quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vereador participa de Audiência Pública com a Sabesp e a CPFL

Vereador Boquinha discutindo as propostas com o Vereador Sadao Nakai e com os representantes da Sabesp e CPFL
O Vereador Geonísio Pereira, o Boquinha, participou ontem, dia 27 de Junho, de uma Audiência Pública que tratou do plano de atendimento a população por parte da Sabesp e da CPFL. O Vereador esteve presente na reunião por fazer parte da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha, sugere e estuda as alterações feitas no plano diretor do município.
O Gerente do Departamento de Serviços da CPFL, Luis Antonio Cunha, mostrou que a Companhia Piratininga de Força e Luz está preparada para a crescente demanda da região da Baixada Santista. Cunha mostrou que na Baixada a CPFL tem cerca de 595 mil clientes, atendendo cinco municípios, atendendo a cerca de 1, 25 milhões de pessoas.
Dentro dessas mais de um milhão de pessoas, 35, 2% estão em Santos, maior cidade da região e que não para de crescer. A previsão de crescimento para a população santista é de 0,9% ao ano.
Apesar do crescente aumento na demanda de toda a região, principalmente por conta dos novos empreendimentos imobiliários e no setor portuário, apenas 67% da capacidade elétrica da CPFL para a região é utilizada. A projeção é que em 2022 a utilização da capacidade elétrica suba para 81%, por isso a empresa já planeja construir em 2017 uma nova subestação, que aumentará a capacidade elétrica da região.
João Cesar Prado, Superintendente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp, mostrou a evolução da distribuição de água e na rede coletora de esgoto.
Segundo dados da Companhia, existem cerca de 490 mil ligações de água na Região, atendendo aproximadamente um milhão e meio de pessoas, número que pode mais do que dobrar na temporada, chegando a 3,7 milhões de pessoas. São 6.161 quilômetros de rede transportadora, que no pico da temporada despeja algo em torno e 843.000 m³ de água por dia, com essa capacidade seria possível encher 340 piscinas olímpicas.
Na rede de esgotos, a região conta com 274 mil ligações, com uma rede de 2.955 quilômetros, atendendo aos nove municípios da Baixada Santista. Assim como acontece com a distribuição de água, o número de pessoas mais do que dobra na temporada, com isso o tratamento de esgoto chega a cerca de 675 mil m³ por dia. O principal investimento foi o programa “Onda Limpa”, que até 2020 investirá 4,5 bilhões de reais no tratamento de esgoto. Hoje, a rede coletora de esgoto atende a algo em torno de 62% dos lares da Baixada Santista, a previsão da Sabesp, com os investimentos que estão sendo feitos é que em 2020 cerca de 95% dos lares tenham saneamento básico.


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vereador faz vistoria no Ilhéu Alto



                



               
                O Vereador Geonisio Pereira, o Boquinha, participou, juntamente com Arquitetos e Engenheiros da CDHU, representantes da Prefeitura e o Vereador Sadao Nakai, de uma vistoria nos comércios e espaços do Ilhéu Alto, em Santos.
                A vistoria levou em consideração os planos para a remoção dos comércios de uma zona perigosa para um local mais adequado que será construído.  Foram vistoriadas e analisados os possíveis locais onde esses projetos serão construídos e as plantas desse empreendimento.
                Os boxes comerciais serão deslocados para três novos locais. Um espaço de uma garagem fechada, um terreno vazio e no local onde hoje há uma Igreja, além de algumas barracas.
                O grande perigo do atual local dos boxes comerciais está na falta de recuo, o que faz com que os pedestres sejam obrigados a trafegar pela rua, no meio dos carros, motos e ônibus, além da posição arriscada, já que alguns deles se encontram em um barranco, com grande possibilidade de desmoronamento.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vereador participa de debate na rádio Cultura AM


Participei hoje, dia 20 de Junho, do programa “Debates da Cultura”, na rádio Cultura Am. O programa comandado pelo radialista Altar di Marco tratou de temas como adoção, sistema de cotas e a saúde na cidade de Santos.
Os números da adoção no Brasil são muito alarmantes. De 28.000 casais que querem adotar uma criança, 35% querem crianças brancas, mas, das 5.125 crianças que estão para adotar, 53% são negras. Em Santos, 63 casais estão cadastrados e temos para adoção 31 crianças, ou seja, temos mais pais do que crianças. O grande problema das adoções é a idade das crianças. A maioria dos casais desejam crianças com baixa idade, de no máximo até um ano, para que seja possível educar a criança desde o começo. Outro grande problema é a falta de exemplos, a mídia não mostra exemplos de pais que adotaram crianças e criaram filhos brilhantes.
Outro tema discutido foi o sistema de cotas, que, no meu ponto de vista, foi um dos grandes avanços do governo Lula para dar oportunidades para que os negros pudessem ingressar na universidade. Mas, concordo que apenas as cotas não resolvem as coisas, é necessário investir na base, na formação das séries primárias, para que todos possam brigar de igual para igual.
Discutimos também o problema da saúde em Santos, onde várias pessoas reclamam da demora do atendimento. A grande questão são os munícipes de outras cidades da Baixada Santista, que vem para serem atendidos em Santos. A saúde básica de Santos, que seriam as pequenas consultas, os atendimentos rápidos e os pequenos exames funciona. A chamada cesta de remédio, que são os medicamentos para colesterol, diabetes e pressão alta, são entregues sem demora e com eficiência.
O programa contou com a presença do também Vereador Adilson Júnior, além do advogado Walter Luis Alves.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vereador faz convocação para explicações




O Vereador Geonisio Pereira de Aguiar, o Boquinha, está inconformado com o processo seletivo para a função de auxiliar de controle de vetor do combate a dengue no Município.
Entre quase mil currículos enviados, a Secretaria de Saúde convocou apenas 487 pessoas para fazer o teste. O Vereador irá solicitar a convocação do chefe do departamento de Administração e Finanças da pasta, José Roberto Cardoso, para dar explicações sobre o processo seletivo.
O Parlamentar irá solicitar que o chefe do departamento explique quais foram os critérios utilizados para a seleção dos currículos, convocações e para a formulação da prova.
“É muito fácil colocar a culpa nessa casa e fazer provas extremamente fáceis”, diz o Vereador.
Assessoria de Imprensa - Vereador Boquinha (PMDB)
(13) 3219-3071 |gpaboquinha@hotmail.com
facebook.com/ver.boquinha | twitter.com/ver_boquinha | vereadorboquinha.blogspot