensino, ao lado da porta principal ou em local de fácil visualização dos pais e público em geral.

O objetivo é facilitar o acompanhamento e a cobrança mais de perto da qualidade das escolas, já que o índice, originalmente, só está disponível via internet.

Na opinião de Boquinha, é necessário tornar claras as condições de ensino em Santos. "Em muitas escolas com más avaliações no Ideb, o fracasso é dado como coisa natural ou culpa do sistema. Não podemos mais terceirizar a culpa pela má qualidade na educação".

Na placa, também devem constar o Ideb médio da cidade e do Estado, para comparação com o da escola.

O Ideb

Criado em 2007, o Ideb é como uma nota de avaliação em uma escala que varia de 0 a 10, com média 6, fixada pelo Ministério da Educação (MEC).

O indicador reúne os seguintes conceitos: aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.

2 comentários:

  1. Interessante Lei, apesar de não concordar com a criação de uma lei específica para que tenhamos uma informação de caráter educacional que tange a o nível de educação e escolaridade oferecidos por nossas instituições de ensino. Vejo que já seria uma obrigação ativa da unidade escolar e secretaria de ensino informar tais informações, mesmo assim, parabéns...


    OSMAN ANDRADE

    ResponderExcluir
  2. Interessante esta Lei, desta forma os pais poderão acompanhar o nível de ensino das escolas. E os alunos vão continuar passando sem fazer provas?

    ResponderExcluir