segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Boquinha fala sobre serviço de saúde oferecido pelo Município

Boquinha participou do programa Rotativa no Ar, da Guarujá AM e falou sobre diversos assuntos, entre eles, o Projeto de Lei do Cartão Saúde Santos e a situação do serviço de saúde oferecido na cidade. Confira.



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vereador fala sobre câmeras de segurança em área escolar

Boquinha participou do programa Rotativa no Ar, da Guarujá AM e falou sobre diversos assuntos, entre eles, o projeto de câmeras de segurança nas escolas. Confira.



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Falar pode ser a cura para o corpo e a alma

“Quando a boca fala o corpo sara, quando a boca cala o corpo adoece”. Esse é o lema dos grupos de terapia comunitária que atuam em Santos desde 2006. O programa tem como principais objetivos socializar pessoas que por algum motivo se sentem excluídas da comunidade, compartilhar os problemas, vivências e as angústias do dia a dia, e trocar experiências sobre situações em comum.

A Terapia Comunitária proporciona um espaço de convivência social, oferecendo oportunidade para as pessoas buscarem uma rede de apoio para enfrentar os problemas que as afligem, independente de idade, classe social e nível de instrução.

Em Santos, mais de 30 grupos, espalhados pelos Centros Comunitários e Unidades de Saúde, são orientados por enfermeiros, médicos, psicólogos, operadores e assistentes sociais.

Eficácia - Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Ceará e Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), com 12 mil questionários, mostrou que a terapia comunitária reduziu a demanda de serviços especializados. Apenas 11,5% das pessoas, que passaram pelas rodas de terapia comunitária, necessitaram de encaminhamento para os serviços de saúde. Os outros 88,5% encontraram resolução nas próprias rodas de terapia.

Serviço – Caso tenha interesse em participar da terapia, procure a Unidade Básica de Saúde de seu bairro. A atividade é gratuita. 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Projeto prevê criação de Cartão Saúde Municipal


Nesta segunda-feira, 8, o vereador Geonísio Aguiar, o Boquinha (PMDB) apresentou um Projeto de Lei na Câmara que prevê a criação do Cartão Saúde Santos (CSS). Com este documento, moradores de Santos serão identificados e terão direito a todos os serviços oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Para conseguir o cartão, a pessoa deverá se cadastrar na policlínica de seu bairro com documentos comprovando residência em Santos, tais como, IPTU, contrato de locação ou escritura do imóvel, conta de luz ou água.

O vereador Boquinha acredita que, se aprovada, a Lei dificultará o acesso de pessoas de outras cidades aos serviços de saúde de Santos.

O projeto foi encaminhado ao Gabinete de Assessoria Técnico Legislativa (GATL) para aprovação.  

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Moradores da Ponta da Praia ganham nova praça

Moradores da Ponta da Praia ganharam um novo espaço para a prática de esportes, lazer e entretenimento. Trata-se da Praça Ida Trilli que passou por uma ampla reforma e foi reinaugurada nesta terça-feira, 2.

O espaço ganhou maior iluminação, lixeiras novas espalhadas ao redor e dentro da praça, mesas para jogos de dama e cartas, um playground fechado para as crianças, além de um belo jardim de lírios.

Para a moradora do bairro, Jurema de Oliveira Leite, a praça é um local de diversão, onde tem a oportunidade de se distrair com as amigas. “Todo o pessoal da terceira idade se reúne a noite nos bancos da praça para conversar e dar boas risadas. Devemos conservá-la (a praça) para que ela não acabe nunca”.

O vereador Boquinha acredita que as praças são sempre bem-vindas nos bairros e devem ser preservadas, pois são espaços arborizados que proporcionam a população maior qualidade de vida e bons momentos de lazer e diversão.





terça-feira, 2 de agosto de 2011

Escola Mário de Almeida Alcântara é reinaugurada


Na manhã desta segunda-feira (1), o vereador Boquinha participou da reinauguração da Escola Municipal Mário de Almeida Alcântara, localizada no recém criado bairro Chinês, próximo ao Valongo.

A escola, que este ano completa cinquenta anos de existência, passou por uma ampla reforma. Com investimento de R$ 4,487 milhões, o projeto da prefeitura, desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações, inovou com o sistema de aquecimento solar, que vai abastecer os chuveiros e torneiras da cozinha, e o reservatório de água da chuva para os vasos sanitários.

Para o vereador, o dia da inauguração representa uma vitória e um grande avanço na qualidade da educação. “Desde quando eu era administrador da regional essa ampliação e reforma já era um anseio pelo qual lutava, fico contente em ver que deu tudo certo e finalmente essas crianças terão a disposição uma boa infraestrutura para estudarem com a devida qualidade”.

A partir de 2012, a Secretaria de Educação planeja transformar a 'Mário Alcântara' em mais uma escola em tempo integral, oferecendo atividades educativas, culturais e recreativas no contraturno das aulas. A escola atende estudantes dos bairros Valongo, Centro Histórico e dos morros, com ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).