quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CEV discute o câncer na terceira idade

Ayala (esq.) deu recomendações de prevenção contra o câncer em idosos

Na tarde desta terça-feira (25), o vereador Geonisio Aguiar (PMDB), o Boquinha, participou de Audiência Pública na Câmara Municipal de Santos.

A reunião foi da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que tem a finalidade de acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas para a Terceira Idade.

O encontro contou com palestra do oncologista Silvio Ayala, sobre prevenção do câncer nas pessoas desta faixa etária. Ele comentou que uma das principais maneiras é manter um hábito de vida saudável.

"Anualmente, sete milhões de pessoas morrem de câncer. O principal motivo é o aumento da exposição a substâncias cancerígenas. O poder público tem um grande papel nos cuidados para se evitar a doença. Mas a prevenção primária, feita pela própria pessoa, para se ter um estilo de vida moderado, é importante também", destacou Ayala.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CEV recebe documentos de cessão de áreas da União


Vereador recebeu documentos sobre cessão das áreas

O sonho dos movimentos pró-moradia santistas de construir habitações nas áreas da União está próximo de ser realizado. Na reunião da última sexta-feira (14) da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha o assunto, na Câmara Municipal, foram apresentadas as minutas das três primeiras áreas que serão cedidas à cidade de Santos. Os documentos devem ser assinados pelo prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) nos próximos dez dias.

No encontro, que reuniu cerca de 300 pessoas, também foi apresentado pelo presidente da COHAB Santos, Helio Hamilton Vieira Júnior, um pré projeto dos prédios a serem construídos nas áreas cedidas. A CEV, presidida pelo vereador Geonisio Aguiar (PMDB), o Boquinha, conseguiu firmar o compromisso entre a Secretaria de Planejamento (Seplan), representada pela assessora executiva Regina de Almeida Passos, e a COHAB de que as habitações serão destinadas aos movimentos pró moradia.

“Pudemos envolver a organização popular na conquista dessas áreas e o papel da CEV foi fundamental”, afirmou o dirigente da COHAB. “O principal mérito do encontro foi prestar contas à população do trabalho da SPU junto à prefeitura”, disse o coordenador do escritório regional da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Sergio Martins de Assis.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Audiência pública trata de atraso na reforma do Orquidário

Secretários apresentaram motivos para atraso na reforma do parque
A Câmara Municipal de Santos recebeu audiência pública nesta quinta-feira, 13, sobre o atraso nas obras de reforma do Orquidário, fechado desde 2009 com esta finalidade.

Assista ao vídeo no fim da postagem para mais detalhes sobre a reabertura do parque

O encontro foi presidido pelo vereador Geonisio Aguiar (PMDB), o Boquinha, e contou com esclarecimentos à população do secretário de Infraestrutura e Edificações, Antonio Carlos Silva Gonçalves, e da secretária de Turismo, Wânia Seixas.

Segundo as explicações dos secretários, a principal razão pela demora na entrega do parque foi a falência da empresa Construpel, responsável pela execução do projeto, que chegou a cumprir com 36% do combinado. A firma também perdeu obras em outras cidades, como Caraguatatuba.

"Nossa pretensão era entregar o Orquidário em 11 de novembro. Agora, nossa previsão é que as obras levem mais 90 dias após o fim das licitações", disse Gonçalves.

De acordo com a secretária de Turismo, a área verde do local foi preservada, já que a maioria das novas construções se concentra na rua que foi incorporada ao parque.

"Pelo aspecto do paisagismo, pretendemos transformar o Orquidário em uma pequena mata atlântica", disse Wânia, que também comentou sobre os incrementos na comunicação visual do parque, com informações sobre os vegetais e animais presentes, e sobre o atendimento às necessidades de acessibilidade a deficientes físicos e visuais.

Os munícipes ficam convidados a futuras audiências públicas na Câmara Municipal, sempre com o objetivo de ampliar o debate sobre temas de interesse dos santistas. Fiquem atentos às publicações no blog do vereador Boquinha sobre eventos como esse.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Restaurante Bom Prato passa a servir café da manhã

Desde a última segunda-feira (03), o Restaurante Popular Bom Prato passou a servir café da manhã por apenas R$ 0,50 à população santista. Conforme meu requerimento n° 1692/2011, apresentado em 16 de maio de 2011 e aprovado por unanimidade, foi solicitado para que a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social oferecesse a refeição mais importante do dia na nossa cidade por preços populares, assim como já acontece com o almoço.

No primeiro dia do novo serviço, 111 pessoas aproveitaram o pão francês, presunto, café com leite e maçã que foram servidos aos frequentadores. O cardápio, que será diferente a cada dia, é elaborado por nutricionistas.

Procurei basear meu pedido na ideia de proporcionar acesso ao desjejum com a qualidade oferecida pelo estabelecimento, pagando um valor simbólico, com total higiene e variedade já conhecidas e aprovadas por todos.

O restaurante abre às 7h30 para servir a refeição matinal às primeiras 300 pessoas do dia. O Bom Prato funciona de segunda a sexta-feira, na Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova, ao lado do Mercado Municipal.