quinta-feira, 28 de julho de 2011

Encontro discute melhorias para o Gonzaga

Discutir as dificuldades vividas por comerciantes e moradores do bairro do Gonzaga e apontar soluções para estes impasses, esse foi o objetivo da segunda reunião realizada nesta quinta-feira, 28, na sede da Câmara de Dirigentes Lojista de Santos (CDL). Estiveram presentes o vereador Geonísio Aguiar (Boquinha), os secretários de Finanças, Assistência Social, Infraestrutura e Edificações, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Segurança, CET e membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos.

Considerado por muitos como o cartão postal da cidade, o bairro do Gonzaga ainda precisa receber algumas melhorias para conquistar definitivamente tal título. Em reunião realizada no mês de Junho, comerciantes apontaram diversos problemas como a falta de sinalização nas ruas, falta de bicicletários, comércio ambulante em más condições, excesso de lixo que as lojas despejam nas calçadas, moradores de rua e shoppings rotativos irregulares.

Nesta segunda reunião, representantes da prefeitura trouxeram soluções para alguns dos problemas apresentados anteriormente. A CET, por exemplo, se comprometeu a renovar toda a sinalização do bairro e instalar novos bicicletários. Em relação ao lixo, a prefeitura já estuda uma forma de instalar contêineres para o depósito de resíduos a partir de outubro. Já a Secretaria de Meio Ambiente analisará a melhor forma de aproveitamento do lixo reciclável gerado pelas lojas.

Outro alvo de crítica dos comerciantes é o crescimento dos centros rotativos do Gonzaga. Estes estabelecimentos trabalham de forma irregular, pois são espaços realugados dentro de um comércio que, na maioria das vezes, não possui licença para esse tipo de funcionamento. Além disso, muitos não oferecem os requisitos mínimos de segurança aos seus clientes. Em relação a este problema, o vereador Boquinha, deverá apresentar ainda neste semestre algum projeto na Câmara.

“É preciso criar uma lei para esse tipo de comércio no sentido de padronizar, adequar fisicamente aos requisitos de segurança exigidos e regularizar esse tipo de estabelecimento. Isso é necessário porque os donos desses imóveis ou locatários, com a ganância de ganharem mais, sobrealugam estes espaços colocando os comerciantes em risco e não oferecem condições de trabalho”, disse o parlamentar.


Alguns problemas que não foram resolvidos nesta reunião receberão possíveis soluções no dia 30 de agosto.




Enquete

Criamos uma enquete ao lado para saber se você é a favor ou contra a permanência dos shoppings rotativos no Gonzaga.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Boquinha participa da entrega de nova UBS em Santos



Na última sexta-feira, a Prefeitura Municipal de Santos inaugurou uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) que atenderá moradores dos bairros Pompeia, José Menino e Morro Santa Terezinha. O equipamento da Secretaria de Saúde, que antes funcionava à Rua Gaspar Ricardo, passa a funcionar em um local mais amplo, na Rua Floriano Peixoto, próximo ao canal 2.

Segundo a secretária de Saúde, Maria Ligia Lyra Pereira, o novo prédio tem cerca de 430m², quase o dobro do tamanho da antiga unidade. Isso possibilitará novas atividades e maior capacidade de atendimento para os moradores desses bairros. Os serviços oferecidos pela nova unidade serão de: diagnóstico, reabilitação, ginecologia, pediatria, odontologia e vigilância epidemiológica.

O vereador Boquinha, integrante da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que intermediou a construção da nova UBS, esteve presente na inauguração. “É uma satisfação muito grande ver que o esforço conjunto resultou em um novo equipamento de promoção a saúde como este. Sempre que aumentamos as unidades básicas, aumenta-se a prevenção e o cuidado à saúde da população”, destacou o vereador.

Ouvidoria

Durante a inauguração, o Prefeito João Paulo Tavares Papa anunciou também um novo canal de comunicação dos munícipes com a prefeitura. Trata-se do novo serviço de ouvidoria, o ‘Via Saúde’. A partir desta segunda-feira, uma equipe formada por 5 profissionais, além da ouvidora Regina Bernardino, estará a disposição da população.


Para manifestar sugestão, reclamação, denúncia ou elogio, o público tem diversas opções, entre elas o telefone gratuito 0800-7700732, o comparecimento na Rua XV de Novembro, 195, 3° andar, Centro Histórico ou por correspondência (CEP 11010-151). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Confira fotos. Clique na imagem para ampliar.


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mais um sonho que sonhamos juntos

Na última semana, o sonho de uma universidade pública na Baixada Santista começou a se concretizar. Juntos, o Governador Geraldo Alckmin, o Prefeito João Paulo Tavares Papa e o Reitor da USP, João Grandino Rodas oficializaram a vinda de um campus para Santos que oferecerá cursos de graduação em Engenharia de Petróleo, especialização semi-presencial em Ética, Valores e Cidadania na Escola e Mestrado em Sistemas Logísticos.  A partir de 2012 estes cursos já estarão em andamento.

A união de forças de muitos que lutaram por essa causa e a perspicácia do prefeito Papa, foram essenciais para a realização desse sonho, que resultará em benefícios tanto para os jovens da nossa região, que terão a oportunidade de cursar uma universidade gratuita de qualidade sem precisar abandonar suas raízes, quanto para o mercado de combustíveis, que terá o auxílio de excelentes pesquisadores na área tecnológica. Além disso, a Petrobrás, que recentemente iniciou as obras de sua nova sede na cidade, poderá absorver profissionais da região com ótima formação científica.

O poço de petróleo mais produtivo do Brasil, com 22.436 barris diários está aqui, na Bacia de Santos. O porto vem batendo todos os recordes de exportação e investimentos em infraestrutura e logística. As universidades privadas da cidade já detectaram esse potencial e vêm fazendo um ótimo trabalhando, oferecendo novas graduações na área. Nada melhor do que ter, também, in loco uma universidade pública gratuita para formar pessoas competentes para atuar nestas áreas que vivem constantes mudanças.

A chegada de um Campus da USP também representa mais um passo dado rumo ao desenvolvimento, não só para a cidade, mas para a região. A Baixada Santista sempre sofreu um déficit de instituições públicas de ensino. Já não era sem tempo uma área tão rica como essa, em todos os aspectos, receber um dos melhores centros de pesquisa mundial.

Outras cidades como São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga e Lorena, no interior de São Paulo são grandes pólos universitários da USP que se tornaram referência em todo o País. Assim como o curso de Agricultura em Piracicaba, Santos, rapidamente, também poderá ser um grande pólo de engenharia e tecnologia.

Tudo nos leva a crer que a cidade está evoluindo a passos largos, alavancando o desenvolvimento da Baixada Santista. Isso não se dá de forma automática, depende da luta e do esforço conjunto. Ou como diria John Lennon, um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.

Geonísio Pereira de Aguiar (Boquinha) – PMDB

*Artigo publicado em 13 de julho no Diário do Litoral

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Vereadores entregam Plano Diretor à Prefeitura



Na última sexta-feira, 8, o vereador Geonísio Aguiar participou da entrega dos projetos de lei aprovados pela Câmara referentes ao Plano Diretor de Desenvolvimento e Expansão Urbana do Município e às Leis de Uso e Ocupação do Solo das Áreas Insular e Continental.

Para Boquinha este plano será um divisor de águas na história de Santos, pois incentiva o crescimento e desenvolvimento de Santos de forma sustentável.

Participaram também da entrega do Plano Diretor Valdir Nahora, Manoel Constantino, Arlindo Barros e Roberto de Oliveira Teixeira.

terça-feira, 5 de julho de 2011

CEV discute padronização das barracas de feira

A fim de deixar as feiras de Santos com um visual menos poluído, Boquinha se reuniu com parlamentares e a Secretária de Finanças, Mirian Cajazeira, na última quinta-feira, 30, para discutir a padronização das barracas de feira do Município. A Comissão Especial de Vereadores (CEV), que teve Boquinha como vice-presidente, também tratou de assuntos como horário de montagem e desmontagem das barracas, fiscalização e condições sanitárias.

De acordo com Mirian, a ideia de “uniformizar” as barracas da feira é uma forma de deixar esses locais mais limpos e visualmente melhores. Para Boquinha, tal ação deve ser aprovada junto com soluções para ajudar os feirantes a realizarem a troca das lonas.

O feirante não tem capacidade para se modernizar sozinho, a solução para isso pode ser a publicidade de empresas ligadas ao ramo que queiram ajudar a patrocinar essa padronização”, disse Boquinha.

Ao longo da reunião, diversas ideias foram apresentadas mas nada ficou estabelecido.

O vereador Boquinha precisa da SUA opinião sobre o assunto para apresentar em um próximo encontro. Vote na enquete ao lado se você é a favor ou contra a padronização das barracas de feira e comente abaixo qual a melhor forma para que isso ocorra.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Lei obriga execução do Hino da Cidade em solenidades oficiais

A partir de agora é Lei. Todas as solenidades oficiais do Município, tanto no âmbito do Poder Executivo quanto do Poder Legislativo, será obrigatória a execução e canto do Hino Oficial da Cidade de Santos.

O projeto de Lei, de autoria do vereador Boquinha, aprovado na Câmara no dia 2 de Junho foi sancionado pelo Prefeito João Paulo Tavares Papa nesta quinta-feira, 30 de junho.

Para aqueles que ainda não conhecem o Hino Oficial da cidade segue a letra do “Santos Poema”, de autoria de Ernesto Zwarg e Antonio Bruno Zwarg.



"SANTOS POEMA"
Música de Ernesto Zwarg e Antonio Bruno Zwarg

Santos poema, jardins pela praia
Cidade e porto de mar
Tens a magia de barcos estranhos
Na barra esperando adentrar
Morros, varandas alegres
Suspensas no arvoredo
Santos das ruas antigas
À beira do cais
Que escondem segredos

Tuas paineiras floridas
Salgueiros que choram
Nos velhos canais
Santos, cuidado menina
As tuas belezas
Não percas jamais

Os flamboians florescentes
Palmeiras imperiais
Ilha Urubuqueçaba
O verde reduto
Nas ondas do mar

Oh! Santos
És linda demais !

Prevenção de acidentes no lar é tema de palestra em audiência pública

Nesta quarta-feira, 29, uma Comissão Especial de Vereadores integrada por Boquinha, Adilson Junior, Marcelo Del Bosco, Sadao Nakai e Roberto Oliveira Teixeira discutiu políticas públicas de proteção às pessoas da Terceira Idade.

O início da audiência foi marcado pela apresentação do Coral Vozes da Fé, que encantou a todos com a canção Somewhere Over The Rainbow sob a regência da professora Lúcia Fidalgo.

Na sequência, uma palestra sobre “Prevenção de Acidentes no Lar” foi apresentada por Maurício Neres de Andrade. Quem esteve presente pôde conferir dicas importantes, como, formas de evitar quedas, afogamentos e asfixia dentro de casa, um passo a passo dos primeiros socorros com vídeos explicativos e muito mais.

Confira fotos da audiência.