quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mais um sonho que sonhamos juntos

Na última semana, o sonho de uma universidade pública na Baixada Santista começou a se concretizar. Juntos, o Governador Geraldo Alckmin, o Prefeito João Paulo Tavares Papa e o Reitor da USP, João Grandino Rodas oficializaram a vinda de um campus para Santos que oferecerá cursos de graduação em Engenharia de Petróleo, especialização semi-presencial em Ética, Valores e Cidadania na Escola e Mestrado em Sistemas Logísticos.  A partir de 2012 estes cursos já estarão em andamento.

A união de forças de muitos que lutaram por essa causa e a perspicácia do prefeito Papa, foram essenciais para a realização desse sonho, que resultará em benefícios tanto para os jovens da nossa região, que terão a oportunidade de cursar uma universidade gratuita de qualidade sem precisar abandonar suas raízes, quanto para o mercado de combustíveis, que terá o auxílio de excelentes pesquisadores na área tecnológica. Além disso, a Petrobrás, que recentemente iniciou as obras de sua nova sede na cidade, poderá absorver profissionais da região com ótima formação científica.

O poço de petróleo mais produtivo do Brasil, com 22.436 barris diários está aqui, na Bacia de Santos. O porto vem batendo todos os recordes de exportação e investimentos em infraestrutura e logística. As universidades privadas da cidade já detectaram esse potencial e vêm fazendo um ótimo trabalhando, oferecendo novas graduações na área. Nada melhor do que ter, também, in loco uma universidade pública gratuita para formar pessoas competentes para atuar nestas áreas que vivem constantes mudanças.

A chegada de um Campus da USP também representa mais um passo dado rumo ao desenvolvimento, não só para a cidade, mas para a região. A Baixada Santista sempre sofreu um déficit de instituições públicas de ensino. Já não era sem tempo uma área tão rica como essa, em todos os aspectos, receber um dos melhores centros de pesquisa mundial.

Outras cidades como São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga e Lorena, no interior de São Paulo são grandes pólos universitários da USP que se tornaram referência em todo o País. Assim como o curso de Agricultura em Piracicaba, Santos, rapidamente, também poderá ser um grande pólo de engenharia e tecnologia.

Tudo nos leva a crer que a cidade está evoluindo a passos largos, alavancando o desenvolvimento da Baixada Santista. Isso não se dá de forma automática, depende da luta e do esforço conjunto. Ou como diria John Lennon, um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.

Geonísio Pereira de Aguiar (Boquinha) – PMDB

*Artigo publicado em 13 de julho no Diário do Litoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário