terça-feira, 28 de junho de 2011

Encontro discute melhorias para o Gonzaga

Discutir as dificuldades vividas por comerciantes e moradores do bairro do Gonzaga e apontar soluções para estes impasses, esse foi o objetivo da reunião realizada nesta terça-feira, 28, na Prefeitura de Santos. O encontro marcado pela Secretária de Finanças Mirian Cajazeira contou com a presença do Vereador Boquinha, dos Secretários de Assistência Social, Carlos Teixeira Filho, Gestão Municipal, Edgard Mendes Baptista, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Serviços Públicos, Segurança, CET e membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos.

Entre os problemas levantados pelos comerciantes durante a reunião, quatro ganharam maior destaque: o excesso de lixo pelas ruas que são jogados na calçada fora do horário de coleta, assim como a falta de locais adequados para o descarte destes resíduos que, muitas vezes, acabam ficando pelo chão; estabelecimentos não regulamentados dentro de centros rotativos e ambulantes irregulares; bicicletas que ficam amarradas nos postes de luz das calçadas, problema decorrente da falta de estacionamentos para estes veículos no bairro.

Estes e outros problemas foram discutidos e receberão possíveis soluções em uma próxima reunião que acontecerá no dia 28 de julho.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Comissão de vereadores discute regularização de imóveis

Cerca de 60 pessoas estiveram presentes em audiência pública realizada nesta terça-feira na Sala Princesa Isabel. O encontro teve como objetivo discutir a terceira etapa do Conjunto Athiê Jorge Coury e a escritura definitiva do Conjunto dos Estivadores.

A Comissão Especial de Vereadores presidida por Marcelo Del Bosco e Boquinha contou também com a presença do presidente da COHAB Santos, Hélio Hamilton Vieira Júnior e do representante da Sintraport, Robson Apolinário. 


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Agora, faltam técnicos de enfermagem em Santos

Matéria publicada no Jornal A Tribuna em 20 de Junho de 2011.

Em abril Boquinha já apresentava na Câmara requerimento solicitando à Secretaria de Saúde, informações sobre médicos plantonistas, suas especialidades e valores pagos.


Clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Boquinha quer que escolas mostrem resultados do Ideb através de placas

O Vereador Geonísio Aguiar (PMDB), o Boquinha, apresentou na última segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Santos, um Projeto de Lei que determina a obrigatoriedade de fixar uma placa informativa na porta principal das escolas municipais da cidade, contendo a nota obtida pela instituição de ensino no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A placa também deverá mostrar a média do município e do estado para comparação através de gráficos.

Atualmente, para conhecer a média de uma escola ou cidade no Ideb, que é dado em uma escala de zero a dez, é preciso consultar pela internet. Como nem todos os pais têm acesso ao computador ou a rede, fica difícil acompanharem o desenvolvimento do ensino, ou até mesmo cobrarem dos gestores e respectivas secretarias de educação.

Para Boquinha, é direito de todos os cidadãos ter fácil acesso à nota obtida pela instituição no Ideb. “As escolas com bons resultados fazem questão de alardear seus feitos, com toda razão, porém, em muitas com notas ruins, o fracasso é dado como coisa natural ou culpa do sistema, dos políticos, dos país, dos alunos ou da sociedade. Não podemos mais terceirizar a culpa pela má qualidade”, explica o vereador.

O Projeto de Lei é a aceitação da proposta de Gustavo Ioschpe, economista e colunista da revista “VEJA” que, em matéria publicada em 8 de junho, mostrou, através de suas viagens pelo Brasil, um retrato atualizado da educação no país e muito próximo do que vemos na cidade. Ele destaca que em uma boa escola é imprescindível o envolvimento dos pais com a educação. O que, na realidade, não acontece, pois, a maioria, não sabe se a escola do filho é boa ou ruim.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Acessibilidade em supermercados é tema de PL

O vereador Boquinha (PMDB) apresentou, no dia 2 de junho, Projeto de Lei que obriga os supermercados da cidade a adequarem a largura da passagem nos caixas de pagamento, a fim de facilitar o acesso para usuários de cadeiras de rodas, obesos e gestantes. A ação também tem como objetivo acabar com o constrangimento destes usuários que, muitas vezes, são obrigados a dar a volta por falta de espaço.

Considerando que uma cadeira de rodas tem em média 80 centímetros, o projeto prevê que, ao menos, 10% dos caixas existentes no estabelecimento tenha largura igual ou superior a 1,20m. Com o novo espaço deficientes poderiam transitar sem dificuldades entre os corredores.

Caso aprovado, o Projeto de Lei deve ser regulamentado pelo Executivo em um prazo de 60 dias. Já os estabelecimentos terão 90 dias para se adequarem.